Forma de escolha da amostra, a ser retirada de um todo ou de um conjunto para mensuração. Ver: forma, amostra e conjunto. Sampling (Ingl).
(1) Reprodução de forma maior ou mais produtiva. (2) Desenvolvimento ou aumento, conservando as características iniciais. (3) Nas organizações, a ampliação representa o crescimento pela incorporação de reservas. Ver: produtividade, desenvolvimento, característica, organização, incorporação e reserva. Enlargement, extension (Ingl).
Aumentar, desenvolver, acrescer. Ver: ampliação e desenvolvimento. Extend, enlarge (Ingl).
Agência Nacional de Águas (ver).
Agência Nacional de Aviação Civil (ver).
(1) Estudo metodológico de um todo, decompondo- o em suas partes ou elementos formadores, física e/ou mentalmente, partindo do mais complexo ou geral para o mais simples ou particular. (2) Exame detalhado, minucioso e crítico sobre algo material ou imaterial. Ver: método, parte, elemento, complexidade e material. Analysis (Ingl).
Metodologia de estudo aplicado a uma organização ou parte desta, levantando e verificando seus vários setores, isoladamente, para, em seguida, correlacioná-los, observando seu funcionamento de forma sistêmica com o objetivo de formular parecer técnico. Ver: análise, administração, método, organização, levantamento, verificação, setor, funcionamento, forma, sistema, objetivo, técnica e diagnóstico. Administrative analysis (Ingl).
Técnica aplicada na comparação de produtos e processos com os da concorrência, fundamentando-se no desempenho de mercado. Ver: análise, competição, técnica, produto, processo, concorrência, desempenho e mercado. Competitive analysis (Ingl).
Técnica de análise fundamentada em estudo e verificação meticulosos das fases de desenvolvimento de um planejamento, projeto ou produto, com verificação de sua conformidade e apresentação, em casos que registrem problemas, de soluções corretivas ou de otimização. Ver: análise, técnica, verificação, fase, desenvolvimento, planejamento, projeto, produto, verificação, conformidade, problema, solução, correção e otimização. Critical analysis (Ingl).
Apreciação técnica sistêmica de todas as fases e etapas do projeto e avaliação de seus objetivos em relação aos meios disponíveis de execução, identificando e mensurando problemas com o propósito de apresentar soluções e sugestões, bem como de acompanhar todo seu processamento e funcionamento até o final das metas preestabelecidas. Ver: análise, projeto, planejamento, avaliação, técnica, sistema, fases do projeto, etapa, objetivo, meio, execução, problema, solução, processamento, funcionamento e meta. Critical project analysis (Ingl).
Método de avaliação posto em prática pela dirigência maior da organização, destinado a verificar a aplicação e a adaptação do sistema de controle da qualidade, em face das novas finalidades organizacionais, consequentes de modificações implantadas. Ver: análise, sistema, qualidade, controle da qualidade, controle da qualidade total, método, avaliação, realização, direção, organização, verificação, adaptação, controle, finalidade, modificação e implantação. Critical quality system analysis (Ingl).
Estudo técnico realizado após o levantamento in loco da ocorrência de um acontecimento, com o objetivo de analisá-lo minuciosamente e precisar os motivos determinantes, extraindo ensinamentos para, em seguida, pôr em prática as ações a fim de evitar, de forma geral, outros fatos idênticos e que possam ter relação de causa e efeito. Ver: análise, técnica, realização, levantamento, objetivo, ação, estudo de caso e case. Range analysis (Ingl).
Método de procura imediata do motivo causador de uma anomalia, baseando-se na técnica do diagrama de causa e efeito. Ver: análise, anomalia, método, técnica e diagrama de causa e efeito. Anomaly analysis (Ingl).
Procedimento anterior à tomada de decisão que se desenvolve à medida que o analista vai deliberando e conhecendo as possibilidades de ação fundamentadas em dados apriorísticos ou subjetivos para concluir que as informações iniciais são insuficientes para alcançar a finalidade desejada. Para isso, faz-se necessário complementar as possibilidades de ação existentes com informações precisas, conseguidas por intermédio da experimentação, visando à diminuição de dúvidas e a uma decisão baseada na maior certeza de êxito, com o mínimo de risco durante o processo. Objetivando a tomada de decisão, esse tipo de análise estabelece que, em se utilizando as probabilidades a priori e o resultado da amostragem obtida experimentalmente, é possível obter as chamadas probabilidades revisadas ou a posteriori. Estas, em seguida, podem ser reconsideradas, novamente, como possibilidades a priori, para que se obtenha outra amostra que torne possível a obtenção de outras probabilidades revisadas ou a posteriori, mais precisas do que as primeiras e, assim, sucessivamente. Portanto, a Análise de Bayes é um modelo aberto que incorpora sempre novas informações à medida que se produzem, sendo, dessa forma, adaptável e sequencial. Ver: análise, procedimento, decisão, tomada de decisão, medida, analista, conhecimento, ação, dados, conclusão, informação, objetivo, necessidade, experiência, risco, processo, utilização, amostra, amostragem, forma e adaptação. Bayes' analysis (Ingl).
Técnica que visa à apreciação dos valores aplicados nos componentes e na produção dos bens ou dos serviços, com a finalidade de obter conclusões sobre os processos produtivos em relação aos recursos despendidos. Ver: análise, custo, técnica, valor, componente, produção, produto, bem, serviço, finalidade, conclusão, processo, produtividade e recursos. Cost analysis (Ingl).
Técnica de análise aplicada na verificação e avaliação de uma operação ou atividade. Ver: análise, verificação, avaliação, operação e atividade. Performance analysis (Ingl).
Técnica de análise aplicada na verificação e avaliação do trabalho desenvolvido por todo o sistema, desde o início das operações até o final do produto. Ver: análise, desempenho, sistema, técnica, verificação, avaliação, trabalho, operação, produto e produto final. System performance analysis (Ingl).
Também denominada "análise de procedimentos", constitui-se método de exame e de avaliação das técnicas formais, como organogramas, fluxogramas, diagramas, gráficos de produção e outros documentos e registros capazes de tornar mais racionais, objetivos e simples os procedimentos da organização. Ver: análise, forma, procedimento, método, avaliação, técnica, organograma, fluxograma, diagrama, gráfico, produção, documento, registro, objetivo e organização. Form analysis (Ingl).
(1) Percentual de vendas de uma empresa em relação ao total das demais atuantes num mesmo segmento. (2) Por igual, diz-se em relação às vendas de um produto comparadas às de outros semelhantes no mercado. Ver: análise, mercado, venda, empresa, segmento de mercado, produto e resultado. Market analysis (Ingl).
Técnica de análise aplicada na verificação do trabalho de grupos, equipes ou times com relação a tempo, programas, normas e conformidade da operação de um sistema ou unidade organizacional. Ver: análise, operação, técnica, verificação, trabalho, grupo, equipe, time, programa, norma, conformidade, sistema, unidade, unidade organizacional e análise operacional. Operation analysis (Ingl).
(1) Método auxiliar na classificação e na determinação de prioridade dos problemas, identificando- os em pouco vitais e muito triviais. Para essa determinação, aplicam-se cinco etapas: identificação do problema; estratificação; levantamento de dados; utilização do Gráfico de Pareto e prioridade. Na Análise de Pareto, recorremos a três das ferramentas da qualidade: estratificação, folha de verificação e gráfico de Pareto. (2) “... a regra de Pareto separa os ‘muito insignificantes’ dos ‘poucos que interessam’. Trata-se da regra do 20/80: 20% de seus clientes contribuem para 80% das vendas ou do lucro. Para ser um gerente eficiente, concentre a maior parte dos seus esforços na parcela mais significativa de clientes e encontre modos de baixo custo para atender os demais.” (Robert Heller). (3) 20% do que se faz representam 80% dos resultados obtidos. Ver: análise, método, classificação, problema, etapa, estratificação, folha de verificação, levantamento, dados, utilização, gráfico de Pareto, qualidade, sete ferramentas da qualidade, cliente, clientela, venda, lucro, gerente, eficiência, esforço e atendimento. Pareto’s analysis (Ingl).
Pesquisa realizada pelo consumidor para identificar no mercado as melhores condições de preços de um bem ou de um serviço. Ver: análise, preço, pesquisa, consumidor, mercado, produto, bem e serviço. Price analysis (Ingl).
O mesmo que "análise de formas" (ver). Procedure analysis (Ingl).
Técnica empregada na verificação do relacionamento entre causa e efeito, objetivando a identificação do motivo da ocorrência de um problema durante o processamento, para que sejam aplicadas soluções adequadas, capazes de reduzi-lo ou evitar sua ampliação. Ver: análise, processo, técnica, verificação, objetivo, problema, processamento, solução e ampliação. Process analysis (Ingl).
Técnicas aplicadas na apreciação dos valores dos custos e das receitas para determinar a eficácia lucrativa e/ou a consecução das metas organizacionais programadas. Ver: análise, resultado, técnica, valor, custo, receita, eficácia, lucratividade, meta, programa e programação. Results analysis (Ingl).
Processo de levantamentos e avaliações de novos projetos, investimentos, produtos, entradas e concorrências em mercados, capacidade tecnológica e demais fatores incidentes no ambiente interno devido a ocorrências macroambientais. Ver: análise, risco, processo, levantamento, avaliação, projeto, investimento, produto, concorrência, mercado, capacidade, tecnologia, fator, ambiente, ambiente interno e macroambiente. Risk analysis (Ingl).
Técnica de avaliação com o objetivo de estabelecer possíveis diferenças nos resultados a serem conseguidos num projeto ou negócio, em face de influência das variáveis relevantes capazes de incidir sobre sua realização. Ver: análise, técnica, avaliação, objetivo, resultado, projeto, negócio, variáveis relevantes e realização. Sensitivity analysis (Ingl).
(1) Processo de estudo de um bem ou de um serviço, mediante a decomposição em suas principais funções para determinar melhores e mais racionais soluções organizacionais e possibilitar a redução dos custos produtivos. (2) Verificação detalhada das fases de planejamento, execução, venda, distribuição e serviços agregados, formadores da cadeia de valor inerente ao produto, com a finalidade de diminuir custos operacionais. (3) Método de apreciação das funções relativas aos sistemas, produtos, especificações, padrões, utilizações e demais procedimentos do controle da qualidade total, objetivando o atendimento dos requisitos planejados, dentro do mínimo custo total. (4) A análise de valor também se denomina gerenciamento do valor e engenharia do valor. (5) Este método, para eliminar custos supérfluos na elaboração de produtos, data de 1981. Ver: análise, valor, processo, produto, bem, serviço, função, melhoramento, solução, organização, custo, custo operacional, verificação, planejamento, execução, venda, distribuição, valor agregado, cadeia de valor, finalidade, método, sistema, especificação, padrão, utilização, procedimento, controle da qualidade total, objetivo, produto de valor agregado e serviço de valor agregado. Value analysis (Ingl).
Apreciação da potencialidade de venda de produtos, fundamentada no comportamento da clientela, nas observações e opiniões colhidas no mercado e nas diferenças dos produzidos pela concorrência. Ver: análise, potencialidade, venda, produto, produção, cliente, clientela, mercado e concorrência. Saleability analysis (Ingl).
