Rótulo (ver).
Trabalho, mão de obra (ver).
Acidente de trabalho (ver).
Legislação ou código trabalhista. Ver: legislação trabalhista e Consolidação das Leis do Trabalho.
Custo da mão de obra (ver).
Dia do Trabalho (ver).
Horário de trabalho (ver).
Trabalhador (ver).
Flexibilidade do trabalho (ver).
Força de trabalho, população ativa (ver).
Ginástica laboral (ver).
Leis trabalhistas. Ver: legislação trabalhista e Consolidação das Leis do Trabalho.
Ação trabalhista (ver).
Legislação trabalhista. Ver: legislação trabalhista e Consolidação das Leis do Trabalho.
Mercado de trabalho (ver).
Medicina do trabalho (ver).
Relação de trabalho (ver).
Direitos trabalhistas (ver).
Técnicas para a economia de mão de obra e emprego da automação. Ver: técnica, mão de obra, automação e mecanização. Labor saving (Ingl).
Oferta de trabalho (ver).
Sindicato de trabalhadores. Ver sindicato.
Falta, déficit (ver).
Ineficácia (ver).
Carregamento (ver).
Defasado (ver).
Defasado (ver).
(1) Deixar que as coisas aconteçam normalmente sem interferência ou com a mínima interferência possível. (2) Atribuir às leis de mercado a responsabilidade pelo funcionamento normal deste. (3) Princípio de não-intervenção. Ver: atribuição, mercado, funcionamento e princípio. Laissez-faire (Fran/ Ingl).
(1) Registro contábil, fiscal ou tributário. (2) Escrituração. (3) Colocação inicial de um produto no mercado consumidor. (4) Colocação ou emissão de ação de uma sociedade anônima no mercado. Ver: registro, tributo, escrituração, produto, serviço, mercado consumidor, emissão, ação, sociedade e sociedade anônima. Entry, launching (Ingl).
Colocação inicial de um produto no mercado à disposição dos consumidores. Ver: lançamento, mercado, consumidor e produto. Rollout (Ingl).
Fazer lançamento (ver). Launch (Ingl).
O mesmo que "lançamento no mercado" (ver). Rollout (Ingl).
Prescrição da oferta (ver).
(1) Termo popular, também usual em Administração, caracterizador de uma pessoa que, de forma desejada ou inocentemente, tem seu nome usado por outra no cometimento de vários tipos de delitos, principalmente nas atividades financeiras, comerciais ou fiscais, para conseguir não ser alcançado pela lei. (2) O laranja possui muita semelhança com o testa de ferro. Ver: administração, delito, atividade, comércio e testa de ferro. Naive person, simpleton, figurehead (Ingl).
Produção em grande quantidade, em massa. Ver: produção, produtividade, produção em massa, produção em larga escala e quantidade. Large-scale (Ingl).
Empresa de grande porte (ver).
Larga escala (ver).
Produção em larga escala (ver).
Mora (ver).
Defeito oculto (ver).
Marketing lateral (ver).
Tecnologia de ponta (ver).
Documento descritivo e analítico, elaborado por técnicos especializados e fundamentado em princípios científicos, estudos e/ou observações, apresentando parecer conclusivo a respeito de uma matéria. Ver: documento, análise, técnica, especialista, princípio, matéria e parecer. Report (Ingl).
Lançar (ver).
Lançamento (ver).
Lei do Mínimo (ver).
Causa (ver).
Suspensão temporária de contrato de trabalho, dispensa temporária de contrato de trabalho (ver).
(1) Disposição física de máquinas, equipamentos, móveis e outros bens e/ou pessoas num sistema, objetivando racionalizar, operacional, econômica e eficazmente as ações produtivas de uma organização. (2) Técnica de arrumação, visando ao melhor aproveitamento do espaço disponível e à redução da movimentação de materiais, produtos e pessoal para obtenção de fluxo mais preciso, de menor tempo de produção, de maior condição de trabalho e de redução de custos operacionais. (3) “Layout é a melhor utilização do espaço disponível que resulte em um processamento mais efetivo, através da menor distância, no menor tempo possível.” (Augusto Cesar Gadelha Vieira). Ver: maquinaria, máquina, equipamento, bem, sistema, objetivo, operação, eficácia, eficiência, efetividade, ação, produção, produtividade, organização, técnica, movimentação de materiais, produto, fluxo, trabalho, custo e processamento. Layout (Ingl).
Liderar (ver).
Empresa líder (ver).
Empresa líder (ver).
Líder, dirigente (ver).
Liderança, chefia (ver).
Encaminhamento (ver).
Prazo de entrega, tempo de espera (ver).
Preferência do consumidor por uma marca em particular, seja em relação ao produto ou ao produtor. Ver: marca, consumidor, produto e produtor. Brand loyalty (Ingl).
Produção enxuta (ver).
(1) Técnica de gestão japonesa, desenvolvida pela Toyota e Matsushita, visando à redução dos custos produtivos e ao aumento da competitividade de mercado. (2) Fundamenta-se essa técnica nos princípios do trabalho de equipe, na máxima comunicação, na utilização precisa dos meios de produção para evitar desperdícios e na busca constante de melhoria do trabalho. Ver: técnica, gestão, custo, produção, produtividade, competitividade, mercado, trabalho, equipe, equipe de trabalho, time, grupo, comunicação, utilização, meio, desperdício, melhoramento, perda, controle da qualidade, controle da qualidade total e kaizen. Lean production (Ingl).
Sistema de produção enxuta com a aplicação do Seis Sigma, isto é, técnicas de melhoria da qualidade usadas pela Motorola. Ver: sistema, produção, produção enxuta, seis sigma, técnica e melhoria da qualidade. Lean sigma (Ingl).
Aprender fazendo (ver).
Profissão liberal (ver).
Empresa ou companhia que aprende. Ver organização que aprende.
Organização que aprende (ver).
Processo de aprendizagem (ver).
Arrendamento, concessão, locação, licença (ver).
Contrato de arrendamento (ver).
Arrendatário (ver).
Tipo de operação financeira em que um bem é colocado à disposição do beneficiado, que paga um aluguel pelo uso, sob a forma de prestações, com um valor determinado. Concluídos os pagamentos de todas as prestações, finda-se o contrato, tendo o usuário a opção de compra do bem. Ver: tipo, operação, bem, pagamento, uso, usuário, contrato, compra, bem e lease. Leasing (Ingl).
Licença (ver).
Licença para acompanhar o cônjuge ou companheiro (ver).
Licença para exercer atividade política (ver).
Licença para desempenho de mandato eletivo (ver).
Palestra (ver).
Causa (ver).
Companhia constituída por escritura pública (ver).
Pessoa jurídica (ver).
Plágio legítimo (ver).
Homologação (ver).
Averbação (ver).
Reserva legal (ver).
Legislação que determina a prioridade das despesas públicas, com o detalhamento das metas contidas no Plano Plurianual (PPA) para o ano seguinte ao de sua aprovação, com fixação das normas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Ver: orçamento, despesa, serviço público, plano plurianual, exercício financeiro, exercício social, norma e Lei Orçamentária Anual. (s/ ingl).
