Grupo governamental criado emergencialmente e constituído por servidores públicos de alto nível de especialização técnica para estudar, acompanhar e oferecer solução a problemas de relevada importância, de caráter regional ou nacional, geradores de crise. O gabinete de crise difere da força- tarefa por tratar de acontecimentos de maior grandeza e possuir delegação de competência com grande poder de decisão. Assemelha-se àquela no tocante à duração, pois ambas findam suas atividades com a conclusão da missão. Ver: grupo, emergência, servidor público, especialização, técnica, acompanhamento, solução, problema, crise, força-tarefa, competência, delegação de competência, decisão, tomada de decisão, atividade e missão. Crisis committee (Ingl).
Ganho, lucro (ver).
Teoria dos jogos (ver).
(1) Resultado lucrativo. (2) Lucro. Ver: resultado, lucratividade e lucro. Gain, earning, profit, income (Ingl).
Ver lucro. Business gains (Ingl).
Gráfico de Gantt (ver).
(1) Compromisso do produtor, assegurando ao consumidor ou usuário que o bem ou o serviço oferecido corresponde em qualidade, quantidade, destinação e tempo de utilização às especificações nele contidas, divulgadas em publicidade ou acordadas em contrato. (2) A garantia compreende assistência técnica em geral, manutenções, consertos, substituições de peças, componentes, acessórios ou conjunto destes, inclusive, em casos de defeitos insanáveis ou de frequência repetitiva ou continuada, a troca do produto por outro igual ou a devolução do valor pago pela aquisição. (3) Responsabilidade assumida por pessoa física ou jurídica, perante outras, de cumprir obrigação a que se comprometeu, dentro das condições estabelecidas. Ver: produtor, consumidor, cliente, usuário, produto, bem, serviço, qualidade, controle da qualidade, controle da qualidade total, quantidade, utilização, especificação, característica, publicidade, assistência técnica, manutenção, conserto, peça, componente, acessório, conjunto, defeito, valor, pagamento, aquisição, responsabilidade, obrigação, atendimento, serviço de atendimento ao cliente, certificado de qualidade e selo de garantia. Guarantee, warranty (Ingl).
Forma especial de garantia oferecida por alguns produtores aos seus clientes, colocando à disposição total assistência e manutenção durante o tempo de existência dos produtos. Ver: garantia, garantia total, forma, produtor, cliente, produto, qualidade, assistência técnica e manutenção. Lifetime warranty (Ingl).
Oferta de um bem móvel, imóvel ou semovente como garantia do cumprimento de uma obrigação assumida pelo devedor. Ver: garantia, bem, bens móveis, bens imóveis, semovente, garantia, obrigação e devedor. Collateral, real guarantee (Ingl).
Tipo de garantia em que o produtor assegura ao consumidor a substituição do bem adquirido ou a repetição do serviço contratado, prevendo até mesmo o ressarcimento dos prejuízos porventura causados. Ver: garantia, tipo, produtor, consumidor, bem, aquisição, serviço, contrato, contratado e prejuízo. Full warranty (Ingl).
O mesmo que "ponto de estrangulamento" (ver). Bottleneck (Ingl).
(1) Despesa realizada. (2) O que se gastou ou se consumiu. (3) Dispêndio. (4) Dano. Ver: despesa, realização, consumo e dano. Expenditure, expense (Ingl).
Despesas com a manutenção da maquinaria, equipamentos, acessórios e instalações de uma organização. Ver: conservação, despesa, manutenção, maquinaria, máquina, equipamento, acessório, instalação e organização. Upkeep (Ingl).
Somatório dos custos com materiais e serviços, agregados diretamente ao produto, difíceis de serem quantificados isoladamente. Ver: custo, material, serviço, produto e quantidade. Overhead, general spending (Ingl).
(1) Desgaste, estrago, dano ou consumição causada pelo tempo. (2) Consumo normal por ação do tempo. Ver: gasto, desgaste, consumo, ação e gasto pelo uso. Time-worn, weatherworn (Ingl).
(1) Desgaste, estrago, dano ou consumição causada pela utilização. (2) Consumo normal por ação do uso. Ver: gasto, uso, desgaste, utilização, consumo, ação e gasto pelo tempo. Worn out (Ingl).
Despesa realizada pela administração pública para satisfazer às necessidades da população. Ver: despesa, administração e administração pública. Government spending, public expenditure, public spending (Ingl).
Agrupamento (ver).
Aferição (ver).
Gestão da diversidade (ver).
Grande empresa (ver).
Ambiente geral (ver).
Despesas gerais (ver).
Generalista (ver).
(1) Pessoa ou profissional dotado de conhecimentos gerais sobre uma matéria ou profissão. (2) Profissional que realiza atividades de diversas áreas laborais ou profissões. (3) Pessoa não possuidora de especialização. (4) Na atualidade, as organizações procuram profissionais mais versáteis, capazes de solucionar problemas mais gerais. Ver: profissional, profissão, conhecimento, matéria, atividade, ramo, especialização, especialista e profissional do futuro. Generalist (Ingl).
Sociedade em nome coletivo (ver).
Gastos gerais (ver).
Teoria geral dos sistemas (ver).
(1) Termo que se consagrou como designativo de medicamento genérico, isto é, produto que não possui marca ou nome criado para sua identificação comercial, porém registra na embalagem a denominação científica de seu princípio ativo, sendo idêntico aos medicamentos de referência (de marca), similar ou original. (2) Popularmente, também o termo vem sendo aplicado para caracterizar produtos diversos, até mesmo os de tipo pirata. Ver: produto, marca, comércio, registro, embalagem, similar, original, produtos pirata, de referência e de marca. (s/ ingl).
(1) Administração de uma organização ou negócio. (2) “Gerência é a ferramenta específica, a função específica, o instrumento específico, para tornar as instituições capazes de produzir resultados. Isto, porém, requer um novo paradigma gerencial final: a preocupação da gerência e sua responsabilidade é tudo o que afeta o desempenho da instituição e seus resultados — dentro ou fora, sob o controle da instituição ou totalmente além dele.” (Peter Drucker). Ver: administração, organização, negócio, ferramenta, específico, especificação, produção, resultado, paradigma, responsabilidade, desempenho, controle e instituição. Management (Ingl).