Procedimento que visa avaliar projetos técnicos quanto a suas possibilidades de êxitos, levando em conta as variáveis relevantes capazes de influir no ambiente interno da organização, bem como identificando, estudando e mensurando as potencialidades econômico-financeiras e administrativo-sociais em relação aos objetivos a que se propõem. Ver: análise, viabilidade, procedimento, avaliação, projeto, técnica, variáveis relevantes, ambiente, ambiente interno, organização, potencialidade e objetivo. Viability analysis (Ingl).
Método de identificação e observação de pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades relativos ao macroambiente. Ver: análise, ambiente, método, matriz SWOT, pontos fortes, pontos fracos, ameaças, oportunidades e macroambiente. Environment analysis (Ingl).
Projeção fundamentada em pesquisas de mercado e levantamentos de vendas realizados pela própria organização, com o objetivo de avaliar por quanto tempo o produto terá a aceitação dos consumidores e em que quantidade. Ver: análise, ciclo, produto, vida do produto, ciclo de vida do produto, vida útil, projeção, pesquisa, pesquisa de mercado, levantamento, venda, organização, objetivo, avaliação, consumidor e quantidade. Product life cycle analysis (Ingl).
Procedimento fundamentado em estudo dos níveis de satisfação e/ou insatisfação do adquirente e usuário de bens ou de serviços, identificados em levantamentos no mercado, observando tipos, marcas, embalagens, preços, promoções de vendas, formas de atendimento ao cliente e diferenciações outras oferecidas pelos produtores, prestadores de serviços, distribuidores e vendedores. Ver: análise, consumidor, procedimento, cliente, satisfação do cliente, adquirente, usuário, produto, bem, serviço, levantamento, mercado, tipo, marca, embalagem, preço, promoção, venda, forma, atendimento, serviço de atendimento ao cliente, produtor, prestador de serviços, distribuidor, vendedor, análise do consumidor, produto de valor agregado e serviço de valor agregado. Consumer behavior analysis (Ingl).
(1) Conjunto de técnicas e métodos de levantamentos de mercado, cuja finalidade é identificar, analisar e compreender os fatores psicológicos, sociológicos e demográficos relevantes, capazes de influenciar o consumidor, de acordo com as disponibilidades de recursos e de tempo, em relação ao produto e ao mercado, apreciados sob os seus mais variados aspectos. (2) Estudo do comportamento do adquirente de bens e usuário de serviços, com a aplicação de pesquisas de mercado e técnicas de marketing, objetivando a identificação de suas necessidades, anseios e expectativas. Ver: análise, consumidor, conjunto, técnica, método, levantamento, mercado, finalidade, fator, recursos, produto, adquirente, usuário, bem, serviço, pesquisa, marketing, objetivo, necessidade, expectativa e análise do comportamento do consumidor. Consumer analysis (Ingl).
Estudo das variáveis demográficas, físicas, naturais, tecnológicas, culturais, políticas e sociais que influenciam no macroambiente. Ver: análise, macroambiente, variáveis, variáveis ambientais, tecnologia e cenário. Macroenvironment analysis (Ingl).
Técnica de levantamento de informações sobre o mercado consumidor e os concorrentes, com o objetivo de avaliar a evolução potencial futura, possibilitando redução de situações de riscos para a organização. Ver: análise, técnica, levantamento, informação, mercado, mercado consumidor, concorrentes, objetivo, avaliação, risco e organização. Return analysis, backtrack analysis (Ingl).
Técnica industrial que divide o trabalho em atividades sequenciais, implantando um sistema de produção programada para obtenção de maior nível de eficiência, eficácia e efetividade produtivas. Ver: análise, operação, técnica, indústria, trabalho, atividade, implantação, sistema, produção programada, eficiência, eficácia, efetividade, produtividade e análise de operação. Operational analysis (Ingl).
(1) Técnica utilizada na administração de pessoal para identificar capacitação profissional, habilidades individuais, aptidões vocacionais e traçar perfis de personalidade de candidatos à contratação. (2) A análise profissiográfica é ainda o instrumento que possibilita a obtenção de informações para treinamentos, avaliações, movimentações e outras atividades relacionadas com os trabalhos da área de gestão de pessoas. Ver: análise, técnica, utilização, administração, capacitação, profissão, profissional, habilidade, aptidão, vocação, informação, treinamento, avaliação, atividade, trabalho, gestão de pessoas, gestão do capital humano e gestão estratégica de recursos humanos. Psychographic analysis (Ingl).
(1) Processo de estudo e avaliação da competitividade de uma organização, fundamentado na análise das variáveis de forças, de fraquezas, de oportunidades e de ameaças, em relação às demais, atuantes no mercado. (2) Levantamento e estudo dos pontos fortes (S — Strong points) e dos pontos fracos (W — Weak points), com visão interna (microambiente) em relação às oportunidades (O — Opportunities) e às ameaças (T — Threats), como visão externa (macroambiente), visando à elaboração de um diagnóstico estratégico para o fortalecimento da missão da organização. Ver: análise, processo, avaliação, competitividade, organização, variáveis, oportunidades, ameaças, mercado, análise do ambiente, levantamento, pontos fortes, pontos fracos, visão, ambiente interno, macroambiente, ambiente geral, diagnóstico, diagnóstico estratégico e missão. SWOT analysis (Ingl).
Processo de estudo com a finalidade de verificar se os requisitos técnicos preestabelecidos para a realização de um objetivo atendem aos princípios específicos da matéria em apreciação. Ver: análise, técnica, processo, verificação, característica, objetivo, específico e matéria. Technical analysis (Ingl).
Técnico que realiza levantamentos sobre as atividades do mercado, as analisa e interpreta com o fim de oferecer projeções futuras de seu funcionamento, bem como de opinar sobre a viabilidade de um projeto ou de um empreendimento da organização, identificando situações possíveis de ocorrer a curto, médio e longo prazos. Ver: análise, técnico, realização, levantamento, atividade, mercado, interpretação, funcionamento, viabilidade, projeto, empreendimento, organização, finalidade, prazo, curto prazo, médio prazo e longo prazo. Analyst (Ingl).
Técnico habilitado a proceder levantamentos, análises e acompanhamentos relativos ao plano de cargos, funções e salários da organização, em relação ao mercado de trabalho, por meio de pesquisas sistêmicas, com a finalidade de acompanhar as oscilações salariais e manter informada a dirigência no que tange à manutenção ou à modificação do programa salarial. Ver: analista, salário, técnico, especialista, responsabilidade, procedimento, levantamento, análise, plano, cargo, plano de cargos, função, organização, mercado, trabalho, mercado de trabalho, pesquisa, sistema, finalidade, direção, manutenção, modificação e programa. Salary analyst (Ingl).
Analista (ver).
Agência Nacional de Telecomunicações (ver).
Loja-âncora (ver).
Agência Nacional de Cinema (ver).
Agência Nacional de Energia Elétrica (ver).
Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade.
(1) Parte ou partes que se juntam para complementar, compor ou formar um todo. (2) Documentação adicional, juntada à principal, para formação de um processo. (3) Acessório ligado a um conjunto. (4) Complemento. Ver: parte, documento, processo, acessório e conjunto. Attachment, enclosure (Ingl).
Cliente insatisfeito (ver).
Elevação de uma ideia simples a uma estratégia de negócios, de maneira a que todos os setores da organização conheçam detalhadamente seus objetivos e possam, assim, entendê-los, fazendo- os expandir e cuidando para que essa estratégia nunca mude. Ver: ideia, estratégia, negócio, setor, organização, objetivo e atendimento. Mental angle (Ingl).
Assembleia Geral Ordinária (ver).
Anulação (ver).
Período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro. O ano civil coincide, em número de dias, com o ano fiscal. Ver: período, ano fiscal, ano comercial, ano financeiro e exercício financeiro. Calendar year (Ingl).
Período de doze meses, os quais são convencionados, unitariamente, como de trinta dias. Ver: período, ano civil, ano fiscal, ano financeiro e exercício financeiro. Commercial year (Ingl).
O mesmo que exercício financeiro (ver). Financial year (Ingl).
O mesmo que exercício financeiro (ver). Fiscal year, tax year (Ingl).
(1) Desvio acentuado dos padrões de uma operação que requer a adoção de medida de correção. (2) Anormalidade no funcionamento de uma tarefa ou de uma operação. (3) Diferença entre as características exigíveis e as apresentadas por um produto, que se mostram inferiores em qualidade e/ou quantidade. Ver: desvio da qualidade, padrão, operação, medida, correção, funcionamento, tarefa, característica, produto, qualidade e quantidade. Anomaly (Ingl).
Anomalia (ver).
Análise de anomalia (ver).
Empresa anoréxica (ver).
Sigla da antiga Agência Nacional do Petróleo e, hoje, da atual Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ver).
Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Industriais.
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ver).
Estado de inquietude e impaciência, causador de inibição ou excitação, que pode tornar a pessoa incapaz de controlar-se ou controlar situações adversas ou momentos de tensões. Anxiety, apprehension (Ingl).
Replicar (ver).
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ver).
O mesmo que "prever" (ver). Anticipate (Ingl).
Prever, antecipar (ver).
(1) Período de negociação que inicia com os entendimentos e finda com o ato da celebração do contrato. (2) Pré-contrato. Ver: período, negociação, entendimento, ato e contrato. Precontract (Ingl).
(1) Fase inicial do projeto quando são levantadas, comparadas e analisadas todas as vantagens e desvantagens, possibilitando uma tomada de decisão quanto à realização ou não de um empreendimento. (2) Estudo básico em que pontos mais determinantes e preliminares permitem que se escolha entre prosseguir o planejamento e proceder à elaboração do projeto final ou decidir por seu cancelamento. Ver: projeto, levantamento, análise, vantagem, desvantagem, decisão, tomada de decisão, realização, empreendimento, conclusão, planejamento, fases do projeto e projeto final. Draft project, preliminary draft (Ingl).
Estratégia de antidiferenciação (ver).
Tempo de serviço do servidor público que lhe confere o direito de preferência em caso de promoção para classe superior ou cargo mais elevado, por ter maior tempo de serviço público em sua classe ou categoria funcional. Ver: tempo de serviço, servidor público, promoção, serviço público, classe, cargo e categoria. Seniority (Ingl).
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ver).
(1) Ato ou efeito de anuir. (2) Aprovar, aceitar, consentir. Acquiescence (Ingl).
Ato ou ação de anular. Ver: ação e anular. Nullification, annulment (Ingl).
Tornar sem efeito, tornar nulo. Ver: anulação. Nullify (Ingl).
(1) Mensagem publicitária de um produto, produtor, marca ou comunicado de qualquer outro tipo, de interesse do anunciante, do público ou de segmento deste. (2) “Em Tebas, em 1000 a.C., alguém perdeu um escravo chamado Shem e decidiu distribuir um anúncio oferecendo uma moeda de ouro por sua devolução. Esse é o anúncio mais antigo do mundo, precursor da propaganda moderna.” (Alberto Júlio e José Salibi Neto, autores da obra Inovação e Mudança). Ver: publicidade, propaganda, produto, produtor, marca, comunicação, tipo, mercado, segmento de mercado e marketing. Advertisement (Ingl).
Técnica de marketing em que uma organização utiliza a mídia para divulgar, direta ou indiretamente, um seu produto notadamente melhor do que os concorrentes. Ver: anúncio, técnica, marketing, organização, utilização, produto, diferenciação do produto, diferencial competitivo, melhoramento e concorrentes. Comparison Advertising (Ingl).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ver).
Ansiedade (ver)
Em perfeito estado de conservação (ver).