“À medida que a renda de uma unidade social ou pessoa física aumenta, uma percentagem cada vez menor da renda é gasta em alimentação, uma percentagem aproximadamente igual é gasta em vestuário, uma percentagem igual é gasta em aluguel e eletricidade e uma percentagem cada vez maior é gasta em itens tais como: saúde, conforto, educação e recreação.” (Ernest Engel). Ver: medida e renda. Engel’s law (Ingl).
Princípio politicamente incorreto, criado a partir de uma propaganda nacional divulgada pelo jogador de futebol de mesmo nome, segundo o qual o importante na vida é levar vantagem em tudo e de qualquer forma. Ver: princípio, criação, propaganda e vantagem. Gerson's law (Ingl).
Princípio segundo o qual as coisas que podem dar errado certamente darão. Tal enunciado originou-se quando Edward A. Murphy, Jr., capitão-engenheiro da Força Aérea dos Estados Unidos da América, numa experiência de laboratório em 1949, verificou que um seu auxiliar montara de forma inversa dezesseis relés de um sistema em teste. Ao identificar a falha, disse, a respeito do responsável, que “se houver uma forma de fazer a coisa errada, ele faz”. O coronel John Paul Stapp, de acordo com o administrador de qualidade e segurança do Projeto Viking, do Laboratório de Propulsão NASA George E. Nichols, presenciou aquela afirmativa, denominou-a e divulgou-a como Lei de Murphy. A teoria passou a representar a explicação negativa para todos os acontecimentos do cotidiano, pois segundo ela, a pessoa escolherá sempre a maneira errada quando houver duas maneiras diferentes de agir ou ainda entre um fato correto e um incorreto, este sempre acontecerá. Ver: princípio, experiência, sistema, teste, responsabilidade, forma e teoria. Murphy´s Law (Ingl).
Ver análise de Pareto. Pareto’s law (Ingl).
Teoria segundo a qual o trabalho sempre se desenvolve para ocupar a disponibilidade de tempo, assim como as despesas crescem para se tornarem adequadas às receitas. Ver: teoria, trabalho, desenvolvimento, despesa e receita. Parkinson's Law (Ingl).
De autoria de Justus Liebig, é uma das leis das ciências naturais cujo princípio baseia-se no fato de que “o sucesso de um organismo em um meio ambiente depende de que nenhum fator de sobrevivência exceda seu limite de tolerância.” Esse princípio pode ser aplicado em administração, especialmente, com o objetivo de fortalecer a longevidade corporativa. Ver: sucesso, organismo, meio ambiente, fator, princípio, administração, objetivo e longevidade corporativa. Law of Minimum (Ingl).
Instrumento legal que apresenta uma estimativa das receitas e do programa de despesas para cada ano, estabelecendo as ações governamentais. Com a LOA, são unificados os orçamentos fiscal (gastos dos órgãos e entidades dos Poderes), da seguridade social (compreendendo as ações das áreas de saúde, previdência e assistência social) e de investimentos das empresas estatais. Ver: Lei de Diretrizes Orçamentárias, orçamento, estimativa, receita, programa, despesa, ação, gasto, órgão, entidade, poder público, seguridade social, previdência, investimento, empresa e empresa estatal. (s/ ingl).
“Leilão é a modalidade licitatória utilizável para venda de bens móveis inservíveis para a administração ou legalmente apreendidos ou adquiridos por força de execução judicial ou, ainda, para venda de imóveis cuja aquisição haja derivado de procedimento judicial ou dação em pagamento, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao da avaliação. Sua utilização é restrita aos casos em que o valor isolado ou global de avaliação deles não exceder o limite fixado para compras por tomada de preços.” (Celso Antônio Bandeira de Mello). Ver: licitação, venda, bem, bens imóveis administração, aquisição, procedimento, pagamento, avaliação, utilização, valor, compra, preço e tomada de preços. Auction (Ingl).
Datada de 09.09.1965, dispõe sobre o Exercício da Profissão de Administrador.
Ver Consolidação das Leis do Trabalho. Labor laws (Ingl).
Abacaxi (ver).
Financiador (ver).
Tempo de serviço (ver).
Gratificação por tempo de serviço (ver).
Lesão por Esforço Repetitivo (ver).
Brasileirismo significando conversa sem fundamento, conversa fiada, boato. Ver papo-furado. Song and dance (Ingl).
Ver doença ocupacional. Job-related injury (Ingl).
(1) “Lesão por esforço repetitivo é o nome dado às afecções dos grupos musculares e/ou tendões cuja etiologia se deve ao contínuo e repetitivo trabalho realizado com as mãos ou qualquer seguimento do corpo.” (Osvandré Lech e Maria da Graça Hoefel). (2) Expressão caracterizadora das doenças dos grupos musculares e/ou tendões, cujas causas encontram-se no trabalho contínuo e repetitivo, realizado com as mãos, ou qualquer outro segmento do corpo humano. (3) Lesões físicas, de características funcionais, causadas por esforços realizados de forma repetitiva e continuada no trabalho. Apesar de o Ministério da Previdência e Assistência Social - MPAS somente reconhecer a tendinite (inflamação aguda ou crônica dos tendões) e a tenossinovite como doenças ocupacionais para caracterizar todas as enfermidades nos trabalhadores sujeitos às lesões por esforço repetitivo, a medicina do trabalho defende que as epicondilites, peritendinites, síndromes compressivas do membro superior (como o túnel do carpo), síndrome da tensão do pescoço, gânglion (cisto sinovial) e outras doenças associadas ao uso repetitivo e excessivo das mãos, braços, pescoço e de quaisquer outros músculos classificam-se, patologicamente, nas LER Ver: doenças ocupacionais, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, trabalho, esforço, doença ocupacional e acidente do trabalho. Lesions for Repetitive Effort - LRE (Ingl).