(1) Técnica de administrar uma organização ou um negócio. (2) Gestão organizacional. (3) “Gerenciamento é o órgão específico e distinto de toda e qualquer organização.” (Peter Drucker). (4) “Gerenciamento é o processo de assegurar que o programa e os objetivos da organização sejam executados. Liderança, por outro lado, tem a ver com projetar a visão e motivar pessoas.” (John C. Maxwell). (5) “O Concílio Vaticano II (1962 — 1965), convocado pelo papa João XXIII, lançou um dos maiores programas de mudança gerencial da história. Alterou a estrutura da Igreja Católica e criou um modelo de gerenciamento descentralizado de baixa hierarquia que resistiu ao tempo.” (Alberto Júlio e José Salibi Neto, autores da obra Inovação e Mudança). Ver: gerência, técnica, administração, organização, negócio, gestão, órgão, específico, especificação, autogerenciamento, processo, programa, objetivo, execução, liderança, visão e motivação. Management (Ingl).
(1) Técnica utilizada para a otimização sistêmica dos processos e procedimentos realizados por todos os integrantes de uma organização, visando assegurar a máxima qualidade dos bens ou dos serviços. (2) O GQT, além de objetivar essa qualidade, possui também como meta, a plena satisfação do cliente e do público em geral. Ver: gerenciamento, qualidade, controle, controle da qualidade, controle da qualidade total, técnica, utilização, otimização, sistema, processo, procedimento, realização, organização, produto, bem, serviço, objetivo, meta e satisfação do cliente. Total quality management (Ingl).
O mesmo que "gerenciamento de pessoas" (ver). Personnel management (Ingl).
“O gerenciamento de pessoas é, cada vez mais, um ‘trabalho de marketing’. E em marketing não se começa com a pergunta ‘o que nós queremos?’ mas questiona-se: ‘O que quer a outra parte? Quais os seus valores? Quais são suas metas? O que ela considera resultados?’ e isso não é a ‘Teoria X, nem a Teoria Y’, tampouco qualquer outra teoria específica de gerenciamento de pessoas.” “Não se ‘gerencia’ pessoas. A tarefa é liderar pessoas. A meta é tornar produtivas as forças e o conhecimento específicos de cada pessoa.” (Peter Drucker). Ver: gerenciamento, trabalho, marketing, valores, resultado, Teoria X, Teoria Y, especificação, tarefa, liderança, meta, produtividade, conhecimento, gestão de pessoas, gestão do capital humano e gestão estratégica de recursos humanos. Personnel management (Ingl).
“O gerenciamento de processos é uma abordagem estruturada que visa melhorar o desempenho, centrada no projeto disciplinado e na execução cuidadosa dos processos de negócios, de ponta a ponta da empresa. Formalmente, o processo de negócios é um grupo organizado de atividades relacionadas, que atuam em conjunto para criar um resultado de valor para os clientes.” (Michael Hammer). Ver: gerenciamento, processo, melhoramento, desempenho, projeto, execução, negócio, empresa, grupo, atividade, conjunto, resultado, valor, valores e cliente. Process management (Ingl).
(1) Gerenciamento de vendedores seria a terminologia mais apropriada, sabendo- se que essa forma de gestão é a técnica de liderar vendedores, mediante planejamento, coordenação, supervisão, acompanhamento da posição do produto no mercado e foco no cliente. (2) O gerente de vendas promove as ações dos capitais humano e material, para as realizações de vendas e estas se realizam pela atividade dos vendedores. Ver: gerenciamento, venda, vendedor, forma, gestão, administração de vendas, técnica, líder, liderança, liderar, planejamento, coordenação, supervisão, produto, bem, serviço, mercado, capital humano, material, atividade, foco no cliente, pós-marketing, pós-venda e prospect. Sales management (Ingl).
O mesmo que "gerenciamento de vendas" (ver). Sales force management (Ingl).
O mesmo que "análise do valor" (ver). Value management (Ingl).
(1) Nova forma de gestão responsável pela entrega pontual e completa dos pedidos, sua rotatividade e lucratividade, além das embalagens, materiais de ponto de venda e propaganda. Este sistema incorpora atividades de venda, marketing, estatística, relações entre o varejo e o produtor, bem como entre o vendedor e o consumidor direto. As grandes empresas, principalmente as multinacionais, com lojas de varejo em todo o mundo, estão formando parcerias com os fornecedores, que se responsabilizam por todo o processo comercial, compreendendo o fornecimento dos produtos, a administração do espaço físico que seus produtos ocupam nas lojas, demonstrações para o público (show room), estatísticas baseadas nos controles de compras e informações da clientela e até de fixação de preços (variações), de acordo com a tendência de aceitação de cada produto. (2) “É uma maneira quase matemática de indicar as tendências do varejo. Mantém o fornecedor mais bem informado e organizado, para ter o produto certo, de uma maneira eficaz.”(Wilson Soderi, diretor de Marketing e Vendas da BIC para a América Latina). (3) “O preço é feito de trás para a frente. A gente que tenha competência para produzir um lucro a partir daí.” (Eduardo Scomazzon, vice-presidente da Tramontina, fornecedor e parceiro da Wal-mart, a maior cadeia de supermercados do mundo). (4) Esta nova fórmula de relacionamento produtor-varejo iniciou- se em 1990 e está grandemente fortalecida com a globalização. Ver: gerenciamento, categoria, forma, gestão, responsabilidade, entrega, lucratividade, embalagem, material, ponto de venda, sistema, atividade, venda, marketing, varejo, produtor, bem, vendedor, consumidor, empresa, empresa transnacional, loja, varejo, parceria, fornecedor, fornecimento, processo, comércio, comercial, produto, administração, showroom, controle, compra, informação, clientela, preço, eficácia, competência, lucro e globalização. Category management (Ingl).
Forma de administrar a organização com a finalidade principal de satisfazer à clientela, com a qualidade dos produtos. Ver: gerência, qualidade, controle da qualidade, controle da qualidade total, administração, organização, finalidade, satisfação do cliente, clientela e produto. Quality management (Ingl).
Administrador responsável pela gestão de um setor ou de toda uma organização, com delegação de poderes da direção. Ver: gerência, administrador, responsabilidade, gestão, setor, organização, delegação e direção. Manager (Ingl).