(1) Termo usado como jargão para significar a paralisação de um sistema grandioso, de forma surpreendente e com efeitos espetaculares. (2) Desorganização ou caos, por falha humana, técnica ou de aparelhagem do funcionamento de uma rede integrada de produção ou de prestação de serviços, com repercussões regionais ou nacionais. Ver: sistema, forma, falha, técnica, funcionamento, produção, serviço e prestação de serviços. (s/ Ingl).
Estratégia de propaganda que usa mensagens humorísticas para conseguir objetivos mercadológicos. Ver: estratégia, propaganda, marketing, utilização, objetivo e mercadologia. Humorous appeal (Ingl).
Aprendizado de conhecimentos novos, adquiridos por meio de treinamentos, objetivando a atualização ou especialização do trabalhador. Ver: aprendizagem, conhecimento, treinamento, objetivo, inovação, especialização e trabalhador. Improvement (Ingl).
Termo metafórico, também de uso em Administração, que significa estar alguém em situação difícil, complicada, confusa. Ver administração. Bound (Ingl).
Entrada, aumento ou reforço de capital. Supply capital (Ingl).
O mesmo que aporte de capital (ver). Supply funds (Ingl).
Servidor público, trabalhador da iniciativa privada, profissional autônomo ou profissional liberal que, por completar tempo de serviço necessário para ingressar na inatividade ou por motivo de enfermidade, obteve aposentadoria, isto é, transferiu- se do quadro de pessoal ativo para o inativo. Ver: servidor público, serviço público, trabalhador, empregado, iniciativa privada, profissional, autônomo, profissional liberal, tempo de serviço, inatividade, aposentadoria, pessoal ativo, pessoal inativo e previdência social. Retired, retired officer, pensioner (Ingl).
Direito do trabalhador à prerrogativa da inatividade remunerada, após a prestação de tempo de serviço determinado por lei ou por incapacidade para o trabalho. Ver: trabalhador, inatividade, aposentado, pessoal inativo, remuneração, tempo de serviço, incapacidade laboral, serviço público e previdência social. Retirement (Ingl).
Tipo de aposentadoria obrigatória do servidor público ao completar setenta anos de idade ou em casos específicos, conforme determinação legal. Ver: aposentadoria, servidor público, serviço público e específico. Old age pension, compulsory retirement (Ingl).
Tipo de aposentadoria a que tem direito o trabalhador por incapacidade física ou mental para o trabalho. Ver: aposentadoria, trabalhador, incapacidade laboral, serviço público e previdência social. Disability retirement (Ingl).
O mesmo que aposentadoria voluntária (ver). Retirement (Ingl).
Tipo de aposentadoria cuja concessão é proporcional ao tempo de serviço prestado pelo beneficiado. Ver: aposentadoria, concessão e tempo de serviço. Proportional retirement (Ingl).
Tipo de aposentadoria a que tem direito o trabalhador, após o tempo mínimo de serviço estipulado por lei, para o ingresso na inatividade remunerada, ficando-lhe assegurado o direito de requerê-la quando assim desejar, desde que não haja motivo determinante. Ver: aposentadoria, trabalhador, tempo de serviço, inatividade, remuneração, serviço público, iniciativa privada e previdência social. Retirement (Ingl).
Tipo de aposentadoria em que o servidor público, ao completar 65 anos se homem e 60 se mulher, solicita passagem para a inatividade, com proventos proporcionais ao tempo efetivo de serviço. Ver: aposentadoria, aposentadoria voluntária, servidor público, inatividade e proventos. Old-age pension (Ingl).
Ato pelo qual uma pessoa adquire aposentadoria, ingressando na inatividade. Ver: ato, aposentadoria e inatividade. Retire (Ingl).
Aditamento, anotação ou adendo registrado à margem de um documento. Ver: aditivo, adendo, registro e documento. Syllabus (Ingl).
Papo furado (ver).
Uso, formulário (ver).
Empurrar com a barriga (ver).
Entrevista, designação (ver).
Rateio (ver).
Avaliação (ver).
Avaliar, proceder à avaliação (ver).
Avaliador (ver).
Valorização (ver).
Ansiedade (ver).
Aprendizagem, aprendizado, estágio (ver).
Enfoque (ver).
(1) Ato de aprazar, fixar prazo. (2) Determinação de um período ou de uma data para o cumprimento de uma obrigação. (3) Convocação. Ver: prazo, prazo determinado, prazo final, ato, período e obrigação. Assignation (Ingl).
(1) Venda ou transação negocial em que o pagamento ou o cumprimento obrigacional convencionado realizar-se-á em espaço de tempo compreendido entre o ato efetivado pelas partes e a data de sua total quitação. (2) Em comércio, o mesmo que venda a prestação, a crédito, a crediário. Ver: venda, transação, negócio, pagamento, obrigação, quitação, comércio, à vista e preço à vista. On term, hire-purchase (Ingl).
(1) Conhecimento adquirido no ambiente de trabalho, sobretudo por meio da prática de transformar decisões em atividade, em ação afetiva, em fazer acontecer. (2) Realizar, por ação individual, assistido por outra pessoa ou, ainda, seguindo instruções por intermédio de meios visuais e/ou audiovisuais, qualquer tipo de produção. Ver: aprendizagem, trabalho, decisão, atividade, ação, fazer acontecer, best practices, meio, artesanato, artesão, autodesenvolvimento, autoconhecimento, tipo e produção. Learn by doing (Ingl).
Menor com idade entre catorze e dezoito anos, dependente de formação profissional metódica para a especialidade do exercício de seu trabalho. O aprendiz tem contrato de trabalho e direitos iguais aos dos adultos, sendo impedido de atividades noturnas, perigosas ou insalubres, jornada de trabalho superior a seis horas ou que o impeça de frequentar estabelecimento escolar, bem como de ter contrato de aprendizagem com prazo maior do que dois anos. Ver: profissional, estagiário, especialidade, exercício, trabalho, trabalhador, atividade, periculosidade, insalubridade, aprendizagem e treinamento. Apprentice, novice (Ingl).
O mesmo que aprendizagem (ver). Apprenticeship (Ingl).
(1) Capacidade de aprender novos conhecimentos. (2) Processo dinâmico, ativo e global da troca de informações. (3) Forma de processo de autoavaliação. (4) É a reflexão para a ação. (5) Aprendizado. Ver: capacidade, conhecimento, processo, informação, forma, autoavaliação, treinamento, aprendiz, estagiário, trainee e aprendizagem individual. Apprenticeship (Ingl).
Princípio segundo o qual os administradores aprendem mais uns com os outros do que frequentando cursos em universidades. Esse princípio, criado e defendido por Reg Revans, britânico e ex-presidente da European Association of Management Training Center, fundamentou-se nos trabalhadores novatos de minas, que recebiam ensinamentos técnico-profissionais, de segurança e de superação do medo das profundezas com os mineiros antigos e experientes. Ver: aprendizagem, princípio, administrador, trabalhador, técnico, profissional e experiência. Action learning (Ingl).
(1) Princípio segundo o qual as organizações aprendem duplamente ao corrigir os erros que cometem e os motivos que os causaram. Esse princípio mostra-se básico para a "organização que aprende". (2) O criador da aprendizagem dupla é Chris Argyris, professor de Comportamento Educacional e Organizacional da Harvard University, EUA). Ver: aprendizagem, princípio, organização, organização que aprende e correção. Double learning (Ingl).
Conjunto formado pelo treinamento, capacitação e profissionalização pessoal. Ver: conjunto, treinamento, capacitação e profissionalismo. Individual apprenticeship (Ingl).
“A aprendizagem vivencial é a consequência do envolvimento das pessoas em uma atividade na qual, além de vivenciá-la, elas têm a oportunidade de analisar o processo de forma crítica, extrair algum insight útil dessa análise e aplicar o aprendizado em seu cotidiano.” (Maria Rita Miranda Gramigna). Ver: aprendizagem, atividade, análise, processo, insight, conhecimento e treinamentos vivenciais. Existential learning (Ingl).
O mesmo que a prazo (ver). Hire purchase (Ingl).
Retorno do servidor posto em disponibilidade ao serviço público, para o exercício do cargo que ocupava, em caso de não extinção, ou de outro, de acordo com suas aptidões funcionais. Ver: servidor público, serviço público, exercício, cargo, disponibilidade e aptidão. Utilization (Ingl).
(1) Abastecimento de provisões. (2) Sistema integrado de aquisições, armazenagem, distribuição e controle de mercadorias ou bens para o abastecimento. (3) O mesmo que provisionamento ou provisão. Ver: sistema, aquisição, armazenagem, distribuição, controle, mercadoria, bens, provisionamento e provisão. Supply of provisions, provisioning (Ingl).
(1) Capacidade para realizar uma atividade específica. (2) Habilidade natural ou adquirida para a realização precisa de uma atividade de forma eficiente e eficaz. (3) Dom. Ver: habilidade, realização, atividade, eficiência e eficácia. Flair, aptness, aptitude (Ingl).
Aptidão (ver).
Aptidão (ver).
Aptidão ou capacidade da pessoa para exercitar cargo, função, emprego, ofício ou atividade. Ver: aptidão, capacidade, exercício, cargo, função, emprego, ofício e atividade. Able, capable (Ingl).
Ato ou efeito de comprar ou adquirir algo. Ver: comprar, comprador, adquirir e adquirente. Acquisition, procurement, purchase (Ingl).
Árbitro (ver).
Condição, ofertada pela lei, às pessoas para contratar a arbitragem na solução de controvérsias ou litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis. Ver: utilização, arbitragem, árbitro, solução, patrimônio e disponibilidade. Arbitrability (Ingl).
Arbitrabilidade (ver).
Procedimento alternativo e voluntário extrajudicial para solucionar litígios ou conflitos entre as partes, desde que relativos a direitos patrimoniais disponíveis, por intermédio de pessoa ou entidade, denominadas árbitro ou tribunal arbitral, respectivamente, durante a realização do processo, quando é tentada, no início, a conciliação e, não obtendo êxito, realizam julgamento e proferem sentença, que possui idêntica valia da emitida por juiz togado ou tribunal do Poder Judiciário. Ver: procedimento, solução, parte, patrimônio, disponibilidade, entidade, realização, processo, conciliação, árbitro, arbitar. Arbitration, arbitrament (Ingl).
Arbitragem (ver).
O mesmo que arbitragem (ver). Arbitration (Ingl).
Ato ou ação de proceder arbitragem. Arbitrate (Ingl).
Dispensa arbitrária (ver).
Dispensa arbitrária ou sem justa causa (ver).
Arbitrar (ver).
Arbitragem, arbitramento (ver).
Árbitro (ver).
Pessoa que pratica arbitragem. Ver: arbitragem e arbitrar. Arbitrator, arbiter (Ingl).
Arquivo (ver).
Arquivista (ver).
Arquivologia (ver).
Ver: ambiente de trabalho, ambiente ideal e instalações. Work area (Ingl).
(1) Dependência onde são estocados produtos acabados ou matérias-primas de uma organização. (2) Dependência onde são guardados materiais em geral. Ver: estoque, produto acabado, matéria-prima e organização. Warehouse (Ingl).
(1) Estocagem em depósito da organização de produtos acabados a serem colocados no mercado, ou de materiais de consumo para utilização interna. (2) Aluguel de depósito de terceiro ou taxa de armazenagem, visando à guarda de produtos, matérias-primas e/ou outros bens, em estações, trapiches e armazéns congêneres. (3) Registro de dados ou informações para utilização futura. Ver: estoque, estocagem, depósito, organização, produto, produto acabado, mercado, matéria-prima, utilização, bem, trapiche, armazém, registro, dados e informação. Warehousing, storage (Ingl).