Les Hénokiens Association d’Enterprises Familiales et Bicentenaires é uma entidade francesa cujo objetivo principal é identificar e congregar, no mundo, empresas familiares bicentenárias, controladas e dirigidas por descendentes de seus fundadores, como diretores ou acionistas da maioria do capital social. Semelhantemente ao Clube dos Tricentenários, exige ininterrupção de funcionamento desde a fundação da empresa, entretanto, difere quanto à longevidade, aceitando filiadas que contem mais de duzentos anos. A denominação, originária da Bíblia, simboliza a longa existência de Enoch, que viveu 365 anos. A seguir, tem-se razão social e data de fundação das empresas integrantes dos Les Hénokiens: na ALEMANHA, FRIEDR. SCHWARZE GmbH & Co. KG (1664), VON POSCHINGER GL ASMANUFAKTUR (1568), MÖLLER GROUP GmbH & Co. KG (1730) e J.D. NEUHAUS GmbH & Co. KG (1745); na BÉLGICA, D'IETEREN (1805); na FRANÇA, DELAMARE BOIS (1690), HUGEL & FILS (1575), LOUIS LATOUR (1731), EDITIONS HENRY LEMOINE (1772), MELLERIO dits MELLER (1613), REVOL PORCELAINE (1789), VMC VIELLARD MIGEON & CIE (1679), BARONNIE DE COUSSERGUES (1321), MAISON GRADIS – S.F.C.O. (1685) e JEAN ROZE (1470); na HOLANDA, VAN EEGHEN (1632); na IRLANDA, WILLIAM CLARK & SONS, Ltd. (1700); na ITÁLIA, AMARELLI FABBRICA DI LIQUIRIZIA (1469), AUGUSTEA (1629), BAROVIER & TOSO (982), FABBRICA D'ARMI BERETTA S.p.A. (1526), CARTIERA MANTOVANA CORP. ( 1 6 1 5 ) , COLBACHINI & FIGLI Srl (1745), CONFETTI MARIO PELINO (1783), INDUSTRIA FILATI TESSURI CRESPI S.p.A (1797), DITTA BARTOLO NARDINI DISTILERIA S.p.A. (1779), GIOBATTA & PIERO GARBELLOTTO S.p.A. (1775), GRUPPO FALCK S.p.A. (1792), LANIFICIO G. B. CONTE S.p.A. (1757), MARIO BOSSELLI HOLDING S.p.A. (1500), PIACENZA (1733), TORRINI FIRENZE (1369) e CORDONIU (1551); no JAPÃO, AKAFUKU (1707), GEKKEIKAN SAKE COMPANY, Ltd. (1637), HOSHI (717) e OKAYA (1669) e na SUIÇA, LOMBARD ODIER DARIER HENTSCH & CIE (1796), PICTET & CIE (1805). Ver: entidade, objetivo, empresa, empresa familiar, controle, direção, diretor, acionista, capital social, Clube dos Tricentenários, funcionamento, longevidade corporativa, análise, experiência, empresas estrangeiras mais antigas do mundo, Houshi, Kongo Gumi, STORA ou STORA ENSO, empresa viva, vida média da empresa, ciclo de vida das organizações, cultura organizacional e sustentação da vantagem competitiva. Les Hénokiens Association d’Enterprises Familiales et Bicentenaires (Fran), The Henokiens Association of Bicentenarian Family Companies (Ingl).
Locatário, arrendatário (ver).
Arrendador, locador (ver).
Deixar pra lá (ver).
Deixar correr, deixar rolar (ver).
Título de crédito à ordem, relativo a uma operação comercial em que o emitente obriga-se a pagar ao aceitante a quantia determinada, na data do vencimento e no lugar indicado no mesmo. Ver: título, crédito, operação, comercial, emitente, obrigação, aceite, aceitante, vencimento e prazo de vencimento. Bill of exchange, letter of exchange, draft (Ingl).
Título da dívida governamental emitido pelo Tesouro e com vencimento a curto prazo. Ver: título, dívida, vencimento e curto prazo. Treasury bill (Ingl).
Deixar como está para ver como fica (ver).
Rótulo (ver).
Carta de crédito (ver).
Fiança (ver).
Carta de intenções (ver).
Carta de recomendação (ver).
(1) Coleta de informações que, após comparações, seleções, análises e comprovações, possibilitam a elaboração de um diagnóstico. (2) Verificação ou arrolamento quantitativo, qualitativo e/ou situacional. (3) Registro de bens ou valores patrimoniais de uma organização. (4) Procedimento necessário ao controle de estoque, para elaboração de inventário. (5) Conferência de estoque. Ver: informação, seleção, análise, diagnóstico, verificação, quantidade, qualidade, diagnóstico, registro, bem, valor, patrimônio, organização, procedimento, controle, estoque e inventário. Survey (Ingl).
O levantamento da situação fundamenta-se em identificações e análises de pontos fortes e de pontos fracos da organização para elaboração de um diagnóstico, compreendendo a cultura organizacional, as avaliações relativas aos capitais humano e material, os planos de ação, os planejamentos estratégicos, o tipo de gestão, os sistemas produtivos e o controle da qualidade e as tecnologias utilizadas. Ver: levantamento, análise, pontos fortes, pontos fracos, organização, diagnóstico, cultura organizacional, avaliação, capital humano, material, plano, ação, planejamento estratégico, tipo, gestão, sistema, produção, controle, qualidade, controle da qualidade, tecnologia, utilização e Nemawashi. Situation survey (Ingl).
Técnica do processo de vendas em que o vendedor levanta o máximo de informações sobre o cliente em potencial, antes de manter contato com o mesmo. Ver: levantamento, técnica, processo, venda, vendedor, informação e cliente. Pre-approach (Ingl).
Nivelamento, equiparação (ver).
Nível de abstração (ver).
Nível de aspiração (ver).
Alavancar, alavancagem (ver).
Empresa com alta participação de recursos de terceiros. Ver: empresa, companhia e recursos.
Passivo empresarial, passivo exigível, passivo, dívidas (ver).
Obrigação, dívida, encargo, compromisso (ver).
Crime de responsabilidade (ver).
Reserva exigível (ver).
“Trata-se de uma técnica para descrever numa só folha de papel, com imagens e palavras, qualquer tipo de procedimento - de tirar o papel embolado na impressora ou abandonar o prédio em caso de incêndio - a ações mais complexas, como configurar um software ou manusear um equipamento. O objetivo é fazer com que a rotina seja compreendida por um leigo em até 60 segundos.” (Carlos Eduardo Palhano, revista EXAME, edição 786, Editora Abril). “As LUTs ajudam a compartilhar o conhecimento e fazem com que qualquer um saiba desempenhar a tarefa mesmo se o responsável por ela não estiver perto.” (Edson Carillo Junior, presidente do IMAM e consultor de Logística). A lição de um tema originou-se no Japão. Ver: técnica, procedimento, ação, equipamento, objetivo, rotina, conhecimento, desempenho e tarefa. One point lesson (Ingl).
(1) “Licença é o ato vinculado, unilateral, pelo qual a administração faculta a alguém o exercício de uma atividade, uma vez demonstrado pelo interessado o preenchimento dos requisitos legais exigidos.” (Celso Antônio Bandeira de Mello). (2) Afastamento temporário de servidor público, empregado da iniciativa privada, autônomo ou profissional liberal segurado pela previdência social, do exercício de sua atividade profissional, por motivo de saúde ou outras circunstâncias previstas em lei. Os servidores públicos podem obter licenças para prestação do serviço militar, como prêmio, para preenchimento de cargo eletivo, trato de interesse particular, acompanhamento do cônjuge transferido, acompanhamento do cônjuge, dependente ou familiar em tratamento de saúde, casamento, paternidade, maternidade, gestação e luto. Os últimos cinco tipos de licença são, também, de direito do trabalhador da iniciativa privada. (3) Documento que concede a faculdade do exercício de um ato ou de uma atividade, por pessoa física ou jurídica, mediante resolução da administração pública. Ver os verbetes conceituais de cada um dos tipos de licenças; administração, administração pública, atividade, afastamento, servidor público, empregado, iniciativa privada, autônomo, profissional, profissional liberal, previdência social, previdenciário, exercício, cargo, emprego, profissão, serviço, documento, ato, atividade, licenciado, licenciador e licenciamento. Leave, leave of absence, license (Ingl).
Licença remunerada concedida à servidora pública, no caso de adoção ou de guarda judicial, por noventa dias, quando a criança for menor de um ano e, por trinta dias, se maior de um ano de idade. Ver: licença, remuneração, serviço e servidor público. Adoption leave (Ingl).