Gestor responsável pelas relações comerciais de um departamento ou unidade da organização com o mercado consumidor e com os fornecedores. Ver: gerenciamento, gerência, gestor, responsabilidade, comércio, comercial, departamento, organização, mercado, consumidor, mercado consumidor e fornecedor. Business manager (Ingl).
Profissional técnico responsável pelo acompanhamento e controle sistêmico dos processos e procedimentos, visando assegurar a máxima qualidade dos bens e/ou dos serviços da organização. Ver: gerente, qualidade, gerenciamento da qualidade total, controle, controle da qualidade, controle da qualidade total, profissional, técnico, responsabilidade, processo, procedimento, bens, serviço e organização. Quality manager (Ingl).
Administrador responsável pela determinação de tarefas relevantes a serem realizadas para que a organização atinja os objetivos propostos. A ele caberá possuir visão sistêmica do mundo, da empresa e do trabalho — afirma Peter Drucker. Ver: gerenciamento, gerência, conhecimento, administrador, administração, responsabilidade, tarefa, realização, organização, objetivo, visão, visão sistêmica, empresa, trabalho, líder e liderança. Knowledge manager (Ingl).
Profissional técnico que possui como atribuição principal manter e preservar o equilíbrio e a proatividade dos balanced scorecards das unidades com o da organização. Ver: gerente, desenvolvimento, profissional, técnico, atribuição, proatividade, balanced scorecards, unidade e organização. Organizational development manager (Ingl).
Ver gestor de recursos humanos. Personnel manager (Ingl).
“O gerente de projeto coordena um projeto de desenvolvimento e de produção que constitui um empreendimento importante para o fabricante, exigindo trabalho de vários departamentos. Poderia ser usado para gerir empreendimentos tais como a introdução de um novo produto de consumo, mas até o momento, tem sido usado especialmente na indústria aeroespacial.” “O gerente de projeto integra as atividades de vendas, engenharia, fabricação e contabilidade, dirigindo pessoal desses departamentos — mesmo quando esse pessoal está subordinado, em linha, a seus respectivos chefes funcionais.” (Justin Gooderl Longenecker). Ver: gerente, projeto, coordenação, desenvolvimento, produção, empreendimento, fábrica, fabricante, trabalho, departamento, gerência, gerenciamento, produto, consumo, indústria, atividade, venda, fabricação, hierarquia, chefe e função. Project manager (Ingl).
(1) “O gerente de risco é responsável por identificar, avaliar e controlar recursos para minimizar qualquer impacto de risco sobre a empresa.” (José Eustáquio Silva, diretor da Associação Brasileira de Gerência de Risco — ABGR). (2) “O gerente de risco é uma espécie de guardião do patrimônio da empresa” (Maurício Conde Tresca, gerente de risco da empresa telefônica BCP, de São Paulo). Ver: gerente, risco, responsabilidade, avaliação, controle, recursos e empresa. Risk manager (Ingl).
Ver gerenciamento de vendas. Sales manager (Ingl).
Gestão Estratégica de Recursos Humanos (ver).
Lei de Gerson (ver).
(1) Forma de administrar. (2) Administração. (3) Maneira de gerenciar. (4) Negócio. (5) Na visão sistêmica da organização, é o subsistema central que promove a integração funcional da organização, interseccionando e interligando os demais subsistemas. Para a avaliação do dirigente, o subsistema gestão (G) serve para realizar o interagir de todo o conjunto. (6) Uma das duas funções básicas em que se divide a administração de uma sociedade, segundo princípios da legislação nacional. (7) “Defino gestão como capacitação, empowering ou influência.” (R. Roosevelt Thomas Jr.). (8) “A dinastia chinesa Qin levantou a Grande Muralha da China (221 a 226 aC), um feito fantástico tanto do ponto de vista do management como da engenharia.” (Alberto Júlio e José Salibi Neto, autores da obra Inovação e Mudança). Ver: forma, administrar, administração, gerência, gerenciamento, negócio, ambiente, organização, intersetorialidade, sistema, visão, visão sistêmica, subsistema, avaliação, dirigente, conjunto, função, funções básicas da administração das sociedades, dualidade das funções básicas da administração das sociedades, capacitação e empowering. Management (Ingl).
(1) Estratégias de proteção e de conservação ambiental adotada por organizações, de forma a garantir a sustentação ecológica, evitando adversidades entre a lucratividade e a proteção do meio ambiente, em razão do comportamento de defesa da natureza pelos consumidores e pelas comunidades, de forma cada vez mais intensa, inclusive valorizando e aceitando os bens e os serviços de empresas que, dentre suas finalidades, têm o compromisso de respeitar e adotar corretamente os princípios ecológicos. (2) Foi criada em 2000. Ver: gestão, ambiente, meio ambiente, estratégia, organização, lucratividade, consumidor, produto, bem, serviço, empresa, finalidade, sustentação ecológica, empresa metanoica e eco-gestão. Environment management (Ingl).
(1) Princípio segundo o qual a estrutura e o funcionamento organizacionais devem assemelhar-se à forma biológica animal, tendo a célula como elemento básico do sistema, sendo esta constituída por grupos, equipes ou times, interligada em rede e formada por órgãos que trabalham em simbiose para a harmonia e efetiva produtividade da organização. (2) Teoria que objetiva maior descentralização, intersetorialidade, rapidez de ação e aproveitamento de talentos ou competências, com menor hierarquia, rigidez funcional, estrutura linear vertical e centralização administrativa. (3) A gestão celular está inserida no sistema empresa viva ou empresa vivente, criação de Arie de Geus, também instituidor da organização que aprende e autor de La empresa vivente, com prólogo de Peter M. Senge. Ver: gestão, princípio, estrutura, funcionamento, organização, forma, elemento, rede, órgão, trabalho, produção, produtividade, intersetorial, intersetorialidade, ação, gestão de talentos, hierarquia, centralização, administração, sistema empresa viva e organização que aprende. Cellular management (Ingl).
“Gestão compartilhada é o gesto concreto da democracia organizacional participativa. É um sistema de ideias para governar. Consiste na descentralização das ações e na participação de todos na definição de estratégias e no monitoramento dos processos de gestão.” (Manoel Messias de Sousa, Mestre em Administração de Pequena e Média Empresa e Livre Docente em Administração, Universidade Estadual do Ceará — UECE). Ver: gestão, gestão participativa, organização, sistema, ideia, descentralização, ação, estratégia, monitoração e processo. Shared management (Ingl).