O mesmo que "armazenagem" (ver). Storage (Ingl).
(1) Estocar ou depositar temporariamente produtos acabados, matérias-primas, mercadorias ou outros bens em armazém. (2) Registrar dados ou informações para utilização futura. Ver: estoque, depósito, produto acabado, matéria-prima, mercadoria, bem, armazém, registro, dados e informação. Store, stock (Ingl).
Antecipação da Receita Orçamentária.
Denominação da rede mundial de computadores que, a partir de 1969, passou a denominar-se Internet. Ver: rede, informática e Internet. Arpanet (Ingl).
Profissional responsável pela gestão dos arquivos. Ver: profissional, responsabilidade, gestão e arquivo. Archivist, filing clerk (Ingl).
(1) De acordo com o Dicionário de Termos Arquivísticos do Arquivo Nacional, publicação de 1992, está averbada como princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos. (2) “Arte ou processos de arquivista” (MICHAELIS — Moderno Dicionário da Língua Portuguesa). (3) “Arquivologia.” (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa). (4) “ARQUIVOLOGIA” (Dicionário HOUAISS da Língua Portuguesa). Ver: princípio, técnica, produção, organização, utilização, arquivo, processo e arquivista. Filing or recording technique (Ingl).
(1) Local apropriado para a guarda de documentos, observando uma sistemática organizacional de controle. (2) Em informática, representa as gravações de mesma denominação impressas em disco do computador. Ver: documento, sistema, sistema organizacional, controle e informática. File, archive (Ingl).
(1) Segundo o Dicionário de Termos Arquivísticos do Arquivo Nacional, publicação de 1992, está averbada como disciplina que tem por objeto o conhecimento dos arquivos e da arquivística. O Dicionário de Terminologia Arquivística do Núcleo da Associação dos Arquivistas Brasileiros, São Paulo (1996) registra o seguinte: “disciplina — também conhecida como "arquivologia" — que tem por objeto o conhecimento da natureza dos arquivos e das teorias, métodos e técnicas a serem observados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização.” (2) “Arquivologia é uma subárea da Ciência da Informação que objetiva a organização, o gerenciamento, a preservação e a disseminação de arquivos documentais correntes e intermediários, contribuindo para a racionalização e a administração das organizações públicas e privadas, bem como de arquivos documentais permanentes contribuindo como fonte de investigação e pesquisa.” (Site do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Estadual de Londrina). Ver: disciplina, objeto, conhecimento, arquivo, arquivística, registro, método, técnica, organização, desenvolvimento, utilização, gerenciamento, administração, pesquisa e arquivo permanente. Archivology (Ingl).
Antiga terminologia, hoje denominado arquivo permanente (ver). Inactive file (Ingl).
(1) Acervo de documentos antigos e pouco consultados, mantidos por organizações públicas e da iniciativa privada para atender as exigências legais, consultas de interessados e registrar fatos constitutivos da cultura organizacional. (2) O arquivo permanente, no passado, denominava-se arquivo morto. Há instituições que ainda mantêm essa terminologia. Ver: arquivo, arquivo público, arquivística, arquivologia, arquivista, documento, organização, serviço público, iniciativa privada, atendimento, registro, cultura organizacional e instituição. Permanent file (Ingl).
Instituição oficial responsável pela reunião, organização, conservação e controle dos documentos de entidades do serviço público e da iniciativa privada, objetivando suas consultas e divulgações, bem como a preservação da cultura corporativa oficial. Ver: arquivo, arquivo morto, instituição, organização, entidade, conservação, controle, serviço público, iniciativa privada, objetivo e cultura organizacional. Office of public records, public file (Ingl).
Expressão metafórica, utilizada também em Administração, que significa iniciar algo, começar o trabalho, encetar um empreendimento, dedicar-se à realização de uma tarefa. Ver: administração, trabalho, empreendimento, realização e tarefa. Roll up one’s sleeves (Ingl).
Pessoa proprietária de imóvel arrendado. Ver: arrendamento, arrendatário, imóvel e bens imóveis. Lessor, renter (Ingl).
Contrato em que o proprietário de bem imóvel (arrendador), mediante pagamento fixo, por prazo determinado, concede o direito de uso e gozo do imóvel a outra pessoa (arrendatário). Ver: contrato, propriedade, proprietário, imóvel, pagamento, prazo, arrendador e arrendatário. Renting, lease (Ingl).
Contrato de arrendamento superior a quatro anos. Ver: contrato, arrendamento, arrendador, arrendatário e longo prazo. Long-term lease (Ingl).
(1) Pessoa que arrenda um imóvel. (2) Arrendador. Ver: arrendamento, imóvel, bens imóveis e arrendador. Leaseholder, tenant, lessee (Ingl).
Correr o risco, aceitar uma situação de desafio em uma transação, negócio ou empreendimento. Ver: risco, transação, negócio e empreendimento. Take a chance (Ingl).
Expressão designativa de salários irrisórios, aviltantes, geralmente motivados por falta de políticas governamentais corretas e planejadas. Ver: salário e planejamento. Wage squeeze (Ingl).
Ofício (ver). Termo relativo à atividade de trabalho.
Segundo Albert Einstein, a arte combinatória — como conceituava em seu trabalho — era a habilidade em juntar elementos, linguagem ou áreas do conhecimento, para realizar descobertas científicas e criações artísticas. Ver: trabalho, habilidade, elemento, conhecimento, realização e criatividade. Combinatory art (Ingl).
Produto resultante de trabalho mecânico. Ver: produto, resultado, trabalho e mecanização. Artifact, workmanship (Ingl).
(1) Arte ou ofício de artesão. (2) Trabalho manual, de produção caseira, feito por artesão. (3) Conjunto de artesãos. (4) No quarto milênio a.C., na Mesopotâmia, os artesãos, principalmente os sumérios, produziam panelas de cerâmica e de argila, dentre outros objetos, e os vendiam. Ver: artesão, trabalho e feito à mão. Craftsmanship, handicraft (Ingl).
Trabalhador manual que exerce arte ou ofício por conta própria, geralmente em casa ou oficina, de forma individual ou auxiliado por familiares e/ou outros profissionais do artesanato. Ver: trabalhador, forma, profissional, artesanato, feito à mão e artífice. Craftsman, handicraftsman (Ingl).
Artigo (ver).
Distrato (ver).
Estatuto (ver).
Artefato (ver).
(1) Pessoa que executa trabalhos de arte. (2) Artesão. Ver: trabalho, artesão e artesanato. Wright (Ingl).
O mesmo que "artimanha" (ver). Tangle (ver).
(1) Bem ou mercadoria produzida para atender às necessidades do consumidor, mediante venda no comércio. (2) Dispositivo ou preceito escrito que, em conjunto, constitui norma legal (leis, decretos, portarias, regulamentos, regimentos e estatutos). Ver: bem, mercadoria, produção, atendimento, necessidade, consumidor, venda, comércio, conjunto, norma, regulamento, estatuto e mercado. Article (Ingl).
Opção do consumidor por adquirir determinado produto dentre vários similares, até mesmo os de preços menores do que o escolhido. Ver: artigo, consumidor, aquisição, produto e preço. Preference item (Ingl).
Artigo já usado, não adquirido em estado de novo. Ver: artigo e aquisição. Second-hand article (Ingl).
(1) Bens ou mercadorias produzidas sem esmero, qualidade ou acabamento. (2) Produto malfeito, mal-acabado ou defeituoso devido ao emprego de matéria-prima inferior ou feitura às pressas. Ver: bens, mercadoria, produção, qualidade, acabamento, produto, defeito e matéria-prima. Shoddy goods (Ingl).
Produtos que são identificados por possuírem marcas e/ou produtores famosos, com etiquetas conhecidas pela qualidade do artigo. Ver: artigo, produto, produtor, marca e qualidade. Designer goods (Ingl).
Produtos de baixo custo aquisitivo, de grande aceitação no mercado, de uso popular e adquiridos com muita frequência. Ver: artigo, produto, custo, aquisição, mercado e uso. Convenience goods (Ingl).
Produtos que, por suas características, são de uso necessário, constante e até indispensáveis para o consumidor. Ver: artigo, utilidade, característica, uso e consumidor. Useful ware (Ingl).
Termo metafórico, também utilizado em Administração, que significa fraude, astúcia, artifício. Ver: administração e fraude. Tangle (Ingl).
(1) Elevação do servidor público do cargo que ocupa para outro de maiores e mais complexas responsabilidades e atribuições que exija melhor qualificação profissional, com vencimento mais elevado ou funções mais compatíveis com sua formação. (2) Desenvolvimento na carreira do funcionário público que ocorrerá por progressão, promoção ou transformação. Ver: servidor público, serviço público, cargo, complexidade, responsabilidade, atribuição, qualificação, profissional, vencimento, função, desenvolvimento, carreira, progressão, promoção, transformação e assunção. Functional promotion (Ingl).
Oferta de preço (ver).
Dormir no ponto (ver).
Dormir no ponto (ver).
(1) Trabalhador que exerce uma atividade, recebendo, em contraprestação, uma paga periódica ajustada previamente. (2) Profissional pago mediante salário. Ver: trabalhador, exercício, atividade, pagamento, profissional e salário. Wage earner (Ingl).
Forma de agir de uma pessoa ou grupo, sistemática e frequentemente, com características de violência psicológica ou desrespeito moral capazes de atingir e perturbar emocionalmente subordinados ou iguais no local e relações de trabalho, forçando, até, a solicitação de desligamento empregatício. Ver: forma, ação, grupo, característica, trabalho, local de trabalho, relação de trabalho, relação de emprego, vínculo empregatício e assédio sexual. Moral harassment (Ingl).
Toda e qualquer forma de abordagem, seja verbal ou física, que vise obter vantagens sexuais, utilizando-se como meio para a consecução desse objetivo a hierarquia na relação de trabalho, independentemente do local onde ocorrer. Ver: forma, vantagem, objetivo, hierarquia, trabalho, relação de trabalho e assédio moral. Sexual harassment (Ingl).
Aplicação dos meios de controle e acompanhamento da produção capazes de garantir o alcance total da qualidade do bem ou do serviço, dentro das especificações técnicas exigíveis e desejadas pela organização. Ver: qualidade, meio, controle, produção, garantia, produto, bem, serviço, especificação, técnica, organização, controle da qualidade, controle da qualidade total, melhoria contínua e kaizen. Assure the product quality (Ingl).
Reunião de acionistas de uma sociedade anônima, convocada e instalada de acordo com a lei e o estatuto social, para deliberar sobre qualquer matéria de interesse societário, desde que contida no edital de convocação, cuja divulgação prévia é obrigatória. (2) Forma de colegiado decisório, adotado por entidades associativas em geral, composto por seus associados. (3) Órgão máximo de decisão social. Ver: reunião, acionista, sociedade anônima, assembleia geral ordinária, estatuto, deliberação, edital, entidade, forma, associação, órgão e decisão. Special shareholders’ meeting, extra shareholders’ meeting (Ingl).