Licença concedida à gestante, servidora pública ou empregada da iniciativa privada por cento e vinte dias consecutivos, sem prejuízo de seu cargo, emprego e salário. Ver: licença, serviço público, iniciativa privada, servidor público, empregado, cargo, emprego, vencimento e salário. Maternity leave (Ingl).
O mesmo que "licença à gestante" (ver). Maternity leave (Ingl).
Tempo de afastamento do empregado ao trabalho para a ocupação de cargo eletivo de administração sindical ou representação profissional, até mesmo junto a órgãos de deliberação coletiva ou de servidor público, para os casos previstos em legislação específica. Ver: licença, afastamento, empregado, trabalho, desempenho, administração, sindicato, profissional, órgão, servidor público, cargo, função, serviço público e iniciativa privada. Unpaid leave (Ingl).
Licença concedida ao servidor público, cujo cônjuge ou companheiro houver sido transferido, independentemente de solicitação, para prestar serviços em outra localidade do território nacional ou do exterior. Ver: licença, serviço público, servidor público e transferência. Leave to accompany spouse or companion (Ingl).
Licença concedida ao servidor público ou ao empregado da iniciativa privada para ocupar cargo eletivo de direção ou de representação em confederação, federação, associação ou sindicato representativo de sua classe trabalhista, dentro dos limites estabelecidos pela legislação específica da categoria do eleito. Ver: licença, servidor público, serviço público, empregado, iniciativa privada, cargo, direção, confederação, federação, associação, sindicato, classe e categoria. Leave to perform union mandate (Ingl).
Licença concedida automaticamente ao servidor público a partir da posse do cargo para o qual foi eleito, seja de vereador, prefeito, deputado estadual, governador, deputado federal, senador ou presidente da República, perdurando até o término ou renúncia de seu mandato. Ver: licença, servidor público, posse e cargo. Leave to perform elective mandate (Ingl).
Licença concedida ao servidor público, a partir da data do registro de sua candidatura a cargo eletivo dos Poderes Legislativo e Executivo até quinze dias após o pleito eleitoral, sem prejuízo de sua remuneração. Ver: licença, servidor público, cargo e remuneração. Leave to perform political activity (Ingl).
Licença concedida ao servidor público ou empregado da iniciativa privada, com garantia de retorno ao cargo ou emprego de origem, até trinta dias após a conclusão do serviço militar obrigatório para o qual foi convocado. Ver: licença, servidor público, empregado, serviço público, iniciativa privada, cargo, emprego e serviço. Leave for mandatory military service (Ingl).
Licença concedida ao servidor público ou empregado da iniciativa privada para tratar da saúde sem prejuízo de sua remuneração, concedida por inspeção ou perícia médica. Ver: licença, servidor público, empregado, iniciativa privada e remuneração. Sick leave (Ingl).
O mesmo que "afastamento para o trato de interesse particular" (ver). Personal emergency leave (Ingl).
Licença concedida ao servidor público ou empregado da iniciativa privada, sem prejuízo de seu emprego ou de seu trabalho, para gozo de até cinco dias, no caso de nascimento ou adoção de filho. Ver: licença, servidor público, empregado, serviço público, iniciativa privada, emprego e trabalho. Paternity leave (Ingl).
Licença concedida devido a acidente em serviço, com dano físico ou mental, sofrido por servidor público ou empregado da iniciativa privada, em que o dano se relacione direta e imediatamente com as atribuições inerentes ao cargo ou trabalho exercido, comprovado por inspeção médica. Ver: licença, acidente, acidente de trabalho, servidor público, serviço público, empregado, iniciativa privada, atribuição, cargo, função e trabalho. Work-related accident leave. (Ingl).
Licença concedida ao funcionário por motivo de doença de seus pais, irmãos, cônjuge, companheiro ou filhos, quando comprovada por inspeção médica a necessidade indispensável de acompanhamento devido a assistência não poder ser prestada simultaneamente ao exercício de seu cargo. Ver: licença, funcionário público, serviço público, cargo e exercício. Family illness leave (Ingl).
Licença concedida ao servidor público por período de três meses a cada quinquênio de efetivo exercício completado, sem prejuízo de sua remuneração, a título de prêmio por assiduidade. Ver: licença, servidor público, remuneração, quinquênio e exercício. Sabbatical, bonus leave (Ingl).
Pessoa que obtém licença. Ver: licença, licenciador e licenciamento. Licensee (Ingl).
Pessoa física ou jurídica que concede licença. Ver: licença, licenciado e licenciamento. Licenser (Ingl).
Ato de conceder licença. Ver: licença, licenciado e licenciador. Licensing (Ingl).
Licença (ver).
Contrato de cessão de licença. Ver: licença, licenciado e licenciador.
Licenciado (ver).
Licenciador (ver).
Licenciamento (ver).
(1) “Licitação, — em suma síntese — é um certame que as entidades governamentais devem promover e no qual abrem disputa entre os interessados em com elas travar determinadas relações de conteúdo patrimonial, para escolher a proposta mais vantajosa às conveniências públicas. Estriba-se na ideia de competição, a ser travada isonomicamente entre os que preencham os atributos e aptidões necessários ao bom cumprimento das obrigações que se propõem assumir.” (Celso Antônio Bandeira de Mello). (2) “Licitação é o ato pelo qual se lança o preço, para compra ou aquisição, em concorrência com outros interessados nesta aquisição.” (De Plácido e Silva). (3) São modalidades de licitação: concorrência pública, tomada de preços, convite, concurso, leilão e pregão. (4) As licitações são o regidas pela Lei nº 8.666, de 21.06.1993, sendo que a última das modalidades — o pregão — foi instituído pela Lei nº 10.520, de 17.07.2002. Ver: concorrência pública, tomada de preços, convite, concurso, leilão, pregão, administração pública, administração pública direta, administração pública indireta, patrimônio, ideia, competição, atributos, aptidão, obrigação, preço, compra, aquisição, licitante, licitador, licitando e comissão de licitação. Bid, bidding (Ingl).
Ver licitação. Tender, bidding, competitive bidding, price bidding.
O mesmo que "licitante" (ver). Bidder (Ingl).
Pessoa física ou jurídica que participa de uma licitação oferecendo produto ao licitante ou licitador. Ver: licitação, licitante, licitador, concorrência pública, tomada de preços, convite, concurso, concurso público, leilão e serviço público. Bidder (Ingl).
Quem promove a licitação, licitador. Ver: licitação, licitando, concorrência pública, tomada de preços, convite, concurso, concurso público, leilão e serviço público. Seller (Ingl).