Técnicas gerenciais aplicadas para oferecer à cadeia de suprimentos condições eficientes e efetivas no fornecimento de produtos em locais diversos, com rapidez, pontualidade e mínimo estoque e inventário, integrando os vários segmentos da organização, desde a aquisição de matérias-primas até o atendimento ao cliente. Ver: gestão, cadeia de suprimentos, técnica, gerência, fornecimento, produto, estoque, inventário, organização, aquisição, matéria-prima, atendimento, cliente e centro de distribuição. Supply chain management (Ingl).
“A gestão da diversidade (GD) é o processo de criação e manutenção de um ambiente que possibilite naturalmente a todos os participantes organizacionais alcançar seu potencial total em busca dos objetivos da empresa.” (R. Roosevelt Thomas Jr.). Ver: gestão, processo, manutenção, ambiente, organização, potencial, potencialidade, objetivo e empresa. Diversity management (Ingl).
“Gestão da ignorância é o processo de identificar as coisas mais importantes que a equipe não sabe e projetar uma política que ajude a reduzir essa ignorância a um nível que permita avanços. Experiências são grandes ferramentas na gestão da ignorância.” (Robert Shelton, consultor da Arthur D. Little). Ver: gestão, processo, equipe, grupo, time, ferramenta, conhecimento e trabalhador do conhecimento. Ignorance management (Ingl).
(1) Técnicas de gerenciamento especializado na coordenação e no controle da qualidade do produto e de toda a organização. (2) Administração fundamentada nos princípios da qualidade para dirigir, coordenar e controlar as atividades organizacionais. Ver: gestão, qualidade, técnica, gerenciamento, especialização, coordenação, controle, controle da qualidade, controle da qualidade total, produto, controle da produção, organização, administração, dirigência, atividade, manual da qualidade, gerente da qualidade, objetivo da qualidade, planejamento da qualidade, plano da qualidade. Quality management (Ingl).
O mesmo que "gestão de talentos" (ver). Competency management (ingl).
Técnicas estratégicas de marketing de vendas, fundamentadas em melhores relacionamentos, atendimentos e acompanhamentos especiais direcionados aos principais e mais importantes clientes, responsáveis pelo maior volume de negócios da organização, com o objetivo de que as negociações atendam plenamente os seus interesses, expectativas e desejos. Ver: gestão, contas-chave, técnica, estratégia, marketing, venda, atendimento, acompanhamento, cliente, clientes-chave, negócio, organização, objetivo, negociação e expectativa. Key accounts management (Ingl).
Técnica de administração responsável pelos levantamentos, classificações, análises e valores dos custos da organização, capaz de fornecer informação precisa para a área de custeio e tomada de decisão pela dirigência. Ver: gestão, custo, técnica, administração, responsabilidade, levantamento, classificação, análise, valor, organização, informação, custeio, decisão, tomada de decisão e dirigência. Cost management (Ingl).
(1) Método de administração que, utilizando tecnologias modernas, acompanha, controla e encaminha produtos, desde suas saídas do produtor até suas chegadas aos pontos de venda, mantendo constantemente o abastecimento, de acordo com as necessidades dos consumidores. (2) Técnicas que consistem em minimizar o investimento na quantidade de estoque sem dificultar as atividades e a otimização das demais áreas de gestão, principalmente, das de compras, produção e vendas. Ver: gestão, estoque, método, utilização, tecnologia, controle, produto, produtor, produção, ponto de venda, necessidade, consumidor, técnica, investimento, quantidade, atividade, otimização, compra, venda, retail link e loja compacta. Stock management (Ingl).
Técnica utilizada por empresa ou profissional especializado em administrar ou assessorar a aplicação de patrimônios, geralmente elevados, de pessoas físicas ou jurídicas. Ver: gestão, técnica, empresa, profissional, especialista, administração, assessoramento, patrimônio, pessoa física e pessoa jurídica. Wealth management (Ingl).
(1) Técnica de marketing para criação de uma identidade marcante e objetiva, a ser fácil e grandemente reconhecida pelo mercado a atingir. (2) Imagem de marca considerada como ativo estratégico da organização. Ver: gestão, marca, técnica, marketing, objetivo, mercado, criatividade, estratégia e organização. Brand management (Ingl).
Adaptação e aplicação das novas tecnologias, das formas de desregulamentação e das relações originadas pela globalização, nas áreas do conhecimento humano, como capital das organizações, das produções em geral, do inter-relacionamento mercadológico mundial e das diferenciações nacionais. Ver: gestão, mudança, mudança organizacional, adaptação, tecnologia, desregulamentação, globalização, glocalização, conhecimento, organização, produção, mercado, conhecimento, capital humano e gestão do capital humano. Change management (Ingl).
O mesmo que "gestão de pessoas" (ver). Personnel administration (Ingl).
(1) Capital humano de uma organização. (2) Somatório de técnicas de administração como pesquisas, treinamento, gerenciamento e desenvolvimento das pessoas de uma organização. (3) A gestão de pessoas compreende as áreas de recrutamento e seleção; registros e serviços; administração e avaliação; treinamento e desenvolvimento de pessoal. (4) “Administração de recursos humanos — o termo geralmente é aplicado às atividades que tratam da administração de pessoas. Aqui são incluídas as funções típicas do departamento de pessoal, recrutamento, seleção, remuneração, treinamento, desenvolvimento, pesquisa e auditoria, e desligamento. Outras funções também podem ser incluídas, tais como supervisão de programas de ação afirmativa, oportunidade igual de trabalho, segurança, saúde industrial e avaliação de desempenho.” (Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov). (5) Também denominada administração de pessoal, administração de recursos humanos e recursos humanos. Ver: gestão, recursos humanos, capital humano, organização, técnica, administração, pesquisa, treinamento, gerenciamento, desenvolvimento, recrutamento, seleção, registro, serviço, avaliação, avaliação de desempenho, trabalho, segurança, dispensa e gestão do capital humano. Personnel administration (Ingl).
Ver: reengenharia e reengenharia de processos. Process management (Ingl).