(1) Reunião de acionistas de uma sociedade anônima, convocada pela diretoria, com finalidades estatutárias específicas, como apreciação do balanço anual e seus demonstrativos, eleições dos dirigentes, conselheiros fiscais e suplentes. (2) Forma de colegiado adotada por entidades associativas em geral, composto por seus sócios com idênticos objetivos. (3) Órgão máximo de decisão societária, para deliberar sobre os assuntos determinados pelo estatuto social. (4) Convocada previamente por edital, cuja divulgação é obrigatória, a assembleia geral ordinária deverá realizar- se até quatro meses após encerrado o exercício social estabelecido pelo estatuto social. Ver: reunião, acionista, sociedade anônima, assembleia geral extraordinária, diretoria, finalidade, balanço, dirigente, direção, conselho fiscal, conselheiro fiscal, entidade, associação, objetivo, órgão, decisão, deliberação, estatuto, edital e exercício social. Ordinary shareholders’ meeting, annual shareholders’ meeting (Ingl).
Fabricar por encomenda (ver).
Montagem (ver).
Linha de montagem (ver).
Produção em cadeia (ver).
Declaração (ver).
Assertividade (ver).
Defesa pessoal de pontos de vista, centrada em conhecimentos próprios. Ver: conhecimento, conflito e autoafirmação. Assertiveness (Ingl).
Tombamento (ver).
Critérios de avaliação (ver).
Assistência prestada por técnico especializado à dirigência da organização. Ver: assessoria técnica, técnico, especialista, especialização, direção, organização, função de assessoria e staff. Advising, counseling, consulting (Ingl).
(1) Equipe constituída por técnicos especializados, responsáveis por estudos e análises de matérias submetidas às suas considerações, oferecendo parecer a respeito. (2) Denominada também staff, é o órgão de aconselhamento técnico, com autonomia administrativa, que oferece independência de posicionamento aos seus integrantes. Ver: assessoramento, técnica, grupo, equipe, time, especialista, responsável técnico, análise, staff, órgão, estrutura, estrutura mista e função de assessoria. Technical consulting (Ingl).
Bem, patrimônio (ver).
Patrimônio, ativos, bens, haveres, propriedade (ver).
Ativos e passivos. Ver: ativo e passivo.
Aprazamento (ver).
Cedente (ver).
Designação, cessão (ver).
Expressão metafórica, também usada em Administração, significando que, de uma forma ou de outra, algo será decidido ou feito. Ver: administração, forma e decisão. One way or another (Ingl).
Cedente (ver).
Serviço de atendimento ao cliente ou ao consumidor, no que concerne a reparos, consertos, reposições de peças de um bem ou correção de um serviço executado ou, ainda, a oferta gratuita de orientações e informações, durante o período de garantia, ou mediante pagamento, quando posterior a esse período. Ver: técnica, serviço de atendimento ao cliente, serviço de atendimento ao consumidor, reparo, conserto, reposição, produto, bem, serviço, correção, execução, informação, garantia e pagamento. Technical assistance (Ingl).
(1) Entidade representativa integrada por um conjunto de pessoas físicas e/ou jurídicas, com interesses comuns e objetivos específicos. (2) “Em meados do século 13, uma série de cidades do norte da Alemanha formou uma associação para defender seus interesses comerciais. A Liga Hanseática acabou tendo aproximadamente 41 membros como representantes em toda a Europa.” (Alberto Júlio e José Salibi Neto, autores da obra Inovação e Mudança). Ver: entidade, objetivo e específico. Association, partnership (Ingl).
Entidade responsável pela realização de estudos e pesquisas, visando à elaboração de normas e princípios técnicos regulamentadores das atividades de natureza científica, comercial e industrial, capaz de padronizar suas produções nos mais variados aspectos e características. Seus objetivos visam, também, às especificações, métodos de ensaio, de execução de serviços e de obras, códigos e regulamentos de segurança e designação de termos técnicos. Sociedade constituída em 1940, é reconhecida nacionalmente pelos governos municipal, estadual e federal, que adotam suas recomendações em contratos de aquisições de materiais, de prestações de serviços e de obras. Seu constituidor foi o engenheiro Paulo Sá, está sediada no Rio de Janeiro e representa, no País, a International Organization for Standardization, responsável pelo reconhecimento dos padrões de qualidade ISO. Ver: associação, norma, técnica, entidade, responsabilidade, pesquisa, princípio, atividade, comércio, comercial, industrial, indústria, padrão, produção, característica, objetivo, especificação, método, execução, serviço, obra, segurança, sociedade, contrato, aquisição, material, prestação de serviços e ISO. Brazilian Association of Technical Standards (Ingl).
Entidade representativa da classe patronal do comércio. Ver: associação, comércio e entidade. Trade association (Ingl).
(1) Entidade representativa classista. (2) O mesmo que sindicato. Ver: associação, classe, entidade e sindicato. Union (Ingl).
O mesmo que joint venture. Ver: joint venture e consórcio. Company association (Ingl).
Associação (ver).
Assunção (ver).
(1) Ato ou efeito de assumir. (2) Investidura ou elevação em cargo do serviço público. Ver: ato, investidura, cargo, promoção e serviço público. Assumption (Ingl).
Expressão do dia a dia, também usual em Administração, para caracterizar conversa ou situação duvidosa e não esclarecida, cujo objeto mostre-se indeterminado, incompreensível ou dúbio. Ver: administração e objeto. Can of worms (Ingl).
Assegurar a qualidade do produto (ver).
(1) Documento descritivo onde são registrados todos os atos e fatos ocorridos numa reunião. (2) Registro das discussões, votações e decisões de uma assembleia geral ordinária ou assembleia geral extraordinária de uma organização ou de outros tipos de colegiados ou de reuniões. Ver: documento, registro, reunião, decisão, assembleia geral ordinária, assembleia geral extraordinária e organização. Minutes, record, register (Ingl).
Comerciante que pratica a compra e venda de produtos em grandes quantidades e em larga escala. Ver: comerciante, compra, venda, produto, grossista, atacado e comércio. Wholesale, wholesale dealer (Ingl).
Prática de comércio em alta escala, com transações realizadas entre produtores e grandes empresas mercantis de vendas no atacado e no varejo, objetivando que os produtos cheguem aos consumidores finais. Ver: comércio, transação, produtor, empresa, venda, varejo, objetivo, produto, consumidor, consumidor final, atacadista e grossista. Wholesale (Ingl).
(1) Vendas em unidades ou lotes de produtos, feitas para comerciantes ou consumidores finais, realizadas em um mesmo local e com estrutura de baixo custo, para a diminuição de preços. (2) Comercialização de artigos, no varejo ou no atacado, com sistema de autosserviço, possibilitando preços inferiores aos do mercado tradicional. (3) O mesmo que varejão. Ver: venda, unidade, lote, produto, comerciante, consumidor, consumidor final, realização, estrutura, baixo custo, preço, comercialização, artigo, varejo, atacado, sistema, autosserviço e mercado. (s/ Ingl).
Velocidade temporal entre as inovações introduzidas no produto e sua chegada ao consumidor. Ver: tecnologia, inovação, produto e consumidor. Technological shortcut (Ingl).
(1) Capacidade de suprir a necessidade do cliente, dispondo do produto por ele desejado e atendendo a esse desejo. O atendimento é responsabilidade da organização e efetiva-se com o oferecimento daquilo que o consumidor busca. (2) Sob o aspecto comercial, o atendimento difere totalmente do tratamento. Ver: capacidade, necessidade, cliente, produto, atendimento, responsabilidade, organização, oferta, consumidor, comércio e tratamento. Service (Ingl).
Ver serviço de atendimento ao cliente. Customer Service (Ingl).
(1) Circunstância que torna menos grave o cometimento de um ato delituoso. (2) Diminuição da gravidade ou da importância de um acontecimento, abrandando a penalidade. Ver: ato e penalidade. Attenuating, mitigating (Ingl).
Declaração escrita e assinada por pessoa competente, registrando um fato. Ver: declaração, competência e registro. Certification (Ingl).
(1) Forma de proceder. (2) Demonstração de um propósito ou posicionamento. (3) Comportamento. (4) Querer fazer. Ver: forma, procedimento e fazer. Outlook, attitude (Ingl).
(1) Predisposição de quem acredita, em princípio, ser tudo potencialmente possível. (2) Comportamento da pessoa que confia em sua intuição. Ver: atitude, criação, criatividade, princípio, potencial, potencialidade e intuição. Creative ability (Ingl).
(1) Parte do trabalho executado por uma pequena equipe, sob o comando de uma chefia. (2) Menor unidade de trabalho de um projeto. (3) Ação para a realização de uma tarefa. (4) Constitui-se uma das etapas de um processo ou de uma tarefa. (5) Aplicação das técnicas disponíveis, objetivando realizar a finalidade programada. (6) A junção de várias atividades forma uma tarefa. Ver: parte, trabalho, projeto, execução, equipe, grupo, time, comando, chefia, ação, tarefa, etapa, processo, técnica, objetivo, finalidade, programação e competência. Activity (Ingl).
Conjunto de ações produtivas desenvolvidas pelo comércio. Ver: atividade, comércio, conjunto, ação, produção, produtividade e desenvolvimento. Commercial activity (Ingl).
(1) Trabalho de realização obrigatória, cuja execução requer especiais cuidados e atenções para o êxito de seu objetivo. (2) A atividade crítica, geralmente, apresenta-se através de diagrama, com visualização pictográfica, proporcionando maior facilidade de aprendizagem do treinando e de execução operacional do trabalhador. Ver: trabalho, realização, execução, objetivo, atividade, diagrama, pictograma, aprendizagem, treinamento, operação, trabalhador e fluxo. Critical activity (Ingl).
(1) Maior valor acrescentado a um bem ou serviço por aditar-lhe melhoramentos que o diferencia dos demais e atende aos desejos do cliente. (2) O mesmo que serviço de valor acrescentado. Ver: atividade, valor, bem, produto, serviço, cliente, valor agregado, serviço de valor agregado e produto de valor agregado. Value-added activity (Ingl).
O mesmo que atividade de valor acrescentado (ver). Value-added activity (Ingl).
Recursos humanos e materiais que, apoiados pela atividade-meio, realizam os objetivos principais da organização. Ver: atividade, finalidade, gestão de pessoas, material, organização e atividade-meio. End activity (Ingl).
Recursos humanos e materiais da organização utilizados como suporte administrativo, objetivando a consecução das atividades-fim. Ver: atividade, meio, gestão de pessoas, material, organização, utilização, objetivo e atividade-fim. Means activity (Ingl).
É a que “ordena a atividade enquanto se estrutura para o exercício habitual de negócio. Uma das formas dessa organização é a representada pela empresa, quando tem por escopo a produção ou circulação de bens ou de serviços.” (Mensagem n 160, de 10.06.1975 — Exposição de Motivos do Ministro da Justiça de então, apresentando trabalho do Dr. Miguel Reale, Supervisor da Comissão de Elaboradora e Revisora do Código Civil). Ver: atividade, negócio, estrutura, exercício, organização, empresa, produção, bens, serviço e atividades de negócios. Negotial activity (Ingl).
Conjunto de processos e procedimentos que envolvem recursos humanos, materiais e financeiros para a produção de bens ou serviços. Ver: atividade, produção, produtividade, conjunto, processo, procedimento, recursos, recursos humanos, material, bens e serviço. Productive activity (Ingl).
Conjunto de ações produtivas desenvolvidas pelo serviço público. Ver: atividade, conjunto, ação, produção, produtividade e serviço público. Public activity (Ingl).
Conjunto de entendimentos e transações que resultam na realização de negócios. Ver: atividade, negócio, conjunto, entendimento, transação, resultado, realização e atividade negocial. Business activities (Ingl).