Puxa-saco (ver)
(1) Pessoa que se destaca num grupo, conseguindo posição de direção, de comando. (2) Indivíduo que, por suas atitudes e comportamento, destaca-se dos demais, conseguindo influenciá-los e fazendo-os seguir suas orientações e sua dirigência. (3) Pessoa que sabe perscrutar para posicionar-se e orientar e conduzir outras. (4) “Você se torna um líder quando as pessoas seguem seus passos sem perguntar o porquê.” (Gregory Smith, consultor da Chart Your Course International). (5) “As menores facetas de comportamento do líder são notadas pelos que estão à sua volta, mesmo que não conscientemente, e refletidas para toda a organização por aqueles que influencia.” (Nathaniel Branden, consultor e psicólogo norte-americano, apud David Cohen). (6) Características do líder: sabedoria, visão, comunicação, caráter, personalidade, integridade, responsabilidade, sociabilidade, coerência, confiabilidade, entusiasmo, humor, carisma, talento, tolerância, capacidade de decisão. (7) “O novo líder é aquele que compromete as pessoas com a ação, que converte os seguidores em líderes e que pode converter os líderes em agentes de mudança.” (Warren Bennis). Ver: liderança, grupo, equipe, time, direção, comando, dirigência, organização, atitude, característica, sabedoria, visão, comunicação, responsabilidade, carisma, talento, capacidade, decisão, chefe, ação, mudança e desenvolvedor. Leader (Ingl).
(1) Qualidade do líder. (2) “... a liderança efetiva pode movimentar as organizações de seu estado corrente para futuros, criar visões de oportunidades potenciais para as organizações, instilar comprometimento nos empregados para mudar assim como injetar novas culturas e estratégias nas organizações que mobilizam e enfocam energia e recursos.” (Warren Bennis) (3) “Liderança é a palavra-chave. Damos mais valor à liderança do que à gestão. Um bom administrador vai gerir por meio de padrões já desenvolvidos e descritos ao longo do tempo. Um líder vai gerir por meio de seu exemplo. Damos muito mais valor aqui aos líderes, aos profissionais que administram por meio de seu exemplo. Já disse que o nosso foco é a satisfação do cliente. Pois bem. Passo mais da metade do meu tempo viajando pelo mundo em visita aos clientes.” (Tom Siebel, construtor e presidente da Siebel Systems, empresa de software do Vale do Silício). (4) “Capacidade de criar uma visão dominante, transformá-la em ação e mantê-la viva.” (Warren Bennis). (5) “Liderança é influência.” (John C. Maxwell). (6) Núcleo central do capital humano. (7) Liderança e criatividade confundem-se e completam-se, causando dificuldade em suas identificações isoladamente. Ver: líder, organização, potencial, empregado, mudança, cultura organizacional, estratégia, recursos, aprendizagem, ensinamento, profissional, administração, administrador, padrão, desenvolvimento, gestão, capital humano, criatividade, eficiência, eficácia, efetividade, conhecimento, responsabilidade, capacidade, talento, visão, sabedoria, comunicação, carisma, decisão, foco no cliente e satisfação do cliente. Leadership (Ingl).
(1) Tipo de liderança em que o líder ouve, discute e aceita, em mesmo nível que os integrantes do grupo, a missão, os objetivos e os resultados. A liderança partilhada é um princípio japonês. (2) “Em crise não há liderança partilhada. Quando o barco está afundando o capitão não pode convocar uma reunião para ouvir as pessoas. Tem de dar ordens. Esse o segredo da liderança partilhada: saber em que situações atuar como parceiro.” (Peter Druker). Ver: liderança, líder, grupo, missão, objetivo, resultado, reunião, ordem e parceiro. Shared leadership (Ingl).
(1) “Liderança estratégica é a capacidade de prever, imaginar, manter a flexibilidade, pensar estrategicamente e trabalhar com outras pessoas para dar início às mudanças que proporcionarão um futuro viável para a empresa.”(R. D. Ireland e M. A. Hitt). (2) “Capacidade de influenciar outras pessoas a tomar, de forma voluntária e rotineira, decisões que aumentem a viabilidade em longo prazo da organização, ao mesmo tempo em que mantêm a estabilidade financeira em curto prazo.” (W. Glenn Rowe, doutor em Administração, professor e reitor da Faculty of Business Administration da Memorial University of Newfoundland, Canadá). Ver: liderança, estratégia, capacidade, prever, flexibilidade, trabalho, mudança, empresa, rotina, decisão, tomada de decisão, viabilidade, estabilidade, longo prazo e organização. Strategic leadership (Ingl).
É a liderança que, segundo o doutor W. Glenn Rowe, professor e reitor da Faculty of Business Administration da Memorial University of Newfoundland, Canadá, envolve, além da estabilidade e ordem, a manutenção do status quo. Os líderes gerenciais sentem-se melhor quando lidam com atividades rotineiras e têm curto prazo para agir. Ver: liderança, gerência, gerenciamento, estabilidade, ordem, atividade, rotina e curto prazo. Managerial leadership (Ingl).
É o tipo de liderança em que o líder possui visão própria, independentemente dos princípios gerais da organização, e adota atitudes que representam um pensar do grupo que lidera, fundamentando a condução do trabalho conforme normas e iniciativas consensuais. Ver: liderança, visão, princípio, organização, atitude, grupo, equipe, time, trabalho, norma e iniciativa. Visionary leadership (Ingl).
(1) Ação do líder, exercício da liderança. (2) “É dar exemplos.” (Lee Laccoca). (3) É fazer os outros verem a situação como ela é. (4) Atitude de conduzir pessoas a enfrentar a realidade conscientemente, tornando-as determinadas a agir em favor de seus objetivos. (5) Poder de observação e de análise das situações circunstantes e das pessoas envolvidas, aplicando a aprendizagem adquirida e transmitindo ensinamentos, ao mesmo tempo em que desenvolve sensibilidade no trato dessas questões. (6) É perscrutar pessoas ou grupo para conduzi-los à conquista de seus ideais. (7) É conquistar confiança. Ver: ação, líder, liderança, exercício, atitude, utilização, objetivo, poder, análise, aprendizagem, aquisição, conhecimento, ensinamento, grupo, equipe, time e ideia. Lead (Ingl).
Gravame (ver), quando relativo a um ônus.
Pensão vitalícia (ver).
(1) Literalmente, significa maior valor de existência. (2) Indicador, reconhecido pela organização, do valor possuído por um cliente durante toda sua vida. Diz respeito à capacidade potencial de lucro, custos e negócios atuais e futuros que ele, como consumidor de bens e/ou de serviços, pode oferecer. (3) Técnica utilizada também para identificar consumidores diferenciados, principalmente, os pertencentes a nichos de mercado mais reduzidos. (4) O lifetime value constitui-se ação de marketing. Ver: valor, cliente, capacidade, potencial, lucro, custo, negócio, consumidor, bens, serviço, técnica, utilização, nicho de mercado, ação, marketing, marketing one-to-one, base de clientes, marketing de relacionamento, satisfação do cliente, cliente fiel, fidelização, pós-marketing, pós-venda, marketing interno e escada de fidelidade. Lifetime value (Ingl).
Pensão vitalícia (ver).
Garantia por toda a vida (ver).
Indústria leve (ver).
Preço limite (ver).
Ver Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada. Limited, limited liability company (Ingl).
Limitada (ver).
O mesmo que "preço limite" (ver). Price point, price limit (Ingl).
Fator limitado (ver).
Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada (ver).
Sócio comanditário (ver).
Sociedade em comandita simples (ver).
Bem de vida útil limitada (ver).
Estoque limitado (ver).
Fatores limitantes (ver).
Organização de linha e staff (ver).
Organização linear (ver).
Estrutura linear (ver).
Tipo de negócio (ver).
Organização de linha (ver).