(1) Técnica de gestão especial da organização em que o cliente é tratado como se fosse o único. (2) É o tratamento personalizado dedicado ao consumidor ou usuário do produto. (3) “CRM é um sistema que ajuda a empresa a reunir todo o conhecimento coletivo sobre clientes que possui dentro de si, colocando-o num lugar onde possa ser aproveitado por todos os funcionários por meio do uso de um conjunto variado de ferramentas. Com ele, a empresa consegue entender melhor os clientes, oferecer-lhes mais apoio, servi-los melhor e, em última análise, ganhar novos clientes.” (Juan Carlos Gaset, executivo da Pivotal). Ver: gestão, cliente, clientela, técnica, organização, foco no cliente, consumidor, usuário, marketing de relacionamento, pós-marketing, pós-venda, serviço de atendimento ao cliente, sistema, empresa, conhecimento, funcionário, conjunto, ferramenta, análise, customização e customizar. Customer relationship management (Ingl).
Segundo Jimmy Cyber, professor de MBA, citado na edição 759 da revista EXAME, Editora Abril, são sistemas voltados à geração de negócios para o canal, de forma bem objetiva. Isso acontece por meio de publicações sobre produtos e serviços, identificação de oportunidades de negócios, promoções, comércio eletrônico, acompanhamento de pedidos, abertura de dados financeiros do relacionamento, entre outras coisas. Ver: sistema, forma, objetivo, meio, produto, serviço, negócio, promoção, comércio, comércio eletrônico, pedido e dados. Partner relationship management (Ingl).
Técnica administrativa de avaliação que envolve levantamentos e análises micro e macroambiental, objetivando a tomada de decisão, no sentido da aceitação de um risco ou possibilidade de sua ocorrência. Ver: gestão, risco, técnica, administração, avaliação, levantamento, análise, microambiente, ambiente interno, macroambiente, ambiente externo, objetivo, decisão, tomada de decisão, diretor de risco e chief risk officer. Risk management (Ingl).
(1) Redefinição e redesenho dos processos de gestão dos recursos humanos da organização, fundamentada nas técnicas inovadoras e de valorização do capital humano, com ações capazes de estimular a automotivação e a autoestima, incentivar lideranças, propiciar treinamento de capacitação funcional e vivencial, reconhecer e fomentar o autodesenvolvimento, o autogerenciamento e a iniciativa, remunerar condignamente e avaliar as pessoas, não como um recurso corporativo, mas como talentos capazes de promover a vantagem competitiva organizacional. (2) O mesmo que "gestão de competências". Ver: gestão, talento, processo, redesenho de processos, gestão de recursos humanos, gestão de pessoas, gestão do conhecimento, gestão celular, talentoso, organização, técnica, inovação, valores, capital humano, trabalhador do conhecimento, trabalhador intelectual, estímulo, automotivação, autoestima, incentivo, liderança, treinamento, treinamentos vivenciais, capacitação, autodesenvolvimento, iniciativa, remuneração, avaliação, recursos, corporação, vantagem competitiva e competência. Talent management (Ingl).
“Processo pelo qual a empresa planeja, administra e reforça ativamente a contribuição econômica do negócio.” (G. William Dauphinais). Ainda segundo Dauphinais, para que uma empresa mantenha uma estrutura desse tipo de gestão é necessário desenvolver estratégias capazes de criar valor, transformar-se em ações a serem implementadas por meio de gestão do desempenho e, finalmente, reforçar o valor em toda a empresa. Ver: gestão, processo, empresa, planejamento, administração, negócio, desenvolvimento, estratégia, valores, ação e implementação. Value management (Ingl).
(1) Capacidade das lideranças para o gerenciamento dos recursos humanos. (2) Habilidade de autogerência e de liderança dos recursos humanos de uma organização. (3) A gestão do capital humano tem por objetivos a competência positiva, as atividades e valores da liderança, a geração de integração e o conhecimento do grupo. (4) Autogestão do capital humano significa empregabilidade. Ver: gestão, capital humano, capacidade, liderança, gerenciamento, recursos humanos, habilidade, organização, objetivo, competência, atividade, valores, conhecimento, autoconhecimento, autocontrole, grupo, equipe, time, autogestão e empregabilidade. Human capital management (Ingl).
(1) Técnica administrativa fundamentada no conjunto de informações adquiridas, compreendidas, retidas e aplicadas de forma produtiva na organização, principalmente por seu capital humano, calcada na tecnologia. (2) Segundo Alvin Toffler, criador da denominação sociedade do conhecimento, essa forma de gestão representa, na atualidade, a fase entre a sociedade industrial e a sociedade do conhecimento. (3) Data dos anos 1990 sua criação. Ver: gestão, conhecimento, técnica, administração, conjunto, informação, produtividade, organização, capital humano, tecnologia, sociedade, sociedade do conhecimento, fase, indústria, conhecimento e gestão de talentos. Knowledge management (Ingl).
O mesmo que "administração estratégica" (ver). Strategic management (Ingl).
“A gestão estratégica de recursos humanos (GERH) envolve a tentativa sistemática de ligar as práticas de recursos humanos da empresa e os perfis culturais das empresas e suas estratégias competitivas a fim de ajudar os gerentes a garantir uma vantagem relativa sobre as empresas rivais e, a partir disso, melhorar o desempenho da empresa.” (Charles J. Fombrun e Drew Harris). Ver: gestão, estratégia, recursos humanos, sistema, empresa, cultura organizacional, organização que aprende, competitividade, gerente, vantagem, vantagem competitiva, melhoramento e desempenho. Human resources strategic management (Ingl).
Técnicas de planejamento, aplicação e acompanhamento das finanças e do patrimônio de uma organização. Ver: gestão, patrimônio, técnica, planejamento e organização. Financial and patrimony management (Ingl).
Técnicas gerenciais do orçamento. Ver: técnica, gerência e orçamento. Budget management (Ingl).