Conjunto de ações produtivas que resultam em lucro. Ver: atividade, lucro, lucratividade, conjunto, ação, produção, produtividade, realização e resultado. Lucrative activities (Ingl).
Registro no balanço que demonstra as aplicações de capital no patrimônio de uma organização. Ver: registro, balanço, capital, patrimônio, organização, ativo circulante, ativo imobilizado, ativo realizável a curto prazo, ativo realizável a longo prazo e ativos e passivos. Assets (Ingl).
Bens ou valores existentes que podem ser utilizados momentaneamente ou no futuro. Ver: ativo, bens e valor. Current assets, working assets (Ingl).
O mesmo que "capital fixo" (ver). Property, fixed assets, real assets (Ingl).
Bens cuja liquidez é inferior a um ano. Ver: ativo, prazo, curto prazo, bem e liquidez. Short term assets, current assets (Ingl).
Bens cuja liquidez é superior a quatro anos. Ver: ativo, prazo, longo prazo, bem e liquidez. Long-term assets (Ingl).
Ver ativo e passivo. Assets and liabilities (Ingl).
Automated teller machine (ver).
(1) Ação. (2) Manifestação da vontade. (3) Em administração, é o momento da realização de um negócio, de uma transação ou de uma comercialização. Ver: ação, administração, ato administrativo, negócio, transação, comércio e comercialização. Act (Ingl).
Ato editado pela administração com a finalidade de conceder, adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos relativos às matérias administrativas. Ver: ato, administração, finalidade, aquisição, transferência e modificação. Administrative act (Ingl).
(1) Ato administrativo que faculta à autoridade o direito de ação, dentro de seu entendimento, desde que não haja dispositivo expresso ou proibição legal concernente à matéria. (2) “Assim se entende todo ato que, praticado pelo poder público, não se subordina à apreciação de outro poder, e mais se funda numa razão de ordem política, que jurídica.” (De Plácido e Silva). Ver: ato, ato administrativo, autoridade, ação e matéria. Discretional act (Ingl).
Subdivisão da estrutura de uma organização em unidades funcionais ou estações de trabalho, para tornar simples o controle e conferir maior rapidez de ação e melhor desenvolvimento de equipes e/ou times. Ver: estrutura, organização, unidade, estação de trabalho, ação, desenvolvimento, equipe e time. Atomization (Ingl).
Atomização (ver).
Agentes influenciadores ou influenciados na ocorrência das variáveis utilizadas na elaboração de cenários. Ver: agente, variáveis e cenário. Actors (Ingl).
(1) Demora ou retardamento no tempo de execução de uma atividade ou não cumprimento de prazo estabelecido ou contratado. (2) Paralisação temporária, interrupções de tarefas ou operações durante o ciclo produtivo. Ver: execução, atividade, prazo, contrato, tarefa, operação, ciclo, ciclo produtivo e desperdício. Delay, retardation, tardiness (Ingl).
Retardamento na quitação de uma obrigação quanto ao dia ou prazo determinado do vencimento. Ver: atraso, pagamento, quitação, obrigação, prazo, prazo determinado e prazo final. Delay in payment (Ingl).
(1) Atividade específica a ser realizada por uma unidade de trabalho da organização, geralmente exercida por uma equipe. (2) A atribuição é o conteúdo do cargo. (3) Dever, responsabilidade e autoridade inerentes a um cargo ou função da organização. (4) O mesmo que tarefa. Ver: atividade, tarefa, específico, unidade de trabalho, organização, equipe, grupo, time, cargo, responsabilidade, autoridade e função. Attribution (Ingl).
Características específicas de um produto e a ele inerentes, capazes de destacá-lo ou identificá-lo entre os concorrentes. Ver: característica, específico, produto, concorrentes, produto ampliado, produto de valor agregado, produto inovador, diferenciação do produto e diferencial competitivo. Differential attribute (Ingl).
Conjunto de dados qualitativos capazes de ser registrados e mensurados para o procedimento de uma análise. Ver: conjunto, dados, qualidade, registro, procedimento e análise. Attributes (Ingl).
Características especiais de um produto que o diferenciam dos concorrentes e provoca melhor aceitação dos consumidores. Ver: atributos, produto, característica, diferenciação do produto, diferencial competitivo, concorrentes e consumidor. Product attributes (Ingl).
Acessório, penhora (ver).
(1) Registro de frequência. (2) O mesmo que "ponto" (ver). Attendance frequency report (Ingl).
Atenuante (ver).
Atitude (ver).
Atributo, característica (ver).
(1) Providência adotada de acordo com o ciclo PDCA para corrigir uma falha, após identificado um desvio no processamento e promover o imediato retorno às condições de padronização e do plano de metas previstos, restabelecendo a normalidade e evitando a repetição. (2) Ação aplicada quando da ocorrência de um problema, corrigindo- o e evitando que se repita. Ver: correção, ciclo PDCA, falha, processamento, padronização, plano, meta, problema e ação. Corrective performance (Ingl).
Atividades inerentes às transações de compra e venda entre produtores, fornecedores, vendedores, distribuidores, consumidores e demais pessoas e organizações envolvidas, bem como as atuações de marketing promovidas. Ver: mercado, atividade, transação, compra, venda, produtor, fornecedor, vendedor, distribuidor, consumidor, organização e marketing. Market activity (Ingl).
Ação de tornar moderno, atualizado, melhorado. Ver: ação e melhoramento. Upgrade (Ingl).
Exercitar uma atividade, operação ou ação. Ver: exercício, atividade, operação e ação. Put into action, operate (Ingl).
Ver atuarial. Actuarial science (Ingl).
Técnica estatística que possibilita a elaboração de levantamentos, análises, cálculos e suas projeções, com objetivo de demonstrar valores e situações de seguros para um grupo ou segmento social, cujos posicionamentos atuais e futuros, possuem previsões até de décadas. Ver: técnica, levantamento, análise, objetivo, demonstração, valor, grupo e previsão. Actuarial (Ingl).
Especialista em atuária (ver). Actuary (Ingl).
Leilão, pregão (ver).
Audiência (ver).
Recepção de pessoas por uma autoridade para serem tratados assuntos relacionados a interesses dos recepcionados, da administração ou de ambos. Ver: autoridade, reunião e administração. Audience (Ingl).
Sessão que reúne um grupo de pessoas para discutir, com representantes do poder público, assunto de interesse social. Ver: Serviço público, grupo e poder. Public hearing (Ingl).
Auditoria (ver).
Conselho fiscal (ver).
Técnico, perito ou especialista que exerce atividades de auditoria. Ver: técnico, perito, especialista, exercício, atividade e auditoria. Auditor (Ingl).
Auditor (ver).
Técnico especializado, principalmente em mercadologia, capaz de proceder a auditorias no controle de qualidade de uma organização. Ver: auditor, auditoria da qualidade, auditoria do produto, auditoria de sistema, auditoria do sistema de qualidade, mercado, objetivo, qualidade, controle da qualidade e controle da qualidade total. Quality auditor (Ingl).
(1) Tradicionalmente, os trabalhos de auditoria restringiam-se ao exame técnico, sistemático e analítico da gestão econômico-financeiro-contábil de uma organização. (2) Modernamente, a auditoria ampliou-se em suas finalidades e atua nas várias atividades organizacionais, desenvolvendo procedimentos nas áreas jurídica ou de normas, fiscal, bancária, de informática, de pessoal, de material, patrimonial, de obras e serviços, de produção (principalmente na qualidade e seu controle) e social, afora outras modalidades menos conhecidas. Ver: técnico, sistema, análise, gestão, organização, finalidade, atividade, procedimento, material, patrimônio, obra, serviço, produção, qualidade, controle da qualidade, controle da qualidade total e auditor. Audit (Ingl).
Procedimentos técnicos de levantamentos, exames, comparações, análises e avaliações de rendimentos gerais de uma organização em suas várias áreas e atividades, dentre as quais as de naturezas estruturais, econômicas, financeiras, patrimoniais, fiscais, de pessoal, de serviços e obras, de eficiências produtivas, de materiais, de vendas, de qualidades, de rendimentos, de normas funcionais e, ainda, as de caráter especial, quando destinadas a tal mister. Ver: auditoria, procedimento, técnica, levantamento, análise, avaliação, organização, atividade, estrutura, patrimônio, gestão de pessoas, serviço, obra, eficiência, produtividade, material, venda, qualidade, controle da qualidade, norma e auditor. Management audit (Ingl).
(1) Levantamentos e análises sistemáticas e independentes procedidos por auditores para a comprovação ou não da aplicação correta do planejamento, durante o processamento das atividades e verificação dos objetivos dentro do controle da qualidade. (2) Exame sistêmico com a finalidade de verificar o funcionamento e os resultados obtidos com o planejamento e a implementação dos projetos de qualidade da organização. Ver: auditoria, qualidade, auditoria de sistema, auditoria do sistema de qualidade, levantamento, análise, sistema, planejamento, processamento, atividade, objetivo, controle da qualidade, controle da qualidade total, finalidade, funcionamento, resultado, implementação, planejamento, projeto, organização e auditor. Quality audit (Ingl).
Ver auditoria de recursos humanos. Personnel audit (Ingl).
Levantamentos, análises e avaliações da gestão de pessoas de uma organização. Ver: auditoria, recursos humanos, levantamento, análise, avaliação, gestão de pessoas, organização e auditor. Personnel audit (Ingl).
Levantamentos e análises com a finalidade de verificar com exatidão se a política e o sistema produtivo estão sendo aplicados conforme o planejamento organizacional. Ver: auditoria, sistema, levantamento, análise, finalidade, produção, produtividade, qualidade, controle da qualidade, planejamento, organização e auditor. System audit (Ingl).
Levantamentos e análises com a finalidade de observar se os produtos submetidos ao controle da qualidade da organização encontram- se de acordo com as especificações e determinações. Ver: auditoria, auditoria da qualidade, auditoria de sistema, qualidade, auditoria do sistema de qualidade, produto, levantamento, análise, finalidade, controle da qualidade, organização, especificação e auditor. Product audit (Ingl).
Modalidade de controle da qualidade aplicado pela empresa adquirente aos seus fornecedores mediante trabalho especializado de auditores da própria organização ou externos, objetivando conhecer e acompanhar todas as condições e garantias oferecidas no tocante à qualidade, às especificações técnicas e à segurança de entrega dos produtos a serem fornecidos. Ver: auditoria, auditoria de sistema, qualidade, controle, controle da qualidade, empresa, adquirente, fornecedor, trabalho, especialização, conhecimento, objetivo, garantia, especificação, técnica, segurança e produto. Quality system audit (Ingl).
Tipo de auditoria na qual o auditor procede a levantamentos e análises no âmbito da organização, comentando as verificações e apresentando recomendações e sugestões. Ver: auditoria, auditor, procedimento, levantamento, análise, organização e verificação. External audit (Ingl).
Levantamento e análise de toda a documentação contábil e fiscal, antes do pagamento das aquisições, e verificação de todas as transações de vendas, antes da entrega dos produtos. Ver: auditoria, levantamento, análise, documento, pagamento, aquisição, verificação, transação, venda, entrega e produto. Preaudit (Ingl).
Ampliar (ver). Increase (Ingl).
Majorar o valor de venda de artigos ou da prestação de serviços. Ver: preço, majoração, valor, venda, artigo e prestação de serviços. Mark up (Ingl).
