Esconder o jogo (ver).
Objeto (ver).
Objeto social (ver).
Objetivo (ver).
Razão de ser (ver).
Racionalidade objetiva (ver).
Objetividade (ver).
Faculdade de solucionar fatos ou situações complexas ou adversas à medida que ocorrem, de forma racional, lógica e precisa, sem a preocupação de abater-se ou desmotivar-se ante as dificuldades geradas e que se apresentam. Ver: objetivo, solução, forma, organização e finalidade. Objectivity (Ingl).
(1) Finalidade a alcançar. (2) Meta de ação. (3) Consecução dos fins que se deseja obter dentro das especificações planejadas e do tempo estabelecido para uma atividade programada. (4) O que se relaciona com o objeto. (5) “Objetivo é um estado desejado no futuro, que a organização quer alcançar. Os objetivos são importantes porque as organizações existem para uma finalidade definida e estabelecida por ela.” (Anna Maris Pereira de Moraes). Ver: finalidade, meta, ação, especificação, planejamento, atividade, programa, programação, solução, objeto, objetividade e organização. Objective (Ingl).
Atendimento aos requisitos da política da qualidade aplicada pela organização, com abrangência sobre todos os níveis e funções. Ver: objetivo, qualidade, controle da qualidade, controle da qualidade total, atendimento, requisito, organização, nível, função, gestão da qualidade, manual da qualidade, planejamento da qualidade, plano da qualidade. Quality objective (Ingl).
Finalidades ou metas cujo período planejado para sua realização não demandará tempo, geralmente, superior a um ano. Ver: objetivo, curto prazo, finalidade, meta, período e planejamento. Short-term goals (Ingl).
Finalidades ou metas cujo período planejado para sua realização demandará tempo, geralmente, superior a quatro anos. Ver: objetivo, longo prazo, finalidade, meta, período e planejamento. Long-term goals (Ingl).
Finalidades ou metas cujo período planejado para sua realização demandará tempo, geralmente, entre um e quatro anos. Ver: objetivo, médio prazo, finalidade, meta, período e planejamento. Medium-term goals (Ingl).
Metas de curto, médio ou longo prazos que visam concretizar a missão da organização. Ver: objetivo, estratégia, meta, curto prazo, médio prazo, longo prazo, missão, visão, organização e objetividade. Strategic goals (Ingl).
(1) Tudo o que é material ou que se constitui em estudo científico ou artístico. (2) O que é motivo ou causa de uma ação. Ver: matéria, material, objetivo e ação. Object, purpose (Ingl).
Finalidade ou objetivo a que se propõe uma organização. Ver: objeto, finalidade, objetivo, organização, missão e visão. Corporate object, object clause (Ingl).
(1) Todo tipo de construção, reforma, recuperação ou ampliação. (2) Edificação em construção. (3) Serviços de grande vulto em estruturas físicas. (4) Resultado de um trabalho. Ver: tipo, recuperação, ampliação, serviço, estrutura, resultado e trabalho. Work, construction (Ingl).
(1) Relação jurídica em que uma pessoa é obrigada a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. (2) Ato de obrigar ou estar obrigado. (3) Dívida, encargo ou título de crédito. Ver: fazer, ato, dívida, encargo e título. Duty, burden, obligation, liability (Ingl).
Determinação expressa no estatuto de uma organização a ser cumprida por seus integrantes. Ver: obrigação, estatuto e organização. Statutory obligation (Ingl).
Obsolescência (ver).
(1) Diminuição do consumo de um produto por desatualização ou pouca utilidade, defeito ou deficiência, tornando-o inviável comercialmente. (2) Envelhecimento de máquinas, equipamentos, acessórios e outros materiais não pelo uso normal ou desgaste precoce, mas devido às inovações tecnológicas de outros bens similares, o que os tornam menos ou totalmente ineficientes e ineficazes, funcional e produtivamente. Ver: consumo, produto, utilidade, defeito, defeito do produto, comércio, comercialização, máquina, maquinaria, equipamento, acessório, material, inovação, tecnologia, bem, produtividade, obsolescência do produto e obsolescência funcional. Obsolescence (Ingl).
Diminuição da produção causada por envelhecimento, desatualização, defeito, desgaste de máquinas, equipamentos, acessórios e outros materiais, inovações tecnológicas, bem como por outras deficiências funcionais produtivas. Ver: obsolescência, obsolescência do produto, obsolescência funcional, produção, defeito, desgaste, máquina, equipamento, acessório, material, inovação, tecnologia e inovação tecnológica. Production obsolescence (Ingl).
Diminuição da satisfação do consumidor com um produto devido ao lançamento de outros mais modernos e melhorados, capazes de atender mais eficiente e/ou economicamente à clientela. Ver: obsolescência, obsolescência funcional, produto, consumidor, satisfação do consumidor, lançamento, melhoramento, atendimento, eficiência, cliente e clientela. Product obsolescence (Ingl).
Diminuição do valor de venda de um produto por defeito de produção. Ver: obsolescência, obsolescência do produto, produto, produção, valor, venda, defeito, falha e deficiência do produto. Functional obsolescence (Ingl).
