(1) Aplicação do conhecimento ou da experiência na realização de uma atividade. (2) Saber fazer. Ver: conhecimento, experiência, realização, atividade, recursos, competência, fazer e fazer acontecer. Skill (Ingl).
Aptidão para a execução de trabalhos, utilizando os recursos e conhecimentos de um setor produtivo. Ver: habilidade, técnica, aptidão, trabalho, recurso, conhecimento, setor, produtividade e capacitação. Technical skill (Ingl).
(1) Capacitação pessoal, obtida pela formação e treinamento, para a realização de um trabalho, profissão ou ofício. (2) Documento ou ato que torna apto para alguma coisa. (3) Exigências jurídicas para o gozo de um direito. Ver: capacitação, capacidade, treinamento, realização, trabalho, profissão, habilidade e habilidade técnica. Qualification (Ingl).
Pechinchar (ver).
Artesanato (ver).
Artesão (ver).
Manusear (ver).
Manuseio, manejo (ver).
Taxa de expediente (ver).
Feito à mão, manufaturado (ver).
Faz-tudo (ver).
Bens duráveis (ver).
Harmonograma (ver).
(1) Gráfico de sincronização de fluxos, considerando principalmente o espaço, os tempos e as conexões. (2) Demonstrativo da implantação dos diversos processos operacionais ou administrativos, realizando verdadeiro trabalho de coordenação, por meio do estabelecimento e ajustamento de uma cadeia ou rede lógica de processamento. (3) “Gráfico que representa o itinerário racional dos diversos fluxos e compatibiliza os tempos para a concatenação de processos objetivando uma perfeita sincronização, caracterizando analiticamente os executantes, as operações realizadas, o tempo necessário e as distâncias percorridas.” (A. Nogueira de Faria). Ver: gráfico, fluxo, fluxograma, implantação, processo, operação, administração, realização, trabalho, coordenação, processamento, objetivo, característica, análise e execução. Harmonogram (Ingl).
Virar-se, bico (ver).
Conta onde são anotados ou registrados os créditos da mesma. Quando a soma das quantidades é superior à dos débitos, diz-se existir saldo credor. No caso dos débitos serem superiores, registra-se saldo devedor. Ver: registro, crédito, quantidade, débito, devedor, registro, saldo, saldo credor e saldo devedor. Credit side (Ingl).
Valores, bens móveis, imóveis e semoventes possuídos. Ver: valor, bem, imóvel e semovente. Belongings, assets, property (Ingl).
Comerciante ambulante, vendedor ambulante, ambulante, puxa-clientes (ver).
Adicional (ver).
Adicional de insalubridade, periculosidade ou atividade penosa (ver).
Material perigoso (ver).
(1) Termo designativo de caçador de talentos, isto é, profissional que identifica executivos qualificados para seus clientes. (2) Data de 1988 seu surgimento. Ver: talento, profissional, qualificação, capacitação, capacitação pessoal, capacitação profissional e cliente. Headhunter (Ingl).
Recrutamento de executivos (ver).
Sede, matriz (ver).
Matriz, escritório principal, sede. Ver empresa matriz.
Periculosidade (ver).
Devassa (ver).
(1) Reunião para discutir emoções. (2) “A criatividade tem mais que ver com o que as pessoas sentem do que com o que pensam.” (Robert I. Sutton, citação da HSM Management, número 36). Ver: reunião e criatividade. Heartstorming (Ingl).
Indústria pesada (ver).
Indústria pesada (ver).
Expressão sem correspondência no vernáculo, significando, em administração, grupo de consumidores de um mesmo produto. Ver: administração, grupo, consumidor e produto. Heavy users (Ingl).
Princípio hedonístico (ver).
Efeito manada (ver).
Diagrama espinha de peixe (ver).
Custos escondidos (ver).
Diagrama de Hersey (ver).
Relaciograma (ver).
Estrutura hierárquica (ver).
Hierarquização (ver).
Hierarquia (ver).
Hierarquia das necessidades (ver).
(1) Ordenamento gradual fundamentado nos princípios de autoridade, comando e liderança. (2) Relação de subordinação entre pessoas, cargos, funções ou órgãos administrativos. (3) “Atualmente, fala-se muito sobre o ‘fim da hierarquia’. Isto é um absurdo flagrante. Em qualquer instituição, é preciso haver uma autoridade, isto é, um ‘patrão’ — alguém que possa tomar a decisão final e esperar ser obedecido. Numa situação de perigo comum — e toda instituição pode enfrentá-la mais cedo ou mais tarde —, a sobrevivência de todos depende de um comando claro. Se o navio estiver afundando, o capitão não convoca uma reunião, ele dá uma ordem. E para que o navio seja salvo, todos devem obedecer à ordem, saber exatamente para onde ir e o que fazer e fazê-lo. Sem ‘participação’ ou discussão. A ‘hierarquia’ e sua aceitação sem questionamento por todos na organização são a única esperança numa crise.” (Peter Drucker). Ver: ordem, princípio, autoridade, comando, liderança, cargo, função, órgão, administração, instituição, decisão, tomada de decisão, reunião e hierarquização. Hierarchy (Ingl).