(1) Gestão caracterizada pela participação efetiva dos trabalhadores, os quais, além de incentivados em suas iniciativas, têm papel importante nas decisões de suas tarefas. (2) Forma administrativa em que a participação realiza-se por canais de comunicação sempre livres, no tocante a ouvir e a promover o diálogo da organização com sua clientela interna e externa, com seus fornecedores e parceiros e com a comunidade. (3) Responsabilidade social da organização para com a sociedade, incentivando a participação da comunidade nas ações, principalmente, aceitando suas manifestações quanto ao bem-estar social, à preservação do meio ambiente, ao respeito aos princípios éticos e ao interesse público. (4) A gestão participativa tem-se desenvolvido também na administração pública, com as populações decidindo sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano — PDDU, o orçamento participativo, os planejamentos intergovernamentais, a gestão urbana, os projetos estratégicos, os projetos de estrutura urbana, os projetos estruturantes e os projetos de implementação, além de outras iniciativas onde se registra a interação dos poderes públicos com as comunidades, objetivando ações de interesse mútuo. (5) O mesmo que "administração participativa". Ver: gestão, característica, parceria, trabalhador, incentivo, iniciativa, decisão, tarefa, forma, administração, realização, comunicação, organização, cliente, clientela, cliente interno, cliente externo, fornecedor, parceiro, responsabilidade, sociedade, ação, princípio, ética, ética profissional, administração pública, Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, orçamento, planejamento, gestão urbana, projeto estratégico, projeto de estrutura urbana, projeto estruturante, projeto de implementação, interação, objetivo, registro, cogestão, incentivo, gestão ambiental, planejamento intergovernamental, poder público, eco-gestão, sustentação ecológica e gestão compartilhada. Participative management (Ingl).
(1) Sistema em que trabalhadores e dirigentes, conjuntamente, definem o objeto do seu trabalho, as formas a serem empregadas em suas execução e avaliação, bem como o tempo para sua realização. (2) Técnica criada na década de 1950 por Peter Drucker, até hoje utilizada mundialmente. (3) A crítica à gestão por objetivos assevera que nela os dirigentes são pouco realistas em seus objetivos, o processo deixa de ser descentralizado e participativo e, principalmente, não incentiva o trabalho grupal. Ver: gestão, gestão participativa, objetivo, sistema, trabalhador, trabalho, dirigente, execução, avaliação, realização, técnica, utilização, processo, descentralização, grupo, equipe, time e administração por objetivos. Management by objectives (Ingl).
Técnicas de administração de organizações que, dentre seus objetivos, preocupa-se com seus desempenhos nas áreas econômica, ambiental e social, além de manter uma gestão de riscos voltada para a sustentabilidade do meio ambiente. Ver: gestão, técnica, administração, organização, objetivo, desempenho, risco, meio ambiente e responsabilidade social. Management responsibility, responsible management (Ingl).
“O conjunto de ações com efeito nas instituições urbanas, bem como nos ambientes urbanos constituídos que visa potencializar a vida econômica, através da criação de novos padrões e estruturas urbanas de produção, mercado e consumo.” (David Harvey). Ver: gestão, conjunto, ação, instituição, padrão, estrutura, produção, mercado, consumo, Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, eco-gestão, sustentação ecológica e gestão participativa. Urban management (Ingl).
Administrador responsável pelos negócios de uma pessoa física ou jurídica. Ver: Administrador, responsabilidade e negócio. Manager (Ingl).
Ver gestor de recursos humanos. Personnel manager (Ingl).
Também denominado gestor de pessoal ou gestor de pessoas, é o Administrador responsável pela coordenação das atividades relacionadas com o capital humano da organização. Ver: gestor, recursos humanos, capital humano, gestão do capital humano, Administrador, responsabilidade, coordenação, atividade, administração e organização. Human resources manager (Ingl).
(1) Servidor público de carreira, com funções de direção e assessoramento aos escalões superiores do governo, especialista em gestão pública, com perfil generalista de alta qualificação, atuante em atividades de formulação, implementação e avaliação administrativas nas administrações públicas direta, autárquica e fundacional. (2) A carreira e os cargos foram instituídos pela Lei nº 7.834, de 06.10.89 e os profissionais são graduados e/ou especializados pela Escola Nacional de Administração Pública — ENAP ou universidades nacionais. Ver: gestor, gestão, administração pública, administração pública direta, administração pública indireta, servidor público, carreira, função, direção, assessoramento, especialista, especialização, qualificação, atividade, implementação, avaliação e cargo. Government manager (Ingl).
Entrar pelo cano (ver).
Sair da rotina (ver).
Meter a mão na massa (ver).
Cair na real (ver).
Dar uma rasteira (ver).
(1) Trabalho realizado por funcionário que, por sua qualidade e características, mostra-se superior ao exigido e às expectativas da organização, representando um presente, como forma de valorizar o ambiente funcional que lhe é oferecido e não de angariar vantagens pessoais. (2) O giftwork ou cultura do giftwork é de criação de Robert Levering, fundador do Great Place To Work Institute, EUA. Ver: trabalho, funcionário, qualidade, característica, expectativa, organização, vantagem, ambiente, ambiente de trabalho, ambiente ideal, sala de descompressão e People-Service-Profit. Giftwork (Ingl).
Prática de exercícios físicos específicos, ministrada por educador técnico, com assistência e acompanhamento médico, realizada no próprio local de trabalho e em horários compatíveis com o labor e a ginástica, de forma preventiva e terapêutica para evitar Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho — DORT / Lesão por Esforço Repetitivo — LER, trabalhando mais objetivamente no alongamento e compensação das estruturas musculares exigidas nas jornadas de trabalho, bem como para promover melhores condições físicas aos trabalhadores. Ver: específico, técnico, técnica, realização, trabalho, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, Lesão por Esforço Repetitivo, objetivo e jornada de trabalho. Labor gymnastics (Ingl).
Troca de ideias, troca de experiências, toma lá, dá cá (ver).
O mesmo que "pictograma" (ver). Glyph (Ingl).
Avaliação global (ver).
Marca global (ver).
(1) Qualidade do que é global. (2) Totalidade. (3) Conjunto. Globality (Ingl).
Globalismo (ver).
“Globalismo significa que o conhecimento a respeito de outros lugares e culturas é importante — não apenas vender aos outros, mas aprender com eles. E aprender não apenas por uma questão de noblesse oblige — para agradar aos nativos, embora no íntimo sentindo-se superior — mas para estar aberto à possibilidade de que eles possam ter habilidades valiosas ou conhecimentos a transmitir.” (Rosabeth Moss Kanter). Ver: globalização, conhecimento, aprendizagem, cultura organizacional, venda, habilidade, comunicação e interação. Globalism (Ingl).