O mesmo que "obsolescência" programada (ver). Planned obsolescence (Ingl).
(1) Lançamento de novos produtos, sem maiores necessidades técnicas ou funcionais, a serem adquiridos pelos consumidores em substituição aos antigos. (2) Retirada de produto do mercado, mesmo atendendo as necessidades de utilização do consumidor, substituindo-o por um modelo inovado, com a finalidade exclusiva de obter maiores lucros. Ver: obsolescência, obsolescência da produção, obsolescência do produto, obsolescência funcional, obsolescência tecnológica produto, técnica, objetivo, aquisição, consumidor, mercado, mercado consumidor, modelo, inovação, finalidade e lucro. Programmed obsolescence (Ingl).
Envelhecimento ou desuso de materiais, equipamentos ou produtos por desatualização de tecnologia. Ver: obsolescência, tecnologia, obsolescência do produto, material, equipamento e produto. Technological obsolescence (Ingl).
Obsoleto (ver).
Aquilo que está fora de uso, em desuso. Ver: uso e obsolescência. Obsolete (Ingl).
Ocupação (ver).
Acidente de trabalho (ver).
Doença profissional, doença ocupacional (ver).
Situação improdutiva por não realização de trabalho ou por falta deste. Ver: trabalho, desempregado e desemprego. Idleness (Ingl).
(1) Profissão, trabalho, emprego, ofício, serviço ou atividade laboral de uma pessoa. (2) Trabalho das pessoas integrantes dos mercados formal e informal. Ver: Classificação Brasileira de Ocupações, profissão, trabalho, emprego, serviço, atividade, mercado, mercado formal, mercado informal e ocupação informal. Occupation (Ingl).
Atividade ou trabalho de pessoa que não possui vínculo empregatício formal, não estando registrada como autônomo ou titular de negócio legalmente autorizado. Ver: ocupação, emprego, vínculo empregatício, mercado informal, atividade, trabalho, trabalhador, autônomo e negócio. Informal occupation (Ingl).
Bico, biscate (ver).
Controle da qualidade ofensivo (ver).
(1) Oferecimento de um bem ou de um serviço no mercado. (2) Promoção de venda em condição mais acessível de preço, prazo ou quantidade durante determinado tempo ou duração de um estoque, objetivando a expansão comercial, competição mercadológica, escoamento de excesso de produção ou de estocagem, promoção de marketing ou, ainda, outro objetivo mercadológico. Ver: produto, bem, serviço, mercado, preço, prazo, quantidade, estoque, estocado, armazenagem, objetivo, venda, competição, concorrência, produção, promoção, marketing e comércio. Offer (Ingl).
(1) Oferecimento para venda de um produto no mercado, sujeitando o consumidor a adquirir outro. (2) Promoção comercial em que, na compra de um produto, outro é oferecido gratuitamente ao comprador. Ver: oferta, venda, produto, mercado, consumidor, aquisição, promoção, comércio, comercial, compra, comprador e valor agregado. Aggregate supply (Ingl).
(1) Colocação de um produto no mercado para comercialização. (2) Oferecimento de produto para aquisição pelo consumidor. Ver: oferta, preço, produto, mercado, comercialização, aquisição e consumidor. Asked price (Ingl).
Oferecimento de emprego, serviço ou atividade laboral. Ver: emprego, serviço, atividade e trabalho. Labor supply (Ingl).
Marca aceitável (ver).
Crime (ver).
Oferta (ver).
Cargo, função, escritório (ver).
Dirigente (ver).
Ofício (ver). Expressão relativa à correspondência oficial.
Comunicado, nota oficial (ver).
Oficiosidade (ver).
Organização desconectada (ver).
(1) O que se situa no exterior. (2) Empresa que não está obrigada a cumprir a regulamentação do país em que transaciona. (3) Operação realizada no exterior, em paraíso fiscal. Ver: empresa, obrigação, regulamento, regulamentação, transação, operação e realização. Offshore (Ingl).
Sucata (ver).
Existente em estoque, estocado (ver).
O mesmo que "posto de trabalho" ou "estação de trabalho" (ver). Workstation (Ingl).
(1) Correspondência oficial usada no serviço público entre organizações públicas, entre estas e entidades da iniciativa privada, autoridades de igual categoria, ou de subordinados para superiores hierárquicos. O ofício é mais usual como forma de correspondência externa, diferindo do memorando e da comunicação interna. (2) O termo é utilizado também para caracterizar atividades gerais de trabalho como profissão, ocupação, arte e meio de vida. Ver: serviço público, organização, entidade, iniciativa privada, autoridade, categoria, hierarquia, memorando, comunicação interna, característica, atividade, trabalho, profissão e ocupação. (1) Official letter; (2) art, trade (Ingl).
Qualidade de oficioso (ver). Officiousness (Ingl).
(1) O que não possui caráter oficial, mesmo que originário de fonte autorizada. (2) No serviço público, não é aceita a oficiosidade. Ver: serviço público e oficiosidade. Unofficial (Ingl).