(1) Sistema hierárquico linear. (2) Princípio da unidade de comando hierárquico, integrado por comitês de direção e de finanças. (3) Historicamente, teve início por volta de 1880, nos Estados Unidos da América. Ver: organização de linha e staff, sistema, hierarquia, comando, unidade de comando, comitê e direção. Line-staff (Ingl).
Jargão (ver).
(1) Sistema sequencial e contínuo em que o produto forma-se a partir do início do processo sendo suas partes acopladas durante a extensão da montagem, passando por cada trabalhador em sua estação de trabalho até se completar no final da linha de produção. Qualquer atraso ou interrupção num dos postos de trabalho, automaticamente, retarda ou paralisa a montagem, prejudicando o produto final. (2) A linha de montagem foi criada na segunda década do século XX por Henry Ford, com o automóvel modelo T. Ver: montagem, sistema, produto, processo, parte, trabalhador, estação de trabalho, produção, linha de produção, posto de trabalho, atraso, produto final e fordismo. Assembly line (Ingl).
Também denominada cadeia de produção, constitui-se no conjunto integrado por pessoal, maquinaria, equipamentos, acessórios e matérias-primas em funcionamento sistêmico e sequencial que, obedecendo a um processo produtivo, realiza operações planejadas, constante e repetitivamente. Ver: produção, produtividade, produção contínua, produção em massa, produção em série, processo industrial, conjunto, maquinaria, equipamento, acessório, matéria-prima, funcionamento, sistema, processo, operação e planejamento. Production line (Ingl).
Representa os vários produtos de uma organização ou os diversos produtos que se relacionam, se completam ou são usados combinadamente ou, ainda, que se destinam ao mesmo consumidor, sendo oferecidos nos mesmos locais de comercialização e possuindo preços semelhantes. Ver: produto, organização, consumidor, comércio, comercialização e preço. Product line (Ingl).
Gráfico representado por uma linha horizontal ou vertical com interseções de pequenas linhas, onde se registram datas que marcam acontecimentos importantes da vida corporativa de uma organização, desde sua criação e durante toda sua existência ou de um projeto durante toda sua realização. Ver: gráfico, registro e organização. Timeline (Ingl).
(1) Venda de produtos a preços inferiores aos praticados normalmente, objetivando o término rápido de estoque. (2) Quitação de dívida. (3) Encerramento das atividades de uma organização ou negócio. Ver: venda, produto, preço, objetivo, estoque, quitação, dívida, atividade, organização, negócio e liquidação judicial. Sale, liquidation, clearance (Ingl).
Forma de liquidação das sociedades comerciais em que não há acordo extrajudicial entre os formadores do capital social ou em que existe expressa determinação legal para realização de procedimento judicial. Ver: liquidação, sociedade, comércio, comercial, capital social, realização, procedimento e sócio. Judicial dissolution, forced liquidation, court liquidation (Ingl).
Pessoa encarregada da liquidação de uma sociedade em seu processo de dissolução. Ver: liquidação, sociedade e processo. Liquidator, equity receiver (Ingl).
Danos liquidados (ver).
Liquidação (ver).
Liquidante (ver).
Capacidade para saldar obrigações em curto prazo. Ver: obrigação e curto prazo. Liquidity (Ingl).
Liquidez (ver).
Listagem (ver).
Na técnica do círculo de qualidade, significa ranking (ver). Ranking (Ingl).
(1) Relação de atividades não concluídas por dependerem de providências outras. (2) Listagem de trabalhos que, para serem resolvidos, necessitam, primeiramente, da solução de tarefas isoladas para seu início, desenvolvimento ou complementação. Ver: Listagem, checklist, ranking, pendência, relação, atividade, trabalho, solução, tarefa e desenvolvimento. To-Do list (Ingl).
O mesmo que "checklist" (ver). Checklist (Ingl).
O mesmo que relação. Ver: checklist, ranking e lista de objetivos em geral. List (Ingl).
Ouvidor (ver).
Preço de lista (ver).
Empresa viva (ver).
Empresa viva (ver).
Bens semoventes, semovente (ver).
Empresa vivente (ver).
Comercialização de produtos que entram e saem do mercado sem que haja quaisquer tipos de restrições transacionais. Ver: comércio, comercialização, livre empresa, produto, tipo, mercado e transação. Free trade (Ingl).
Competição, sem interferência estatal, entre pessoas, empresas, entidades e organizações outras, não se constituindo monopólios ou oligopólios. Ver: concorrência, competição, competitividade, empresa, entidade, organização, monopólio e oligopólio. Free wheeling competition (Ingl).
Direito das pessoas físicas ou jurídicas de explorar, sob a forma de comércio, de indústria ou de prestação de serviços, atividades competitivas com objetivo de lucro e sem restrições governamentais. Ver: empresa, forma, comércio, indústria, prestação de serviços, atividade, competitividade, concorrência, objetivo, lucro, mercado e mercado livre. Free enterprise (Ingl).
Atividades de gestão de negócios, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas, sem impedimentos ou restrições. Ver: exercício, atividade, gestão, negócio, realização, livre comércio, livre concorrência e livre negócio. Free practice (Ingl).
Direito garantido a empreendedores de escolherem o ramo de atividades que desejam explorar, na área da iniciativa privada, sem interferência estatal. Ver: empreendedor, ramo, atividade e iniciativa privada. Free enterprise (Ingl).
Suprimento de cargo ou função pública de confiança (provimento em comissão) sem que seja exigido concurso público, estágio probatório, vínculo empregatício, efetividade e estabilidade, sendo, portanto, de livres nomeação e exoneração pela autoridade nomeante. Ver: nomeação, serviço público, cargo, função, função de confiança, cargo de provimento em comissão, cargo de confiança, concurso público, estágio probatório, vínculo empregatício, efetividade, estabilidade, exoneração e autoridade. Free nomination (Ingl).
Aparelhos, equipamentos, acessórios e componentes eletroeletrônico-informáticos imprestáveis ou em desuso, descartados por consumidores como lixo comum, causando impacto ambiental e ameaçando a preservação do meio ambiente. Ver: sucata, equipamento, acessório, componente, uso, desuso, desútil, consumidor, impacto ambiental, meio ambiente e logística reversa. Electronic waste, electronic trash (Ingl).
Detritos inservíveis, inaproveitáveis, não renováveis ou não recicláveis, originários de produtos ou equipamentos da tecnologia da informação e comunicação, possuidores de metais pesados ou substâncias outras nocivos à natureza por serem altamente poluidores. Cada vez mais, são produzidos, em especial pelos instrumentos utilizados na informática. Ver: high-tech, reciclagem, produto, equipamento, tecnologia, informação, comunicação, produção, informática e logística reversa. High-tech waste, high-tech trash (Ingl).
Carga (ver).
Carregamento (ver).
Empréstimo (ver).
Agiota (ver).
Grupo de pressão (ver).
Lobista (ver).
Profissional ou grupo profissional atuante junto às organizações governamentais, cuja finalidade é influir em negócios, atividades administrativas ou medidas normativas nas áreas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em favor de interesses de seus clientes. Ver: profissional, grupo, equipe, time, organização, finalidade, negócio, atividade, administração e cliente. Lobbyist (Ingl).