(1) Segundo Abraham Maslow, a hierarquia das necessidades humanas fundamenta-se na motivação (elemento interno, pessoal) e nas necessidades (hierárquicas) e, estas, quando satisfeitas, não mais se constituem um motivador. (2) Abraham Maslow também classificou as necessidades em internas (motivação do ser); autorrealização, egoestima ou autoestima; social e externas (satisfação do ter); segurança e fisiológicas (básicas). A propósito, afirma: “Parece-me claro que, em um empreendimento, se todos os envolvidos estiverem absolutamente seguros sobre as metas, objetivos e propósitos da organização, praticamente todos os demais temas se tornam então simples questões técnicas de como ajustar os meios aos fins. Porém, é também verdade que, se essas metas avançadas forem confundidas com finalidades conflitantes ou ambivalentes, ou forem compreendidas de forma apenas parcial, todas as discussões relativas a técnicas, métodos e meios e execução terão pouca valia.” Ver: hierarquia, necessidade, motivação, elemento, classificação, autorrealização, autoestima, segurança, fator NH, motivação social, empreendimento, meta, objetivo, propósito, organização, técnica, meio, finalidade, conflito, método e execução. Hierarchy of needs (Ingl).
Posição que reflete os níveis estabelecidos de autoridade administrativa na estrutura de uma organização. Ver: hierarquia, autoridade, administração, estrutura e organização. Hierarchizing (Ingl).
Alto custo (ver).
Qualidade superior (ver).
Alta qualidade (ver).
Alto desempenho (ver).
Profissional de alto potencial (ver).
Alta precisão (ver).
Preço alto (ver).
Alta prioridade (ver).
Alto risco (ver).
Ação de alto risco (ver).
Alta tecnologia (ver).
Grupo de alta tecnologia (ver).
Indústria de alta tecnologia (ver).
Alta tecnologia (ver).
Lixo high-tech (ver).
Lixo high-tech (ver).
Alto toque (ver).
Nova forma de cultura corporativa da empregabilidade, segundo a qual as organizações ocupam seus postos de trabalho com profissionais de qualificações e especializações superiores, o que, no passado, era feito com exigência somente de graduação. Ver: forma, cultura corporativa, empregabilidade, organização, posto de trabalho, profissional, qualificação e especialização. Hyper-qualification (Ingl).
Garantia de uma obrigação por meio de bem possuído pelo devedor e oferecido ao credor, sem que haja a perda da posse daquele até o cumprimento do débito. Edificações, terrenos, navios e aeronaves são exemplos de bens hipotecáveis. Ver: garantia, obrigação, bem, devedor, credor, perda, posse e débito. Mortgage, hypothecation (Ingl).
(1) Representa algo considerado como verdade, conduzindo à aceitação como correto. (2) Resposta provisória para um problema levantado que, no futuro, uma pesquisa comprovará ou não. (3) “Suposição, conjectura, pela qual a imaginação antecipa o conhecimento, com o fim de explicar ou prever a possível realização de um fato e de deduzir-lhe as consequências; pressuposição, presunção.” (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). Ver: problema e pesquisa. Hypothesis (Ingl).
Contratar, empregar (ver).
Crediário, a prestação (ver).
Histograma (ver).
(1) Representação gráfica utilizada na distribuição de frequências de empregados, constituída por retângulos de igual base, colocados um ao lado do outro e que têm altura proporcional à quantidade de horas ou dias trabalhados. (2) Também serve de ferramenta da qualidade, constituindo-se gráfico de barras, utilizado para mostrar a distribuição de frequência de uma produção. Ver: gráfico, utilização, distribuição, frequência, empregado, quantidade, ferramenta, qualidade, controle da qualidade, controle da qualidade total, sete ferramentas da qualidade e produção. Histogram (Ingl).
(1) Empresa ou companhia que, possuindo controle acionário de outras, as coordena e controla, estabelece suas formas organizacionais e define administrativamente suas atividades. (2) Empresa centralizadora e normativa do controle direto e indireto de subsidiárias e associadas integrantes do grupo. (3) Organização cuja atividade principal é a participação acionária em uma ou mais empresas. (4) As holdings datam de 1880, são originárias dos Estados Unidos da América, sendo as primeiras a Standard Oil e a American Bell Telephone. Ver: empresa, companhia, ação, controle, controle acionário, coordenação, organização, administração, atividade, grupo empresarial e centralização. Holding (Ingl).
Holismo (ver).