Organização Internacional do Trabalho (ver).
Aposentadoria por idade, aposentadoria voluntária por idade (ver).
Fisiologismo (ver).
Fisiologismo (ver).
Identidade olfativa (ver).
Marketing olfativo (ver).
Denominação de um programa instituído pela BOEING, atribuindo aos seus gerentes a responsabilidade de adotarem medidas como se pertencessem a empresas concorrentes e desejassem suplantar ou, até mesmo, paralisar seus funcionamentos, objetivando colher ensinamentos práticos e melhorar seus desempenhos funcionais e os de sua organização. Ver: programa, atribuição, gerente, gerenciamento, responsabilidade, medida, empresa, concorrência, concorrente, funcionamento, objetivo, aprendizagem, melhoramento, otimização e desempenho. Enemy eyes (Ingl).
Ocorrência de número reduzido de produtores de determinado produto ou de possuidores únicos deste no mercado, podendo ocasionar alterações elevadas dos preços para consumidores. Ver: produtor, produto, mercado, preço, consumidor, monopólio e mercado de monopólio. Oligopoly (Ingl).
Mercado de oligopólio (ver).
Ouvidor (ver).
Organização Mundial do Comércio.
Na administração de conflitos, representa a não-tomada de decisão, isto é, o evitar da adoção de providências. Ver: administração de conflito, conflito, decisão e tomada de decisão. Omission (Ingl).
Omissão (ver).
Em consignação (ver).
Em consignação (ver).
Custo indireto (ver).
A crédito (ver).
Contraentrega (ver).
Jornada de trabalho (ver).
Lição de um tema (ver).
O que ocasiona despesas, gastos e dispêndios. Onerous (Ingl).
Oneroso (ver).
Empresa one-to-one (ver).
Forma de marketing mais personalizado, mais individual. Ver marketing. One-to-one marketing (Ingl).
Assim ou assado (ver).
Organização não governamental (ver).
Melhoria contínua, melhoramento contínuo (ver).
Disponível (ver).
Data inicial (ver).
A prazo (ver).
Em cima do muro (ver).
Treinamento em serviço (ver).
No mercado (ver).
O mesmo que "gravame" (ver). Onus, burden (Ingl).
Ônus (ver).
(1) Direito, inerente ao servidor, de escolha da situação que melhor lhe aprouver, dentre as preceituadas pela administração pública. (2) Escolha entre alternativas. Ver: servidor público e administração pública. Option (Ingl).
Escolha de uma ou mais formas, localizações ou tipos para modificar as técnicas ou mesmo a finalidade do negócio, com o objetivo de responder a qualquer ocorrência capaz de ser prejudicial ao seu funcionamento. Ver: estratégia, negócio, utilização, forma, tipo, modificação, transformação, mudança, técnica, objetivo e funcionamento. Strategic business option (Ingl).
Ações destinadas a aquisições pelos próprios empregados da empresa. Ver: ação, aquisição, empregado e empresa. Stock options (Ingl).
Mente aberta (ver).
Preço em aberto (ver).
Desemprego aberto (ver).
(1) Processo ou ação que representa parte integrante de uma cadeia sequencial de trabalho. (2) Parte da atividade integrada por movimentos sincronizados, realizados independente e continuamente, sem interrupção. (3) Tarefa vinculada aos processos de conversões de materiais e de elaboração de produtos. Ver: processo, ação, trabalho, atividade, movimento, realização, tarefa, material, produto, linha de produção, produção e produtividade. Operation (Ingl).
(1) Trabalho constante durante o dia e a noite, por toda a semana, todo o mês e todo o ano, de forma ininterrupta. (2) Também denominada código 24/7/365, que representa trabalho à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Ver: operação, trabalho, código 24/7/365 e operação descontinuada. Continuous operation (Ingl).
(1) Providências realizadas visando ao reprocessamento de refugos ou sucatas. (2) Reaproveitamento ou reciclagem de materiais, sem condições de utilização no produto principal. Ver: operação, reprocessamento, refugo, sucata, reciclagem, material, matéria, utilização, produto, reciclável e quebra. Recovery operation (Ingl).
(1) Trabalho realizado por jornada diária normal, com paralisação aos sábados e/ou domingos. (2) Tarefa que, para sua total execução, não se faz necessária a ininterrupção da operação desde o início até a conclusão. Ver: operação, trabalho, jornada de trabalho, operação continuada, tarefa, execução e conclusão. Noncontinuous operation (Ingl).
Atitude de protesto realizada por trabalhadores contra o empregador, cumprindo suas atividades e obrigações dentro dos mais rígidos padrões técnicos e de execução, ocupando ao máximo o tempo e retardando a produção ou o ritmo de trabalho, sem que possa ser arguida indisciplina e ilegalidade. Ver: operação, padrão, atitude, realização, trabalhador, empregador, execução, atividade, obrigação, técnica, produção, disciplina e operação-tartaruga. Work-to-rule (Ingl).