(1) Decisão aprovada em assembleia geral, permitindo que sejam adicionados ao capital social da empresa reservas e/ou novos recursos. (2) Normalmente, o aumento do capital social é realizado mediante bonificação ou aumento do valor nominal das ações e/ou direito de novas subscrições pelos acionistas. (3) O aumento do capital social poderá registrar-se, também, por incorporação de outras empresas. Ver: decisão, sociedade, sociedade anônima, capital, capital social, empresa, reserva, recursos, realização, assembleia geral, bonificação, ação, subscrição e acionista. Capital increase (Ingl).
Ver: majoração e aumentar preço. Price rise (Ingl).
Ampliação da produção, utilizando os próprios recursos, até atingir o máximo da capacidade produtiva instalada. Ver: produtividade, ampliação, produção, utilização, recursos, capacidade, capacidade de produção, capacidade instalada e capacidade ideal. Productivity increase (Ingl).
Majoração da remuneração paga, a título de salário, a empregado da iniciativa privada ou a servidor público. Ver: salário, majoração, remuneração, pagamento, empregado, iniciativa privada, servidor público e serviço público. Salary increase (Ingl).
O valor nominal da ação é aumentado quando houver incorporação de reservas ao capital de uma empresa sem emissão de novas ações. Ver: valor, ação, incorporação, reserva, capital, empresa e emissão. Increase in the stock nominal value (Ingl).
O mesmo que "aumento de salário" (ver). Wage increase, raise (Ingl).
Diminuição da procura de um bem ou serviço no mercado consumidor. Ver: demanda, bem, serviço, consumidor, mercado e mercado consumidor. Absence of demand (Ingl).
(1) Inexistência, por carência ou não-oferecimento, de um produto no mercado consumidor. (2) Falta de um bem ou serviço para atender à demanda. Ver: oferta, produto, mercado, consumidor, mercado consumidor, falta, serviço, atendimento e demanda. Absence of supply (Ingl).
Sistema adotado por algumas organizações, na área de gestão de pessoas, em que as ausências de trabalhadores ao expediente não são descontadas de seus salários, porém compensadas por horas extras de serviços. Ver: sistema, organização, gestão, gestão de pessoas, trabalhador, expediente, salário, hora extra e serviço. Compensated absences (Ingl).
Comportamento de pessoa austera, isto é, rigorosa e severa em suas de atitudes éticas. Ver: atitude e ética. Austerity (Ingl).
Austeridade (ver).
Autarquia (ver).
(1) Organismo integrante da administração pública indireta, que se constitui serviço autônomo criado por lei específica, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, com o objetivo de executar atividades típicas do serviço público que requeiram, para seu melhor funcionamento, uma gestão administrativa e financeira descentralizada. (2) A autarquia é pessoa jurídica de direito público interno. Ver: organismo, administração, administração pública, serviço público, administração pública indireta, administração pública direta, serviço, patrimônio, receita, objetivo, execução, atividade, funcionamento, gestão e descentralização. Autarchy, sovereign entity (Ingl).
Ato ou efeito de autenticar, isto é, de tornar autêntico, certificar, legalizar e reconhecer como verdadeiro e legítimo algo. Ver: ato e certificado. Countersignature (Ingl).
Autoridade (ver).
Autorização, habilitação (ver).
Sociedade de capital autorizado (ver).
Concessionário autorizado (ver).
Posicionamento fundamentado em princípios exclusivamente individuais, no qual a pessoa mantém-se, defende-se e tenta fazer-se aceito pelas demais. Ver: status, princípio e assertividade. Self-affirmation (Ingl).
(1) Sistema adotado por estabelecimentos em que o próprio cliente realiza todas as operações relativas a compra dos produtos ou a realização de serviços. (2) Forma de autosserviço ou self-service. Ver: atendimento, sistema, estabelecimento, compra, produto, realização, serviço e autosserviço. Self-service (Ingl).
Análise realizada pela própria pessoa com a finalidade de caracterizar suas potencialidades profissionais ou em outros campos da atividade humana, identificando seus pontos fortes e fracos. Ver: avaliação, análise, finalidade, característica, potencial, potencialidade, profissional, atividade, pontos fortes e pontos fracos. Self-evaluation (Ingl).
Forma de avaliação feita pelo próprio trabalhador, no que tange ao desempenho de suas atividades num determinado período. Ver: avaliação, desempenho, forma, avaliação de desempenho, trabalhador, atividade, autodesenvolvimento e conhecimento. Performance self-assessement (Ingl).
(1) Estratégia da organização de inovar no modelo de um produto que alcança o máximo de vendagem ou, até mesmo, criar um outro modelo que o substitua, com o intuito de antecipar possíveis iniciativas da concorrência. (2) “Quando um de nossos produtos atinge o auge de vendas, lançamos um outro para substituí-lo. Os concorrentes sempre estão correndo atrás de nós.” “Nosso negócio é a autocanibalização.” (Alexandre Toledo, dirigente da Gillete do Brasil). Ver: canibalização, estratégia, organização, inovar, inovação, modelo, produto, venda, iniciativa, concorrência, concorrentes, lançamento, criação, atendimento, responsabilidade, organização, consumidor e negócio. Self-cannibalization (Ingl).
(1) Confiança, certeza, segurança que uma pessoa tem em si mesma e no que faz. (2) “Ter autoconfiança é conhecer os seus limites. É saber realizar as próprias tarefas, mas cercando-se da equipe para melhorar seu trabalho. Uma atitude autoconfiante é saber que, se não temos controle sobre nossa permanência no trabalho, podemos criar alternativas para o caso de perder o emprego.” (James Campbell Quick, psicólogo norte-americano, professor do Curso de Comportamento Organizacional da Universidade do Texas, EUA). Ver: saber, controle, realização, tarefa, equipe, melhoramento, trabalho, atitude, criatividade e emprego. Self-reliance (Ingl).
(1) Análise pessoal capaz de identificar e compreender estados emocionais impulsivos, prejudiciais ao trabalho e a outras pessoas. (2) Característica de pessoas realistas e confiantes. Ver: conhecimento, análise, capacidade, trabalho, característica, avaliação de desempenho e autoavaliação de desempenho. Self-knowledge (Ingl).
(1) Consumo dos próprios bens produzidos. Atualmente, esse tipo de consumo é pouco utilizado, registrando-se somente em regiões subdesenvolvidas e, geralmente, em atividades agrícolas ou pecuárias. (2) Procedimento do produtor em consumir os próprios produtos para a feitura de outros. Ver: consumo, bens, produção, tipo, utilização, atividade, procedimento, produtor e produto. Self-consumption (Ingl).
(1) Atitude pessoal de controlar estados emocionais impulsivos e prejudiciais ao trabalho e a outras pessoas, analisando meticulosamente suas ações antes de adotar uma decisão ou um julgamento. (2) Fase do sistema de controle da qualidade, na qual o operador dispõe de recursos técnicos capazes de identificar se o desempenho real não está em conformidade com o desejado, podendo, com os meios disponíveis, interferir no processamento, modificando ou corrigindo as distorções e conduzindo o desempenho aos padrões planejados para a consecução do objetivo final. (3) Forma de controle pessoal realizada pelo próprio trabalhador na execução de suas atividades. (4) Princípio básico da administração por objetivos. Ver: controle, atitude, trabalho, análise, ação, decisão, sistema, controle da qualidade, operação, recursos, técnica, conformidade, meio, processamento, modificação, correção, desempenho, padrão, planejamento, objetivo, forma, realização, trabalhador, execução, atividade, administração por objetivos, autoconhecimento e autoavaliação de desempenho. Self-control (Ingl).
Determinação pessoal do trabalhador de, por esforço próprio e de forma individual, desenvolver-se profissionalmente, por meio de educação e de treinamento. Ver: desenvolvimento, trabalhador, esforço, forma, profissional, treinamento, autoestima, autoconhecimento e autocontrole. Self-development (Ingl).
(1) Conceito positivo que a pessoa tem de si mesma. (2) Valorização que o ser humano atribui a sua potencialidade, segundo pesquisa de Abraham Maslow. Ver: valores, potencialidade, hierarquia das necessidades, necessidades fisiológicas, autorrealização, motivação social, segurança, fator NH e pesquisa. Self-esteem (Ingl).
Falência requerida pela própria pessoa como comerciante ou como indivíduo insolvente. Ver: falência, requerimento, comerciante, insolvência e insolvente. Voluntary bankruptcy (Ingl).
“Autogerenciamento é uma revolução em assuntos humanos. Ele requer coisas novas e sem precedentes do indivíduo e, em particular, do trabalhador do conhecimento. Isso porque ele requer que cada trabalhador do conhecimento pense e se comporte como um executivo principal. Também requer uma mudança de quase 180 graus nos pensamentos e ações de quase todos os trabalhadores do conhecimento – até mesmo da geração mais jovem, os quais ainda são dados como certos. Afinal, os trabalhadores do conhecimento surgiram em números substanciais há uma geração (eu cunhei a expressão ‘Trabalhador do Conhecimento’, mas há apenas 30 anos, em meu livro a Era da Descontinuidade).” (Peter Drucker). Ver: gerência, liderança, inovação, trabalhador, conhecimento, trabalhador do conhecimento, mudança, ação, empresa do novo milênio, organização do futuro e autodesenvolvimento. Self-management (Ingl).
Sistema administrativo em que uma equipe ou grupo de trabalhadores sem chefe ou supervisor intermediário possui autoridade e responsabilidade para decidir sobre formas de implantar ou modificar tarefas que seriam de competências de chefias ou de supervisões. Na autogestão, todas as equipes ligam-se diretamente a um gerente. Ver: sistema, administração, equipe, grupo, time, trabalhador, chefe, chefia, supervisão, supervisor, autoridade, responsabilidade, decisão, forma, implantação, modificação, tarefa, competência, gerência, autoconhecimento, autocontrole e autogerenciamento. Self-management team (Ingl).
Atribuição concedida ao trabalhador no sentido de avaliar seu próprio trabalho, decidindo se atende ou não aos requisitos preestabelecidos nas metas e nos padrões objetivados. Ver: atribuição, trabalhador, avaliação, autoavaliação de desempenho, trabalho, decisão, atendimento, meta, padrão, objetivo, autoconhecimento e autocontrole. Self-inspection (Ingl).
O mesmo que "mecanização" ou "robotização" (ver). Automation (Ingl).
Mecanização e/ou robotização aplicada à indústria. Ver: mecanização, robotização e indústria. Industrial automation (Ingl).
Totens eletrônicos (ver).
Automação (ver).
Princípio da automação (ver).
(1) Entusiasmo e contentamento pelo trabalho, indiferentemente a ganhos ou formas de poder. Decorre da satisfação pessoal de realizar uma atividade cooperativa e social. (2) Característica de pessoas otimistas, determinadas em seus objetivos e dedicadas ao trabalho. Ver: trabalho, ganho, forma, realização, atividade, cooperativismo, característica e objetivo. Self-motivation (Ingl).
(1) “Autonomia é a liberdade para administrar-se por si próprio, independentemente de influências externas.” (Juan Carlos Lerda). (2) Capacidade de agir por vontade própria. (3) Propriedade de funcionamento de uma máquina, aparelho ou objeto, por determinado tempo. (4) Gestão praticada por algumas organizações, concedendo maior poder de decisão aos seus organismos estruturais. Ver: administração, potencialidade, capacidade, funcionamento, máquina, objeto, princípio, gestão, organização, concessão, poder, decisão, tomada de decisão, organismo e estrutura. Autonomy (Ingl).