(1) Princípio segundo o qual o todo formado ou alguns de seus conjuntos são mais importantes do que o somatório de suas partes. (2) Relação entre o todo e suas partes integrantes. Ver: princípio, conjunto e parte. Holism (Ingl).
Planejamento holístico (ver).
Reengenharia holística (ver).
Contracheque (ver).
Entrega em domicílio, tele-entrega (ver).
Mercado interno (ver).
Expressão para designar a pessoa que exerce várias atividades. Ver: exercício, atividade e pessoa polivalente. Jack of all trades (Ingl).
(1) Escritório residencial. (2) Expressão utilizada quando as pessoas trabalham em seus lares, como empregadas ou prestadoras habituais de serviços, para uma organização ou por iniciativa própria (profissionais liberais ou autônomos). Ver: trabalho, empregado, prestador de serviços, organização, profissional liberal e autônomo. Home-office (Ingl).
(1) Equilíbrio sincrônico. (2) Princípio que rege o equilíbrio dinâmico do sistema. (3) Capacidade de aceitação de determinada variável nos parâmetros desejáveis ou aceitáveis. (4) “Homeostase é a propriedade que tem todo processo vivo de autorregular-se ou controlar-se. Desde que o estímulo não seja grande demais, os organismos tendem a voltar ao seu estado ‘normal’ quando dele se desviam.” (Fremont E. Kest e James E. Rosenzweig). Ver: princípio, sistema, processo, controle, estímulo, organismo e feedback. Homeostasis (Ingl).
Homeostase (ver).
(1) Confirmação oficial. (2) Aprovação de um ato de interesse público por autoridade. (3) Decisão aprovando ou confirmando um ato administrativo, com o objetivo de que o mesmo tenha eficácia. Ver: ato, ato administrativo, administração pública, autoridade, decisão, objetivo e eficácia. Homologation (Ingl).
Homologação (ver).
Pagamentos correspondentes a serviços prestados por profissional liberal ou autônomo. Ver: pagamento, serviço, prestador de serviços, profissional, profissional liberal e autônomo. Professional fee, salary, honorarium, remuneration (Ingl).
Honorários (ver).
Tempo adicional trabalhado além da jornada normal, de 8 horas diárias. De acordo com a Constituição de 1988, seu valor pode atingir até 50% a mais do que a hora normal. Ver: trabalho, jornada de trabalho e hora normal. Overtime (Ingl).
Determinação da produtividade obtida, comparando-se as horas trabalhadas à produção realizada. Ver: produtividade, trabalho, produção e realização. Man-hour (Ingl).
Tempo legal previsto para a realização de um serviço ou tarefa. Ver: previsão, realização, serviço, tarefa, jornada contínua e jornada intensiva. Normal hours (Ingl).
(1) A hora noturna de trabalho é estabelecida pela Consolidação das Leis do Trabalho em 52 minutos e 30 segundos. (2) Nas atividades dos empregados rurais, bem como nas daqueles que trabalham na exploração, perfuração, produção e refino de petróleo, industrialização de xisto, indústria petroquímica e transporte de petróleo e seus derivados, a hora noturna é normal, isto é, de 60 minutos. Ver: trabalho, Consolidação das Leis do Trabalho, adicional de serviço noturno, atividade, empregado e produção. Night hour (Ingl).
Medida do tempo realmente trabalhado, representada pela quantidade de horas e minutos operados. Ver: medida, trabalho e quantidade. Actual time (Ingl).
O mesmo que "horário de trabalho" (ver). Conventional hours (Ingl).
Tempo determinado para o exercício das funções de servidor público ou para a execução de tarefas de empregado da iniciativa privada, definido pelas horas de início e término de expediente ou da jornada de trabalho. Ver: trabalho, exercício, função, servidor público, execução, tarefa, empregado, iniciativa privada, expediente e jornada de trabalho. Labor hours, working hours (Ingl).
Ver hora extra. Extended hours (Ingl).
(1) Gerenciamento de horários para o início e o término da jornada de trabalho, escolhidos pelos próprios trabalhadores, dentro de várias opções oferecidas pela organização, sem prejuízo de cargas horárias determinadas legalmente. Constitui- se forma de incentivo, sem diminuição da produtividade. (2) Outra modalidade de horário flexível é o horário livre, em que as organizações concedem, principalmente aos seus executivos mais destacados, privilégio de escolherem seus tempos de trabalho, inclusive podendo realizá-lo em casa, desde que elaborem suas tarefas profissionais a contento. (3) Trabalho definido por sua importância, por características especiais de tarefas ou, ainda, por exigência de habilidades e capacitações técnicas especiais, superiores à determinância de tempos ou horários. (4) Os horários flexível e livre vêm sendo implantados com êxito pelas empresas em todo o mundo. (5) Consagrado na Alemanha, este incentivo foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1973, pela BOSH. Ver: gerenciamento, trabalho, jornada de trabalho, expediente, trabalhador, incentivo, produtividade, organização, carga de trabalho, home-office, característica, tarefa, habilidade, capacitação e técnica. Flexitime, flexible schedule, flexible hours (Ingl).