Atitude de protesto realizada por trabalhadores contra o empregador, retardando a produção ou o ritmo de execução do serviço para acelerar negociações de reajustes salariais ou de melhoria nas condições de trabalho. A operação-tartaruga, apesar de não constituir greve, possui intensidade maior do que a operação-padrão. Ver: operação, atitude, realização, trabalhador, empregador, produção, execução, serviço, negociação, salário, greve e operação padrão. Slowdown, ca canny, weak strike (Ingl).
(1) Colocar em operacionalização. (2) Preparar ou treinar para a efetivação de uma função com o objetivo de possibilitar a realização de uma atividade ou tarefa. Ver: operação, treinamento, função, objetivo, realização, atividade e tarefa. Operationalize (Ingl).
Expressão coloquial usada para determinar ações irregulares ou ilegais em favor de quem está no exercício de maior posição hierárquica. Ver: ação, irregularidade, ilícito, exercício e hierarquia. (s/ ingl).
Classe trabalhista formada por operários. Ver: classe, trabalho, trabalhador e operário. Operative personnel (Ingl).
Pessoa que realiza um trabalho profissional de arte ou ofício numa organização mediante salário. Ver: classe, trabalho, trabalhador, operariado, profissional, organização e salário. Worker, workman, blue-collar worker (Ingl).
Custo operacional (ver).
Operação (ver).
Análise operacional, análise de operação (ver).
Controle operacional (ver).
Operacionalizar (ver).
Administração operacional (ver).
Plano operacional (ver).
Planejamento operacional (ver).
Produtividade operacional (ver).
Funcionamento operacional (ver).
Gráfico de análise de operação (ver).
Operário (ver).
(1) Operariado. (2) Também significa pessoal ativo. Ver: operariado e pessoal ativo.
Micromovigrama (ver).
Estimativa ou parecer baseado num princípio ou numa técnica e formulado por um especialista na matéria apreciada. Ver: estimativa, princípio, pesquisa, técnica, especialista e matéria. Opinion (Ingl).
Parecer (ver).
Verificação da favorabilidade do empreendimento, considerando-se o mercado, a ocasião e as variáveis relevantes. Ver: negócio, empreendimento, mercado, variáveis e variáveis relevantes. Business opportunity (Ingl).
Elementos componentes do diagnóstico estratégico ou da auditoria de situação, identificados após avaliação como benefícios ao empreendimento planejado. Ver: elemento, componente, diagnóstico, estratégia, planejamento, planejamento estratégico, avaliação e empreendimento. Opportunities (Ingl).
Marketing de oportunidades (ver).
Oportunidade (ver).
Custo de oportunidade (ver).
Ambiente ideal (ver).
Otimização (ver).
Otimizar (ver).
Capacidade ótima (ver).
Opção (ver).
Ponto facultativo (ver).
Instrumento resultante do planejamento administrativo, elaborado por uma organização, agrupando dados estimados de custos, receitas e despesas, objetivando um período previsto, geralmente coincidente com o exercício seguinte, fixado em valores estabelecidos em dinheiro e capaz de atendimento às necessidades totais para seu pleno funcionamento. Os principais requisitos do orçamento são: anualidade, unidade, universalidade, equilíbrio e veracidade. Ver: planejamento, administração, organização, sistema, dados, estimativa, custo, receita, despesa, objetivo, exercício financeiro, valor, atendimento, necessidade e funcionamento. Budget (Ingl).
(1) Organização distributiva e racional de meios, visando à execução dos objetivos em determinados tempos e locais. (2) Disposição organizacional das pessoas e das coisas na organização. (3) Determinação de uma autoridade. (4) Entidade associativa, classe, categoria, hierarquia profissional ou funcional. (5) Posição, colocação ou classificação numa relação, isto é, listagem. (6) Autorização ou liberação creditícia. (7) Título de crédito. (8) Layout. Ver: organização, meio, execução, objetivo, autoridade, entidade, classe, categoria, hierarquia, profissão, profissional, classificação, associação, autorização, título, listagem, layout e ranking. Order (Ingl).
Documento determinante de uma verificação, cujo conteúdo relaciona itens a serem observados, analisados e registrados, visando ao acompanhamento de operações produtivas e adotando medidas de natureza técnico-operacionais ou administrativas, caso sejam necessárias. Ver: ordem, inspeção, inspeção do processo, documento, verificação, relação, análise, registro, operação, produto, produção, produtividade, medida, inspeção do produto, técnica, administração e inspeção da qualidade total. Inspection order (Ingl).
Documento determinante da realização de uma paga. Título autorizador da quitação de um débito. Ver: ordem, pagamento, documento, realização, pagamento, título, autorização, quitação e débito. Money order (Ingl).
Documento autorizador da realização de um determinado serviço, emitido por seu responsável. Ver: ordem, serviço, documento, autorização, realização e responsabilidade. Job order (Ingl).
O mesmo que "vencimento" ou "salário" (ver). Salary, wage (Ingl).