(1) Ato ou efeito de globalizar, isto é, de promover a integração dos mercados produtores e consumidores dos vários países. (2) “Globalização é o fenômeno de internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos.” (Idalberto Chiavenato). (3) Fenômeno observado na atualidade que consiste na maior integração entre os mercados produtores e consumidores de diversos países.” (MICHAELIS Moderno Dicionário da Língua Portuguesa). (4) “Globalização é a extensão do âmbito geográfico dos negócios na medida em que as fronteiras nacionais e as barreiras econômicas desaparecem. Por força das mudanças políticas, econômicas e tecnológicas, todos os fatores de produção podem mover-se facilmente entre fronteiras: capital, trabalho, produtos, produção, informação, ideias e fontes de suprimento. A mobilidade e o acesso oferecem mais escolhas: onde comprar, onde vender, quem contratar, onde localizar, a quem superar.” (Rosabeth Moss Kanter). (5) “Em termos bem simples, "globalização" significa que não existe mais interior no mundo. De qualquer lugar do planeta, graças ao comércio eletrônico e às facilidades de logística e distribuição, uma empresa pode dominar mercados mundiais.” (Luiz Marins). (6) Termo com idêntico significado foi usado pela primeira vez em 1983, por Theodore Levitt, no artigo “A Globalização dos Mercados”, publicado pela Harvard Business Review em maio daquele ano. O vocábulo somente foi popularizado em 1990, com a publicação de “O mundo sem Fronteiras: Poder e Estratégia da Economia Interligada”, de Kenichi Ohmae. (7) Peter Drucker já previa a globalização em 1970, quando descreveu seus princípios de funcionamento, sem cunhar um termo para identificá-la. Ver: sistema, produtividade, capital, investimento, mercado, produtor, consumidor, negócio, mudança, tecnologia, fator, produção, produto, trabalho, informação, ideia, suprimento, compra, venda, contrato, comércio, comércio eletrônico, logística, distribuição, informática, empresa, globalismo, empresa multilocal e glocalização. Globalization (Ingl).
Globalidade (ver).
Que globaliza ou objetiva globalizar. Globalizing (Ingl).
Globalização (ver).
Globalizante (ver).
(1) Mercado global, mercado mundial. (2) O mesmo que "mercado exterior" (ver). Global market (Ingl).
Preço global (ver).
Empreitada por preço global (ver).
Compras globais (ver).
(1) Neologismo criado a partir dos termos global ou globalização e local ou localização para conceituar uma forma de produção contrária ao princípio da globalização. Nesse sistema, a elaboração de produtos é capaz de atender aos costumes culturais e tradicionais dos lugares onde serão consumidos. (2) Produção de bens ou de serviços respeitando os hábitos diferenciados de cada país ou de suas regiões. (3) Estratégia global adaptada às características locais. (4) “Glocalização é rejeitar essa ideia de homogeneização cultural, não mais imposta pelas leis e pela força dos exércitos (como no colonialismo clássico), mas pelos expedientes sutis da adoração à música estrangeira, por exemplo.” “Glocalização é localizar o global, mas jamais deslocalizar o que temos de original.” (Gabriel Perissé, autor de “O Leitor Criativo” e doutorando da FEUSP). (5) “A glocalização é o ato de manter toda a estrutura de seus negócios ‘plugada’ nas novidades que o mundo apresenta diariamente.” (L. C. Bocatto, consultor em vendas e marketing). Ver: globalização, forma, produção, produto, atendimento, consumo, bens, serviço, estratégia, característica, ideia, estrutura, negócio e empresa multilocal. Glocalization (Ingl).
Glocalização (ver).
Tornar nulo ou recusar um lançamento, conta ou verba contábil ou orçamentária. Ver: nulo, lançamento, conta, verba, contabilidade e orçamento. Disallow (Ingl).
Glifo (ver).
Meta (ver).
Massificar um produto (ver).
Expressão significando enganar de forma ardilosa, com uso do elemento surpresa, uma pessoa que jamais poderia admitir tal atitude por parte do golpista. Ver: utilização, elemento, atitude e dar um golpe. Low blow, cheap shot (Ingl).
Elemento assemelhado à estante, formado por prateleiras superpostas, onde são expostos, de forma organizada e atrativa, produtos para a venda, em interiores de lojas ou outros tipos de estabelecimentos comerciais. Ver: elemento, exposição, expositor, produto, venda, loja, estabelecimento e comércio. Gondola (Ingl).
Gôndola (ver).
Boa-fé (ver).
(1) Boa governança corporativa. (2) O mesmo que "governança corporativa" (ver). Good governance (Ingl).
Bens, mercadorias, artigos (ver).
Ágio (ver).
Capital de marca (ver).
(1) Gratificação por um serviço simples. (2) Pequena quantia ofertada além do valor cobrado, a título de gratidão ou recompensa. Ver: gratificação, serviço e valor. Gratuity, tip (Ingl).
Direção (ver).
Empresa de economia mista (ver).
Empresa de economia mista (ver).
Cartão de crédito governamental (ver).
Gestor governamental (ver).
Funcionalismo (ver).
Gasto público (ver).
(1) Conjunto de princípios éticos e de práticas de gestão organizacional capazes de informar e demonstrar aos acionistas e outros interessados, de forma precisa e transparente, o funcionamento, as decisões negociais, a situação econômico- financeiro-patrimonial e o atendimento às finalidades sociais da empresa. (2) “Chama-se de governança corporativa o papel que os conselhos de administração passaram a exercer para maximizar os ganhos dos acionistas e arbitrar os conflitos entre os acionistas, administradores, auditores externos, minoritários, conselhos fiscais (no Brasil) e os stakeholders: empregados, fornecedores, credores, clientes e autoridades do mercado de capitais.” (João Bosco Lodi, consultor de empresas e vice-presidente do IBGC — Instituto Brasileiro de Governança Corporativa — site do IBGC, Internet). (3) Apesar, de somente na atualidade, vir sendo aplicada com mais intensidade, sua criação e prática nos Estados Unidos da América registram-se desde 1980. (4) O mesmo que "boa governança corporativa". Ver: corporação, conjunto, princípio, ética, ética do trabalho, ética negocial, ética profissional, gestão, organização, informação, acionista, funcionamento, decisão, tomada de decisão, negócio, patrimônio, atendimento, finalidade, empresa, conselho de administração, ganho, conflito, administrador, auditor, acionista minoritário, acionista majoritário, conselho fiscal, empregado, fornecedor, cliente, autoridade e mercado. Corporate governance (Ingl).