O mesmo que "horário flexível" (ver). Freetime (Ingl).
Ver: expediente e jornada de trabalho. Working hours (Ingl).
Trabalhador que recebe salário-hora, ou seja, é pago por hora trabalhada, por tempo de trabalho efetivo ou nominal. Ver: trabalhador, trabalho, salário-hora, hora extra e pagamento. Hourly, hourly-paid worker (Ingl).
Empresa horizontal (ver).
“Horizontalização foi o termo que escolhi para definir a transformação organizacional necessária para criar e sustentar o compromisso de atender e superar as expectativas do cliente. A horizontalização tem por finalidade captar os processos que fluem de forma contínua desde os fornecedores, passando pela organização, até os clientes. A horizontalização não é tarefa de uma unidade ou de um departamento isolado. Não estamos apenas falando de fortalecer o departamento de marketing ou de adotar novas técnicas de pesquisa de mercado. Trata-se de uma resolução geral que coloca o cliente no centro do universo organizacional.” (Bert A. Spector, autor de “Como Criar e Administrar Empresas Horizontais”). Ver: organização, atendimento, expectativa, cliente, finalidade, processo, forma, fornecedor, tarefa, unidade, departamento, marketing, tecnologia e técnica. Horizontalization (Ingl).
Horizontalização (ver).
Sociedade horizontalizada (ver).
Estratégia de marketing horizontal (ver).
Organização horizontal (ver).
Sociedade horizontal (ver).
Horista (ver).
Horista (ver).
Cliente interno (ver).
(1) Procedimentos utilizados nas organizações objetivando a identificação, a ordem, a limpeza e a segurança em todos os ambientes de trabalho. (2) Ações técnicas que objetivam alcançar a qualidade e a produtividade total de uma organização, sendo aplicadas desde o início e durante todo o processo. Ver: procedimento, utilização, organização, objetivo, segurança, trabalho, ambiente de trabalho, layout, 5S, ação, técnica, objetivo, qualidade, produtividade, organização e processo. Housekeeping (Ingl).
Denominação caracterizadora de revista, jornal ou boletim informativo de uma organização, destinada ao seu público interno e/ou externo, com o objetivo de promover a divulgação de assunto de interesse organizacional, inclusive os relativos à clientela. Os house organs têm, também, difusões através da intranet, extranet e Internet. Ver: característica, informação, organização, público interno, público externo, objetivo, cliente, clientela, técnica, informática, intranet, extranet e Internet. House organ (Ingl).
Normas internas (ver).
Com a venda da Kongo Gumi para a Takenaka Corporation, em janeiro de 2006, a Hoshi, que ocupava a segunda posição entre as empresas mais antigas do mundo, é atualmente a mais longeva, contando com 1300 anos ininterruptos de atividades. Empresa familiar japonesa fundada em 718, por Taicho Daishi, professor de budismo, no vilarejo de Awazu Onsen, região de Hokuriku, quando membros da família descobriram uma fonte subterrânea de águas termais e, ali, instalaram um spa. Hoje, no local, funciona um hotel com capacidade para atender a 450 hóspedes. Há 46 gerações os Hoshi administram a organização, cujo atual presidente é Zengoro Hoshi. Ver: longevidade corporativa, empresa familiar, STORA ou STORA ENSO, Clube dos Tricentenários, Les Hénokiens e empresas estrangeiras mais antiga do mundo. Hoshi.
Indústria da construção civil (ver).
Local centralizador de coleta, triagem e distribuição de produtos para uma determinada área ou região. Unidade integrante do hubs. Ver: distribuição, produto, hubs, centro de distribuição, central de negócios e cadeia de suprimento. Hub (Ingl).
Sistema de centros de distribuição. Ver: sistema, distribuição, centro de distribuição e hub. Hubs (Ingl).
Gestão do capital humano (ver).
Engenharia humana. O mesmo que engenharia de pessoal (ver).
Fator humano (ver).
Falha humana (ver).
Falha humana (ver).
Natureza humana (ver).
Teoria das relações humanas (ver).
Recursos humanos. O mesmo que "gestão de pessoas" ou "capital humano" (ver).
Administração de recursos humanos (ver).
Planejamento dos recursos humanos (ver).
Gestão estratégica de recursos humanos (ver).
Recursos humanos. O mesmo que "gestão de pessoas" ou "capital humano" (ver).
Apelo humorístico (ver).
Hiperqualificação (ver).
Hipoteca (ver).
Hipótese (ver).