Autoridade que ordena a emissão de empenhos, autorizações de pagamentos, suprimentos ou dispêndios de recursos no serviço público, assinando todos esses documentos. Além do ordenamento de despesa, também os responsáveis pela guarda de bens, valores ou dinheiro responderão por prejuízos ou dano à administração. Ver: ordem, despesa, autoridade, empenho, autorização, pagamento, suprimento, recursos, serviço público, responsabilidade, bens, valor, prejuízo, dano e administração pública. Expenditure collator (Ingl).
Ordem, pedido, encomenda (ver).
Assembleia geral ordinária (ver).
Órgão (ver).
Equilíbrio orgânico (ver).
Empresa orgânica (ver).
Teoria organicista (ver).
Produto orgânico (ver).
Reengenharia orgânica (ver).
Estrutura orgânica (ver).
Organismo (ver).
Sistema ou estrutura conjuntural de órgãos interdependentes e intersetoriais com finalidade produtiva. Ver: sistema, estrutura, conjuntura, órgão, intersetorial, objetivo, produção e produtividade. Organism (Ingl).
(1) Denominação genérica de empresas, entidades, instituições, firmas, associações, sociedades e outras formas de organismos públicos e privados, produtores de bens ou de serviços, com finalidades lucrativas ou não, personalidade jurídica e objetivos diversos, entretanto, sempre voltados para o desenvolvimento e o bem-estar social. (2) Ação de estruturar uma empresa, com pessoas e equipamentos capazes da realização do trabalho. (3) Estrutura executiva de uma organização. (4) Meio para obtenção de um objetivo, por intermédio de delegação, relações estruturais, divisões funcionais e especializações. (5) “É a arte de empregar, eficientemente, todos os recursos disponíveis, a fim de alcançar determinado objetivo.” (Henri Dutton). (6) Termo usado para sinonimizar empresa ou entidade de forma genérica. (7) Função administrativa que reúne os vários elementos e os recursos exigíveis para a realização dos planos, cuja implantação sucede o planejamento e antecede o controle. Ver: empresa, entidade, instituição, associação, sociedade, forma, organismo, serviço público, iniciativa privada, sindicato, organização não governamental, produtor, produção, produto, bem, serviço, lucratividade, objetivo, ação, desenvolvimento, estrutura, equipamento, meio, administração, trabalho, delegação, especialização, eficiência, recursos, função, elemento, plano, planejamento e controle. Organization (Ingl).
O mesmo que "empresa horizontal" (ver). Flat organization (Ingl).
“É um sistema de processamento que recebe diversas entradas ou insumos e os converte em saídas de produtos que fornece ao mercado receptor. A organização responde, em última análise, às necessidades dos seus clientes, através das informações extraídas dos sistemas de pedidos, de atendimento das reclamações e de ouvir a voz do cliente externo, que identificam oportunidades.” (José Antonio Campos). Ver: organização, adaptação, sistema, processamento, insumo, produto, mercado, análise, necessidade, cliente, informação, atendimento ao cliente, serviço de atendimento ao cliente, cliente externo e foco no cliente. Adaptive organization (Ingl).
(1) Modelo de organização no qual a autoridade e a responsabilidade da administração são exercidas de forma linear, direta e ininterrupta, do dirigente de maior hierarquia ou nível funcional até os empregados ocupantes de cargos e funções inferiores da estrutura organizacional. (2) Na organização de linha, os executivos exercem plena autoridade administrativa sobre os vários setores e seus integrantes posicionados hierarquicamente abaixo e lotando setores alcançados pela responsabilidade àqueles atribuída. (3) As organizações de linha são adotadas, especialmente, pelas entidades militares. (4) Também denominada organização linear. Ver: organização, modelo, autoridade, responsabilidade, administração, forma, dirigente, hierarquia, empregado, cargo, função, estrutura, estrutura organizacional, atribuição e setor. Line organization (Ingl).
Organização de grande porte ou de grande complexidade de funções ou objetivos, integrada administrativamente por assessoria e/ou consultoria técnica para assistência à direção, além do quadro de pessoal da linha de produção. Ver: organização, staff, complexidade, função, objetivo, assessoria, assessoria técnica, assessoramento, consultoria, direção, quadro de pessoal, produção e linha de produção. Line and staff organization (Ingl).
O mesmo que "estrutura de projetos", "estrutura matricial" ou "organização desconectada" (ver). Project organization (Ingl).
Também denominada organização de projetos ou organização de estrutura matricial, é aquela em que seus poucos integrantes reúnem-se para a execução de tarefas específicas e com duração determinada. Esse tipo organizacional é formado por equipes de projetos urgentes, com pequeno número de técnicos (geralmente, inferior a seis), integrado por um ou dois clientes, montado no ambiente de trabalho destes e com jornada em tempo integral, sendo o local denominado sala de projetos. Na organização desconectada, não existem hierarquia tradicional, manuais nem cargos, mas pessoas com descrições de cargo. Tom Peters é o criador da conceituação e dos princípios da organização desconectada. Ver: organização, organização de projeto, execução, tarefa, específico, grupo, equipe, time, equipes de projetos urgentes, técnico, cliente, trabalho, tempo integral, estabelecimento, hierarquia, manual e cargo. Off-line organization (Ingl).