Cessão de propriedade a outrem, durante determinado tempo, mediante uma vantagem. A locação pode ser de bens ou de serviços. Ver: propriedade, vantagem, bens e serviço. Lease (Ingl).
Pessoa física ou jurídica que dá um imóvel de sua propriedade, mediante contrato de locação, para aluguel. Ver: imóvel, propriedade, contrato, locação e locatário. Lessor (Ingl).
O mesmo que "posto de trabalho" (ver). Workplace, work site (Ingl).
Marketing estratégico local (ver).
(1) Pessoa física ou jurídica que aluga um imóvel, mediante contrato de locação e pagamento mensal de um valor estipulado. (2) Inquilino, arrendatário. Ver: imóvel, meio, contrato, locação, locador, pagamento, valor e arrendamento. Lessee (Ingl).
Greve patronal. Ver greve.
Preço local (ver).
(1) Técnica de identificação das necessidades e características de consumo, em que os indivíduos interagem para conceber o bem ou o serviço, objetivando atendê-los em suas exigências de forma mais eficiente, segura e rápida. (2) Aprovisionamento necessário à realização de uma produção. (3) Suprimentos capazes de garantir as necessidades exigíveis para a produção de bens ou de serviços. (4) “Os incas criaram uma rede de centros administrativos e armazéns, assim como milhares de estradas, preocupados com logística em pleno século 15.” (Alberto Júlio e José Salibi Neto, autores da obra Inovação e Mudança). Ver: técnica, necessidade, característica, consumo, produto, bem, serviço, objetivo, atendimento, eficiência, produção e planejamento. Logistics (Ingl).
Conjunto de técnicas aplicadas para administrar as atividades relacionadas com o suprimento, produção e a distribuição dos produtos, compreendendo toda a cadeia de suprimento e inter-relação entre produtores, consumidores e fornecedores. Ver: logística, conjunto, técnica, administração, atividade, suprimento, cadeia de suprimento, produção, distribuição, produto, produtor, consumidor e fornecedor. Integrated logistic (Ingl).
(1) Processo de retorno de produtos dos pontos de venda para o produtor ou local por este determinado, com a finalidade de evitar perdas totais devido a danos, recalls, sazonalidades de consumo, excesso ou necessidade de redução de estoque, aproveitamento ou reaproveitamento de sucatas, reuso, reciclagem ou recuperação de materiais, recondicionamento ou remanufaturamento de equipamentos obsoletos, preservação e segurança de materiais perigosos, além de recuperações de outros bens. (2) Segundo Paulo Roberto Leite, autor da obra “Logística Reversa: meio ambiente e competitividade - a cadeia de suprimentos como caminho para a lucratividade”, representa tudo aquilo que as organizações executam para que seus produtos retornem dos pontos de consumo para seu local de origem: a fábrica. Essas operações são muito comuns em setores que registram altos índices de devoluções de produtos, a exemplo do chocolate, após a Páscoa. Com a logística reversa, há o reaproveitamento do que for possível, reduzindo custos e/ou prejuízos e aumentando a lucratividade. (3) Com o avançado desenvolvimento tecnológico, a larga produção dos equipamentos e a preservação do meio ambiente, a logística reversa vem impondo novas responsabilidades aos produtores que, pressionados, começam a providenciar o recolhimento de seus produtos em desuso por meio de campanhas orientadoras de recolhimento, após o que executam ou contratam suas reciclagens, transformações, reuso e reaproveitamentos, incluindo as de seus componentes ou subprodutos, em especial daqueles classificados como lixo eletrônico. Ver: logística, processo, ponto de venda, produtor, finalidade, perda, dano, recall, sazonalidade, consumo, estoque, aproveitamento, sucata, reuso, reciclagem, recuperação, material, manufatura, remanufaturar, equipamento, obsolescência, segurança, material perigoso, recuperação, bens, meio ambiente, competitividade, suprimento, lucratividade, organização, execução, produto, fábrica, operação, setor, registro, reaproveitamento, reduzir, custo, prejuízo, tecnologia, desuso, reuso, transformação, subproduto, lixo eletrônico e lixo high-tech. Reverse logistics (Ingl).
Desenho que simboliza e identifica graficamente uma organização ou um profissional, constituindo-se em emblema ou representação formal. Ver: marca, logotipo, timbre e organização. Trademark (Ingl).
Desenho característico formado pelo nome, iniciais, símbolos, marca e/ou estilização convencional ou alternativa outra capaz de identificar uma organização (pessoa jurídica) ou um profissional liberal (pessoa física). O logotipo em muito se assemelha à logomarca. Ver: característica, marca, logomarca, organização, profissional liberal e produto. Logo (Ingl).
Estabelecimento comercial onde são vendidos produtos ou realizados serviços. Ver: comércio, comercial, comerciante, venda, ponto de venda, produto, realização e serviço. Store, shop (Ingl).
Loja principal de um shopping center, que lhe proporciona grande sustentação financeira, constituindo, por vezes, condição básica para sua construção e funcionamento. Ver: loja e funcionamento. Anchor store (Ingl).
Denominação escolhida pela Wal-Mart para suas lojas pequenas, de simples e funcionais instalações, com reduzido sortimento de mercadorias e custos. A reposição de estoque dessas pequenas unidades comerciais é feita pelo sistema retail link. Ver: loja, instalação, mercadoria, custo, reposição, estoque, unidade, comercial, retail link e gestão de estoque. Compact store (Ingl).
Pequena loja de autoatendimento que funciona durante 24 horas, geralmente instalada em estruturas que agregam outros ramos de negócios. Ver: loja, autoatendimento, instalação, estrutura, ramo e negócio. Convenience store (Ingl).
Organização de grande porte que comercializa ampla diversidade de produtos de várias utilidades, características e marcas, em espaços específicos denominados departamentos ou seções, com atendimentos especializados. Ver: loja, departamentalização, organização, comércio, comercialização, diversificar, produto, utilidade, específico, seção e atendimento. Department store (Ingl).
Ponto de venda instalado nas dependências do estabelecimento produtor, objetivando o atendimento comercial direto ao consumidor. Ver: loja, fábrica, ponto de venda, venda, instalação, produtor, produto, objetivo, atendimento, comercial e consumidor. Outlet, factory outlet (Ingl).
Estabelecimento comercial onde são vendidos produtos por unidade ou em pequenas quantidades diretamente ao consumidor. Ver: loja, ponto de venda, venda, varejo, varejista, retalhista, comercial, produto, unidade, quantidade e consumidor. Retail outlet (Ingl).
Estabelecimento que explora o comércio por conta própria, vendendo produtos ou realizando serviços de determinada marca ou registro sob a forma de franquia. Ver: loja, comércio, venda, produto, realização, serviço, marca, registro, franquia, franchise e franqueador. Franchise store (Ingl).
Ponto de venda da própria organização, funcionando em dependência interna e que realiza vendas exclusivamente para seus empregados e familiares. Ver: loja, ponto de venda, organização, funcionamento, venda, empregado e loja compacta. Company store (Ingl).
(1) Pequena loja vendedora de produtos destinados comercialmente às classes de menor poder aquisitivo, geralmente, estabelecida no subúrbio ou na periferia urbana. (2) Ponto ou estabelecimento comercial modesto, onde são vendidos produtos essenciais ou populares. Ver: loja, venda, produto, comércio, poder aquisitivo, ponto, estabelecimento, artigos populares e pequeno varejo. Popular store (Ingl).