Profissional que presta serviço a pessoas físicas ou jurídicas, sem vínculo empregatício, recebendo pagamento sob a forma de honorários. Ver: profissional, serviço, prestador de serviços, vínculo empregatício, pagamento, forma e honorários. Autonomous, self-employed (Ingl).
Autônomo (ver).
Agente autônomo (ver).
Autonomia (ver).
Motivação pessoal para a realização máxima de seu potencial humano, de acordo com a pesquisa de Abraham Maslow. Ver: realização, motivação, potencial, potencialidade, pesquisa, hierarquia das necessidades, necessidades fisiológicas, autoestima e fator NH. Self-fulfillment (Ingl).
(1) Delegação de poderes existente na linha hierárquica de uma organização, de cima para baixo, isto é, da dirigência maior para a subordinação menor. (2) “É o poder de decisão e comando. É o meio pelo qual os administradores atuam nos empreendimentos, portanto, é a base dos cargos de administração.” (Maria Ignez Prado Lopes Bastos). Ver: delegação, hierarquia, organização, empresa, direção, competência, tipos de autoridade, decisão, comando, meio, administrador, empreendimento, cargo, administração e tipos de autoridade. Authority (Ingl).
Dirigente ou colegiado que possui o poder de tomar decisões numa organização. Ver: autoridade, decisão, tomada de decisão, poder decisório, dirigente, colegiado, autoridade total e organização. Discretionary authority (Ingl).
Pessoa ou órgão que tem poder máximo nas decisões organizacionais. Ver: autoridade, órgão, poder, decisão, poder de decisão, autoridade decisória, colegiado e organização. Full authority (Ingl).
(1) Ato ou efeito de autorizar. (2) Permissão ou consentimento expresso dado a alguém. (3) “Autorização é o ato unilateral pelo qual a administração, discricionariamente, faculta o exercício de atividade material, tendo, como regra, caráter precário. É o caso da autorização de porte de arma ou da autorização para exploração de jazida mineral.” (Celso Antônio Bandeira de Mello). Ver: ato, administração, permissão, administração pública, serviço público, exercício, atividade, material e regra. Authorization (Ingl).
(1) Estabelecimento de vendas ou de serviços, tipo self-service, em que o cliente escolhe, retira ou utiliza os produtos que deseja, leva-os ao caixa, faz o respectivo pagamento, usa-os no local ou transporta-os para utilização em outro lugar. (2) Essa modalidade de atendimento foi criada em 1930, em Nova York, EUA, por Michael Cullen, na inauguração de seu King Cullen Supermarket, o primeiro supermercado de que se tem notícia no mundo. No Brasil, o funcionamento dos self-services registra-se nas datas de 1947, em cooperativas fechadas, e de 1953, abertos ao público, em São Paulo, no Sirva-se (1953) e Peg-pag (1954) e, no Rio de Janeiro, no supermercado Disco (1956). Ver: estabelecimento, venda, serviço, tipo, cliente, produto, pagamento e utilização. Self-service (Ingl).
(1) Qualidade ou condição de autossuficiente, isto é, do que se basta a si próprio. (2) Capacidade que a pessoa física ou jurídica adquire, propiciando-lhe condição de gerir seus atos e tomar decisões, sem a necessidade da interferência de terceiros. Ver: qualidade, autossuficiente, capacidade, aquisição, decisão, tomada de decisão, necessidade e gerência. Self-sufficiency (Ingl).
Aquele ou aquilo que possui autossuficiência (ver). Self-sufficient (Ingl).
Vantagem mensal paga ao servidor público ou trabalhador da iniciativa privada, por dia de trabalho, para fazer face às despesas com refeições. Ver: vantagem, servidor público, serviço público, trabalhador, empregado, iniciativa privada e despesa. Meal ticket (Ingl).
Direito devido ao trabalhador e pago pela previdência social nos casos de enfermidades que o impeçam, temporariamente, do exercício de sua profissão. Ver: trabalhador, previdência social, exercício e profissão. Sick pay (Ingl).
Direito devido à família de servidor, ativo ou inativo, por seu falecimento, com valor relativo a um mês de remuneração. Ver: servidor público, valor e remuneração. Funeral grant (Ingl).
Vantagem concedida a servidor público, em situações especiais, visando fazer face às despesas com moradia, de acordo com legislação específica. Ver: vantagem, servidor público e despesa. Residence grant (Ingl).
Vantagem paga ao servidor público ou trabalhador da iniciativa privada, por dia de serviço, para fazer face às despesas com transporte, compreendendo o trajeto residência-trabalho-residência. Ver: vantagem, pagamento, servidor público, serviço público, empregado, iniciativa privada, trabalho e despesa. Transportation benefit (Ingl).
Disponibilidade (ver).
Disponível (ver).
Saldo disponível (ver).
Reserva disponível (ver).
Recursos disponíveis (ver).
(1) Garantia oferecida por pessoa física ou jurídica, responsabilizando-se por ressarcir um débito por outra contraído, se não honrado no vencimento. (2) Corresponsabilidade de uma pessoa (avalista), comumente em título creditício firmado por outra (devedor), assumindo a realização do pagamento, caso esta não o faça. Ver: garantia, responsabilidade, débito, vencimento, avalista, título, devedor, realização, pagamento e fiança. Surety (Ingl).
(1) Ato de avaliar. (2) Forma de estimar um número, valor, qualidade, quantidade ou importância de uma coisa, produção ou trabalho. (3) Verificação sistemática da potencialidade planejada para uma organização em relação à sua produtividade. (4) Comparar o resultado em relação ao planejado para verificar se os objetivos foram conseguidos. Ver: ato, valor, forma, estimativa, qualidade, quantidade, produção, trabalho, verificação, sistema, potencialidade, planejamento, organização, produtividade e avaliação do desempenho. Valuation, evaluation, appraisal, assay office value (Ingl).
Análise dos fatores que possibilitam obter um perfil do consumidor, identificando suas características socioeconômicas (quem compra, quem usa), comportamentais (por que compra ou usa), sazonais (quando compra ou contrata) e formais (como compra). Analisando as características formais do consumidor, verifica-se a quantidade da compra, se ela foi planejada ou impulsiva e se existem compras complementares ou a estas vinculadas. Ver: avaliação, consumidor, análise, fator, característica, compra, uso, quantidade, planejamento, compra por impulso, marketing de relacionamento, satisfação do cliente, fidelização, pós-marketing, pós-venda e escada da fidelidade. Evaluation of consumer (Ingl).
Técnica metodológica de verificação da capacidade do empregado no trabalho para avaliar sua eficiência ou aptidão funcional. Ver: avaliação, desempenho, técnica, metodologia, verificação, capacidade, empregado, trabalho, eficiência e aptidão. Performance appraisal, performance evaluation (Ingl).
(1) Análise dos fatores preponderantes que caracterizam qualitativamente um artigo. (2) Constituem-se fatores importantes para a avaliação de um produto: durabilidade; assistência técnica; garantia; marca; aparência; recomendações de possuidores, de conhecedores ou de profissionais técnicos; tecnologia; disponibilidade para demonstrações e testes; presteza de atendimento no ponto de vendas; manual de instruções; propagandas informativas. Ver: avaliação, produto, análise, fator, característica, quantidade, artigo, durabilidade, assistência técnica, garantia, marca, profissional, técnica, tecnologia, demonstração, teste, atendimento, ponto de venda, publicidade, produto ampliado, estratégia de diferenciação, estratégia de antidiferenciação, serviço de atendimento ao consumidor e dinâmica do sistema. Product evaluation (Ingl).
Análise detalhada de todas as fases, fatores e probabilidades de um planejamento, projeto ou processo, com avaliação global para verificar a possibilidade de ocorrências de danos pessoais, materiais ou prejuízos econômicos ou financeiros a uma atividade, negócio ou organização. Ver: avaliação, risco, análise, fase, fator, planejamento, projeto, processo, verificação, dano, material, prejuízo, atividade, negócio e organização. Risk assessment (Ingl).
O mesmo que feedback em 360° (ver). Evaluation 360º (Ingl).
Levantamento que compreende o somatório dos valores de todos os elementos verificados. Ver: avaliação, levantamento, valor, elemento e verificação. Global assessement, global appraisal (Ingl).
Técnica segundo a qual os subordinados indicam os pontos fracos de seus superiores. Essa técnica surgiu em 1993 e, ao que se informa, não logrou êxito. Ver: avaliação, técnica, pontos fracos e feedback em 360º. Reverse evaluation, reverse appraisal (Ingl).
O mesmo que feedback em 360° (ver). Multivision appraisal, multivision evaluation (Ingl).
(1) “Avaliador: diz como a pessoa está indo, esclarece os padrões e expectativas pelas quais ela será julgada, sugere ações específicas para melhorar o desempenho.” (Caela Farren e Beverly L. Kaye, psicólogas e consultoras norte-americanas, apud David Cohen). (2) Técnico especializado e reconhecido oficialmente, que procede a levantamentos e análises, visando atribuir valor a alguma coisa, isto é, avaliá-la materialmente. Ver: avaliação, avaliar, padrão, expectativa, ação, específico, melhoramento, desempenho, técnico, especialista, procedimento, levantamento, análise, valor e matéria. Appraiser (Ingl).
Realizar avaliação. Ver: avaliação e avaliador. Rate, evaluate, appraise (Ingl).
Pessoa que dá o aval. Accomodation endorser, cosigner, guarantor (Ingl).
Dano, estrago, deterioração ou prejuízo causado em mercadorias ou outros bens. Ver: dano, prejuízo, mercadoria e bens. Damage (Ingl).
Custo médio (ver).
Preço médio (ver).
(1) Ato ou ação de averbar. (2) Declaração ou anotação feita num documento por pessoa com competência legal. (3) Registro comprobatório de um ato ou fato administrativo, expresso em documento público, para a produção de efeitos. (4) Nota registrada à margem de um documento. Ver: ato, ato administrativo, ação, documento, documento público, competência, registro, certificado e atestado. Legal registration, recordal (Ingl).
Vida média da empresa (ver).
(1) Ato ou efeito de aviar. (2) Atendimento ao consumidor por parte do vendedor ou produtor. (3) Despacho ou conclusão de um negócio. Ver: ato, atendimento, vendedor, produtor, despacho, conclusão e negócio. Execution, supply (Ingl).
(1) Correspondência oficial entre ministros de Estado ou emanada destes para outra autoridade. (2) Instrumento de comunicação, informação ou declaração prestada a outrem. Ver: autoridade, comunicação e informação. Written notice (Ingl).
(1) Comunicado expedido pelo empregador para o empregado ou deste para aquele, informando sobre dispensa ou solicitação de desligamento do serviço, respectivamente, para que se encerre o vínculo empregatício contratual. (2) Trinta dias é o prazo de vigência do aviso prévio, a contar da data de recebimento pelo destinatário. (3) No caso de o aviso ser de iniciativa do empregador, a jornada de trabalho do empregado será reduzida durante o período de vigência. Ver: empregador, empregado, dispensa, serviço, vínculo empregatício, contrato de trabalho, iniciativa, prazo, jornada de trabalho e Consolidação das Leis do Trabalho. Prior notice, advance notice, termination notice (Ingl).
(1) Venda ou transação negocial em que o pagamento ou o cumprimento obrigacional convencionado realizar-se-á no ato da aquisição ou da celebração do negócio. (2) O mesmo que "venda à vista". Ver: venda, transação, negócio, pagamento, obrigação, aquisição e preço à vista. Cash (Ingl).
Evitação (ver).
Consumidor consciente (ver).