C. K. Prahalad, professor de Administração da Universidade de Michigan, articulista de “A Organização do Futuro”, da Editora Futura (Fundação Drucker), afirma que as mudanças nas organizações atuais serão caracterizadas por transformações no ambiente corporativo, constituindo a organização do futuro, que possuirá os princípios, a saber: as relações amistosas transformar-se-ão em competitivas; os posicionamentos locais passarão a globais; as competições entre empresas similares darão lugar às competições com empresas diferentes; as fronteiras industriais serão indefinidas; findar-se-á a estabilidade de padrões; o atendimento à clientela será direto, eliminando-se os intermediários; a ênfase recairá sobre as especialidades e haverá total integração das novas tecnologias. Ver: organização, empresa, empresa do novo milênio, empresa do futuro, organização não governamental, característica, conhecimento, trabalhador do conhecimento, tecnologia, mudança, transformação, ambiente, competição, conflito, estratégia, tática, padrão, cliente, clientela, satisfação do cliente, foco no cliente, atendimento, intermediário, serviço de atendimento ao cliente e especialidade. Organization of the future (Ingl).
Estrutura organizacional caracterizada pela centralização administrativa com diminutas flexibilidades, delegações de competências e de autoridade na distribuição de tarefas e de responsabilidades funcionais. Este tipo de organização, analisado dentro das técnicas modernas da administração, apresenta-se ultrapassado. Ver: organização, estrutura, estrutura de organização formal, característica, centralização, flexibilidade, competência, delegação, autoridade, distribuição, tarefa, responsabilidade, análise e técnica. Formal organization (Ingl).
Tipo de estrutura organizacional cuja direção e administração dividem-se de acordo com as funções ou os objetivos especializados do trabalho, ao contrário do que ocorria no passado, quando somente se caracterizava por áreas de especialização linear ou de staff. Ver: organização, função, tipo, estrutura, direção, administração, objetivo, característica, especialização, trabalho e staff. Functional organization (Ingl).
Ver empresa horizontal. Flat organization (Ingl).
Ver incubadora. Incubator organization (Ingl).
O mesmo que "empresa individualizada" (ver). Individualized organization (Ingl).
Estrutura organizacional caracterizada pela flexibilidade administrativa, principalmente no aspecto funcional, sem normas rígidas hierárquicas de atividades e de autoridade. Ver: organização, estrutura, característica, flexibilidade, administração, norma, hierarquia, atividade, autoridade, estrutura de organização informal e empresa familiar. Informal organization (Ingl).
Órgão integrante da estrutura da Organização das Nações Unidas — ONU, sediado em Genebra, cujo objetivo principal é a uniformização dos princípios do Direito do Trabalho, com a criação de normas internacionais para que seja alcançado o aprimoramento do Direito Social. Ver: organização, trabalho, órgão, estrutura, objetivo, princípio e norma. International Labor Organization (Ingl).
O mesmo que "organização de linha" (ver). Linear organization (Ingl).
Ver estrutura matricial. Matrix organization (Ingl).
(1) Instituição sem fins lucrativos, dedicada à elaboração de projetos e execução de ações de interesse social, realizando essas atividades e promovendo-as com recursos próprios ou formando parcerias com organismos da administração pública ou da iniciativa privada, a fim de suprir necessidades comunitárias, fundamentadas nos princípios da cidadania. (2) “Aquela cujas atividades ou campo de atuação são públicos ou de interesse público, mas que é institucional ou financeiramente independente do governo ou das instituições ou empresas ligadas a ele.” (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). Ver: organização, instituição, lucro, lucratividade, execução, projeto, ação, realização, recursos, parceria, organismo, administração, administração pública, iniciativa privada, objetivo, necessidade, princípio e terceiro setor. Non-governmental organization (Ingl).
Ver ISO. International Standardization Organization (Ingl).
Entidade classista que congrega empregadores de uma determinada categoria profissional. Ver: organização, entidade, sindicato, associação, classe, empregador, categoria e profissional. Employers' organization (Ingl).
(1) Técnica de gestão fundamentada no princípio de que a organização deixa de ser simples elemento de produção e transforma-se num campo de aprendizagem através da ação e da recriação de seus integrantes. (2) “... o significado básico de uma ‘organização que aprende’ — uma organização que está continuamente expandindo sua capacidade de criar seu futuro.” (Peter M. Senge). (3) O princípio sistêmico da organização que aprende fundamenta-se numa mudança de mentalidade para despertar uma intuição compartilhada geral, permitindo a aprendizagem. (4) “Uma organização que aprende é aquela que tem a capacidade de ser autoflexiva, de ter uma comunicação fácil entre funções e níveis e de ser capaz de responder rapidamente a exigências mutáveis dos clientes. Uma organização assim é capaz de administrar a interconexão entre os componentes complexos (funções, unidades de negócios, níveis hierárquicos) por meio do automonitoramento e da autoaprendizagem. Algumas das formas mais comuns de organizações que aprendem são vistas nas atividades da gestão da qualidade total e sistemas sócio-técnicos.” (Douglas T. Hall). (5) “As organizações só aprendem por meio de indivíduos que aprendem. A aprendizagem individual não garante a aprendizagem organizacional. Entretanto, sem ela, a aprendizagem organizacional não ocorre.” (Peter M. Senge). (6) Apesar de registrar-se o crédito do conceito de organização que aprende a Peter M. Senge, na verdade, a criação conceitual e de princípios desta técnica de administração pertence a Arie de Geus, executivo durante quase 40 anos da Royal Dutch / Shell, inclusive no Brasil, professor da London Business School e autor de La Empresa Viviente. Ver: organização, aprendizagem, técnica, gestão, princípio, produção, ação, capacidade, sistema, princípio sistêmico, mudança, intuição, empresa metanoica, comunicação, função, componente, unidade de negócio, hierarquia, qualidade, controle da qualidade, controle da qualidade total, empresa viva e gestão de talentos. Learning organization (Ingl).