(1) Capacidade organizacional possuída por empresas que, durante décadas e até séculos, conseguiram sobreviver, utilizando-se da sensibilidade de aprender, de adaptar-se ao ambiente que as envolvia ou envolve, de manter, de forma comunitária, a convivência e a coesão entre seus integrantes, de possuir tolerância e aceitação às novas ideias e às mudanças, de controlar, estrategicamente, seus recursos para aplicações em investimentos exigíveis ou nos momentos propícios, evitando endividamentos de grandes riscos e, por final, de incentivar a formação de lideranças internas, visando às sucessões dirigenciais e à sobrevivência da organização. (2) “As entidades mais bem constituídas, cuja existência perdura mais longamente, são aquelas cujas instituições lhes permitem renovar-se com maior frequência, ou as que, por algum feliz acidente, passam por tal renovação.” (Nicolau Maquiavel). Ver: corporação, capacidade organizacional, organização, empresa, utilização, adaptação, ambiente, forma, macroambiente, ambiente externo, ambiente interno, mudança, controle, estratégia, recursos, investimento, risco, liderança, direção, entidade, empresa viva, empresas estrangeiras mais antigas do mundo, Clube dos Tricentenários, Hoshi, STORA ou STORA ENSO, Les Hénokiens e Kongo Gumi. Corporative longevity (Ingl).
Constituem- se características da longevidade corporativa: sensibilidade (capacidade de sentir o meio, aprendendo e adaptando-se a ele aceitando as mudanças e a elas se adaptando); interatividade (identificação e interação com a comunidade, de onde provêm os integrantes da organização); tolerância (aceitação de situações novas, transformações de padrões e demais circunstâncias que, mesmo inexistentes na atualidade, poderão ocorrer no futuro); sucessão (criação de lideranças internas capazes, conservando e renovando competências para assegurar a continuidade longeva da organização). Ver: característica, capacidade, aprendizagem, interação, organização, padrão, liderança, competência, empresa viva, empresas estrangeiras mais antigas do mundo, Clube dos Tricentenários, Hoshi, STORA ou STORA ENSO, Les Hénokiens e Kongo Gumi. (Ingl).
Adicional por tempo de serviço (ver).
Empresa longeva (ver).
Expressão utilizada para determinar o tempo em relação a obrigações, planejamentos e objetivos a atingir, geralmente, superior a quatro anos. Ver: prazo, utilização, obrigação, planejamento, objetivo, médio prazo e curto prazo. Long-range, long-term (Ingl).
Longo prazo (ver).
Longo prazo (ver).
Objetivos de longo prazo (ver).
Arrendamento de longo prazo (ver).
Planejamento de longo prazo (ver).
Carta fora do baralho (ver).
Prejuízo, dano, perda (ver).
Perdas e danos (ver).
Perdas e lucros (ver).
Produto promocional (ver).
Perda de competitividade (ver).
Perda da função pública (ver).
Lote (ver).
(1) Quantidade de cargos em cada órgão integrante da administração direta, formadores do quadro único de pessoal, e dos cargos constantes nos quadros de pessoal das entidades da administração indireta da União, dos estados e dos municípios. (2) Determinação do número de servidores a terem exercício em cada órgão público. Ver: quantidade, cargo, órgão, administração pública, administração pública direta, administração pública indireta, quadro de pessoal, entidade, servidor público, exercício e órgão. Charter (Ingl).
(1) Parte de um todo que pode ser dividido. (2) Conjunto de bens da mesma espécie. (3) Identificador quantitativo de um tipo ou da qualidade de um produto. (4) Fração de uma área de terreno. Ver: parte, conjunto, bem, específico, quantidade, tipo, qualidade e produto. Lot, batch (Ingl).
Golpe baixo (ver).
Baixo custo (ver).
Baixos custos, baixas tarifas. Ver sistema low cost low fare. Low cost low fare (Ingl).
Sistema low cost low fare (ver).
Baixa qualidade (ver).
Baixo teor (ver).
Pessoa de perfil conservador, de atitude conservadora nos negócios. Low Profile (Ingl).
Baixa tecnologia (ver).
Indústria de baixa tecnologia (ver).
Baixa tecnologia (ver).
Lesões por traumas cumulativos (ver).
Abreviatura de limitada. Termo designativo de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada (ver). Limited, LTD. (Ingl).
Letra do Tesouro Nacional.
Lucrativo (ver).
Atividades lucrativas (ver).
(1) Qualidade daquilo que dá lucro. (2) Vantagem. Ver: qualidade, lucro e vantagem. Profitability (Ingl).
O que dá lucro, lucratividade (ver). Profitable, lucrative (Ingl).
(1) Saldo restante após deduzida a despesa do valor da receita. (2) Vantagens obtidas numa operação comercial, industrial ou outra atividade produtiva após a dedução de despesas e/ou custos totais. (3) Ganho líquido. (4) Vantagem. (5) “O lucro de uma empresa ocorre quando os clientes compram novamente, elogiam seus produtos e serviços e influenciam positivamente seus amigos.” (W. Edwards Deming). (6) Parcela do produto deduzido o custo. Ver: saldo, despesa, valor, receita, vantagem, operação, comércio, indústria, atividade, custo, custo final, ganho, empresa, cliente, compra, produto, bem, serviço, produção e produtividade. Profit, income, gain (Ingl).
Diferença entre o valor do produto e o insumo. Ver: lucro, produto e insumo. Gross profit (Ingl).
Aquele não razoavelmente auferido. Ver lucro. Ceasing profit (Ingl).
Ganho superior ao previsto, ocorrido em face de uma situação inesperada, a exemplo do aumento da demanda, falta do produto no mercado, valorização da moeda, dentre outros fatores. Ver: lucro, demanda, falta, produto, mercado e fator. Abnormal profit (Ingl).
Saldo ou resultado obtido após deduzidos todos os custos e despesas das receitas totais. Ver: lucro, saldo, resultado, custo, despesa e receita. Net profit, net income, clear profit (Ingl).
Receita obtida pela organização lucrativa e nela mantida com a finalidade de aplicação em seu próprio crescimento. Ver: lucro, receita, organização, lucratividade e crescimento. Retained earnings (Ingl).
Resultado final, obtido da comparação entre as receitas e as despesas ao final do exercício financeiro. Ver: lucro, perda, resultado, receita, despesa e exercício financeiro. Profits and losses (Ingl).
Preço do lote completo (ver).
Preço global, preço total (ver).
Lição de um tema (ver).
Dias de afastamento concedido por lei a servidor público ou trabalhador da iniciativa privada devido a falecimento de familiar, assegurados todos os direitos, como se no exercício do cargo estivesse. Ver: afastamento, servidor público, empregado, iniciativa privada, exercício e cargo. Mourning (Ingl).
Valor pago pelo locatário ao locador, independentemente da quitação do aluguel mensal do imóvel locado. Ver: valor, pagamento, locatário, locador, quitação, aluguel, imóvel e locação. Key money (Ingl).
Produtos supérfluos (ver).