Instituição com personalidade pública ou privada com a finalidade de elaborar, executar e/ou acompanhar ações assistenciais, destinadas a pessoas ou grupos sociais, sem objetivar lucratividade. Ver: organização, instituição, entidade, finalidade, execução e organização nãogovernamental. Non-profit organization (Ingl).
Entidade de direito privado sem fins lucrativos, instituída como fundação ou associação civil, com a finalidade de executar serviços públicos, capaz de até mesmo administrar equipamentos e/ou instalações da administração, por meio da celebração de contrato de gestão e percebimento de recursos do erário para a realização de suas atividades. Ver: organização, entidade, lucrativo, fundação, associação, finalidade, execução, serviço público, equipamento, instalação, administração pública, contrato, gestão, recursos, erário, realização e atividade. Social organization (Ingl).
O mesmo que "empresa vertical", "empresa verticalizada" ou "organização verticalizada" (ver). Vertical organization (Ingl).
O mesmo que "organização vertical", "empresa vertical" ou "empresa verticalizada" (ver). Verticalized organization (Ingl).
(1) “Processo criativo que objetiva explorar e ordenar ideias e estratégias para construir sistemas orgânicos e funcionais alinhados à busca de objetivos e resultados econômicos, eficientes, eficazes e efetivos.” (Manoel Messias de Sousa, Mestre em Administração de Pequena e Média Empresa e Livre Docente em Administração, Universidade Estadual do Ceará — UECE). (2) Preparar para colocar em funcionamento. (3) Dispor em ordem. Ver: processo, criatividade, objetivo, ideia, estratégia, sistema, sistema organizacional, resultado, eficiência, eficácia, efetividade, funcionamento, ordem e organização. Organize (Ingl).
Organização, empresa, companhia, firma (ver).
Mudança organizacional (ver).
Gráfico de organização, gráfico organizacional (ver).
Clima organizacional (ver).
Controle organizacional (ver).
Cultura organizacional (ver).
Desenvolvimento organizacional (ver).
Gerente de desenvolvimento organizacional (ver).
Eficácia organizacional (ver).
Eficiência organizacional (ver).
Ética organizacional (ver).
Meta organizacional (ver).
Modelo organizacional (ver).
Sistema organizacional (ver).
Diretrizes organizacionais (ver).
Organograma (ver).
Perfil da organização (ver).
Ciclo de vida das organizações (ver).
Teoria da organização (ver).
Tempo de organização (ver).
Organizar (ver).
(1) Representação gráfica da estrutura e das relações e inter-relações, apresentando as linhas de autoridade, de hierarquia e de responsabilidade de uma organização. (2) Demonstração visual dos órgãos de uma empresa, de suas relações hierárquicas e de autoridade e das responsabilidades existentes entre eles. (3) Na maioria dos organogramas, os órgãos de direção, assessoramento, administrativos e de execução mostram-se na forma de retângulo, com suas denominações inseridas no interior e horizontalmente, enquanto os relacionamentos de autoridade e de responsabilidade são expressos por linhas. Tornou-se convencional a divisão do organograma em três planos representativos: em primeiro, os órgãos deliberativos (assembleia geral, presidência, superintendência, diretoria, gerência e assessoria); em segundo, os órgãos administrativos propriamente ditos (diretamente relacionados às atividades-meio) e os técnicos (relacionados às atividades-fim); em terceiro, os órgão auxiliares (apoios às atividades-meio e atividades-fim). (4) Noticia-se que o organograma foi utilizado empresarialmente pela primeira vez por Daniel McCallum, dirigente ferroviário norte-americano, em 1850. As estradas de ferro dos Estados Unidos da América teriam a primazia, como empresas privadas, de implantar estruturas administrativas com técnicas e modelos funcionais. (5) Também conhecido, clássica e tradicionalmente, como organograma de caixa e linha. Ver: gráfico, estrutura, intersetorialidade, autoridade, hierarquia, responsabilidade, organização, órgão, empresa, direção, assessoramento, administração, execução, forma, assembleia geral, diretoria, gerência, assessoria, assessoria técnica, atividade-meio, atividade-fim, utilização, dirigente, empresa, iniciativa privada, implantação, técnica e modelo. Organization chart (Ingl).
Ver organograma. Cash and line organizational chart (Ingl).
Recursos organizacionais (ver).
(1) Parte de um organismo, deste dependente para funcionar e para ele produzindo. (2) Setor de organismo especializado com a finalidade de desempenhar uma função determinada. Ver: organismo, funcionamento, produção, setor, especialização, objetivo, desempenho e função. Organ, agency (Ingl).
Programas orientadores (ver).
(1) Relativo à origem, ao que se mostra produzido pela primeira vez. (2) Que tem característica própria e não foi copiado ou imitado. (3) O termo é também utilizado para identificar medicamentos caracterizados como de referência ou de marca. Ver: característica, utilização, de referência, de marca e originalidade. Original, pattern (Ingl).
Original (ver).
(1) Característica do que é original, singular. (2) Capacidade de idealizar, criar e/ou produzir algo original, raro, inédito. Ver: característica, original, capacidade, idealizador, criação e produção. Originality (Ingl).
Originalidade (ver).
Fato gerador (ver).
Certificado de origem (ver).
Processos de aplicações de técnicas de administração na organização que levantam e analisam todos os seus elementos estruturais e funcionais e realizam correções onde se fizerem necessárias com a finalidade de atingir o máximo grau de utilidade, produtividade e excelência, isto é, conseguir eficiência, eficácia e efetividade. Ver: processo, técnica, administração, organização, levantamento, análise, elemento, estrutura, função, procedimento, correção, objetivo, utilidade, produtividade, excelência, eficiência, eficácia e efetividade. Optimization (Ingl).
Melhorar ao máximo. Ver: otimização e melhoramento. Optimize (Ingl).
Obrigação do Tesouro Nacional.
Quebra (ver).
Cobrir oferta (ver).
(1) Lojas, pontos de venda, filiais de varejo, lojas de fábricas, lojas pertencentes a empresas. (2) Ponta de estoque. Ver: loja, loja de fábrica, fabrica, ponto de venda, venda, varejo, varejista, retalhista, estoque, ponta de estoque e empresa. Outlet (Ingl).
Atitude, visão (ver).
Em falta (ver).
Despesas miúdas e de pronto pagamento, despesas de pronto pagamento, despesas miúdas (ver).
Estoque esgotado, fora de estoque, produto não disponível (ver).
Concessão, consentimento ou beneplácito. Grant (Ingl).
Processo de recolocação de profissionais. Ver: processo, reaproveitamento, profissional, outplacement service e inplacement. Outplacement (Ingl).
Serviço de relocação de profissionais. Ver: outplacement, serviço e profissional.
Desembolso (ver).
(1) Quantidade produzida, produção. (2) Tudo o que produz saída, a exemplo de vendas realizadas, quantidade de bens enviados, baixa de materiais. Ver: quantidade, produção, produtividade, venda, quantidade, bens e material. Output (Ingl).
Custo de produção (ver).
(1) Pessoa sem acesso a informações privilegiadas. (2) Antônimo de insider. Ver: informação e insider. Outsider (Ingl).
Passar para trás (ver).
Terceirizar (ver).
Terceirização, contratação de terceiros (ver).
Contrato de terceirização. Ver: terceirizar e terceirização.
Quarteirização (ver).
(1) Pessoa com atribuições para representar o cidadão e zelar por seus interesses junto às entidades públicas ou da iniciativa privada, ouvindo, encaminhando e acompanhando suas denúncias, reclamações, representações ou sugestões concernentes a atitudes e ações que violem ou não atendam os direitos individuais. (2) O cargo de ouvidor (identificado como ombudsman) foi instituído oficialmente em 1809, na Suécia, e seu ocupante, eleito pelo parlamento, possuía competência de promover, como órgão de controle interno, as relações entre o governo e o povo. Ver: atribuição, entidade, serviço público, iniciativa privada, encaminhamento, acompanhamento, representação, representação administrativa, atitude, ação, atendimento, competência, órgão e controle. Ombudsman, listener, hearer (Ingl).
Preço cobrado a mais, preço excessivo (ver).
Saque a descoberto (ver).
Serviço para ontem (ver).
Superfluxo (ver).
Despesas indiretas (ver).
Sobrecarga (ver).
Excedente (ver).
Preço excessivo, preço a maior, sobrepreço, sobrefaturamento, superfaturamento, sobrepreço (ver).
Sobreprodução (ver).
Excesso de estoque (ver).
Hora extra (ver).
(1) Literalmente, negócio além da capacidade produtiva. (2) Registro de aumento progressivo e rápido de vendas, incapaz de ser acompanhado pelas áreas produtivas, gerando dificuldades com relação ao capital de giro e cumprimento de obrigações outras. Ver: negócio, capacidade, capacidade produtiva, registro, venda, capital, capital de giro e obrigação. Overtrading (Ingl).
Proprietário (ver).
Patrimônio, capital próprio (ver).
Propriedade, posse, controle acionário (ver).
Recursos próprios (ver).