Prazo de carência, prazo extra (ver).
(1) Representação esquemática, pictográfica e/ou simbólica, de fácil compreensão e preciso entendimento, transmitindo uma ideia ou uma mensagem. (2) Diagrama capaz de correlacionar dados e informações. (3) Instrumento possibilitador de identificação e interpretação objetivas de uma situação, por meio de desenho, grafia e/ou outros meios convencionados de comunicação visual. (4) Demonstrativo auxiliar expositivo de funcionamento de um organismo e de sua estrutura, de forma setorial e intersetorial. Ver: pictograma, entendimento, ideia, diagrama, demonstração, dados, informação, interpretação, objetivo, meio, comunicação, exposição, funcionamento, organismo, estrutura, forma, setorial, intersetorial, organograma e fluxograma. Graph (Ingl).
Representação dos processos e etapas de execução, relativos à fabricação de um produto. Ver: gráfico, análise, operação, processo, etapa, execução, fabricação e produto. Operation analysis chart (Ingl).
(1) Representação visual do andamento de uma tarefa, tal como se realizam as movimentações de materiais, as atividades dos trabalhadores, as distâncias dos transportes entre os pontos da linha de produção e seus respectivos tempos, as paradas periódicas e as operações realizadas durante suas ocorrências. (2) O mesmo que "gráfico de movimentação". Ver: gráfico, tarefa, realização, movimentação, material, atividade, trabalhador, linha de produção, produção e operação. Circulation chart (Ingl).
(1) Registro gráfico formado por uma série de barras horizontais, representativas das fases e dos tempos de andamento da feitura de um produto. (2) Forma visual demonstrativa da relação entre o tempo de produção previsto e o realmente alcançado. Ver: gráfico, registro, produto, forma, produção e objetivo. Gantt chart (Ingl).
O mesmo que "gráfico de circulação" (ver). Movement chart (Ingl).
(1) Representação da estrutura organizacional da empresa, mostrando graficamente todos os seus órgãos e indicando seus posicionamentos hierárquicos. (2) Demonstrativo das sequências de atividades, movimentos ou operações das fases de uma produção, seja de bens ou de serviços. (3) Os organogramas e os fluxogramas são os tipos de gráficos de visualização mais conhecidos e utilizados. (4) O mesmo que "gráfico organizacional". Ver: gráfico, estrutura, organização, empresa, órgão, hierarquia, atividade, movimento, operação, fase, produto, produção, bem, serviço, organograma, fluxograma, tipo e utilização. Organizational chart (Ingl).
Ferramenta da qualidade representada pelo gráfico de barras, ordenador das frequências de ocorrências que, partindo da maior para a menor, enseja serem os problemas hierarquizados, identifica as causas dos mais importantes e possibilita concentrar esforços visando corrigi-los. Ver: gráfico, qualidade, ferramenta, sete ferramentas da qualidade, controle da qualidade, controle da qualidade total, problema, hierarquia, esforço e correção. Pareto chart (Ingl).
Representação demonstrativa do equilíbrio entre despesas e receitas da organização. Ver: gráfico, rentabilidade, despesa, receita e organização. Profit graph (Ingl).
Ver fluxograma. Routine chart (Ingl).
(1) Representação visual demonstrativa da atividade e da condição de desenvolvimento de um bem ou de um serviço, contendo todos os detalhes, inclusive os de tempo de cada operação. (2) Este gráfico fundamenta-se na forma do gráfico elaborado por Gantt. Ver: gráfico, atividade, desenvolvimento, produto, bem, serviço, operação, forma e gráfico de Gantt. Detailed development chart (Ingl).
O mesmo que "gráfico de organização" (ver). Organizational chart (Ingl).
De acordo com classificação do SEBRAE, grande empresa é a organização industrial que possui mais de 499 empregados; a comercial e a prestadora de serviços, acima de 99. Para a classificação da Secretaria da Receita Federal, grande empresa é a organização com receita anual superior a oitenta milhões de reais. Ver: empresa, organização, indústria, classificação, empregado, comércio, comercial, serviço, prestador de serviços, microempresa, pequena empresa e média empresa. Major company (Ingl).
Concessão, deferimento, outorga, dotação (ver).
Dotação (ver).
(1) Vantagem pecuniária a que têm direito servidores públicos, por exercício de cargos, carreiras ou funções específicas, temporárias ou permanentes, incorporáveis ou não aos seus vencimentos. (2) Paga extraordinária a trabalhador da iniciativa privada, por tarefa ou atividade excepcional desenvolvida. Ver: vantagem, servidor público, empregado, exercício, cargo, carreira, função, específico, vencimento, remuneração, pagamento, trabalhador, iniciativa privada, tarefa e atividade. Bonus, gratification, reward, recompense (Ingl).
Vantagem concedida a servidor público e a empregado da iniciativa privada, quando do gozo de suas férias anuais, com o acréscimo de 1/3 do valor de sua remuneração. Ver: gratificação, férias, vantagem, servidor público e remuneração. Vacation reward (Ingl).
Vantagem a que tem direito o servidor quando no exercício de função pública. Ver: gratificação, função, função pública, vantagem, servidor público e exercício. Duty recompense (Ingl).
O mesmo que "representação" (ver). Representation bonus (Ingl).
O mesmo que "adicional de serviço noturno" (ver). Night work reward (Ingl).
O mesmo que "adicional por tempo de serviço" (ver). Length of service recompense (Ingl).
O mesmo que "décimo terceiro salário". Ver: gratificação e décimo terceiro salário. Christmas bonus (Ingl).
Gorjeta (ver).
Classificação atribuída a uma informação, plano, planejamento, projeto ou produto sigiloso governamental, estatal ou mesmo da iniciativa privada, após técnica e criteriosa análise e interpretação para identificar, avaliar e determinar a necessidade da preservação desses dados quanto à divulgação ou ao conhecimento por pessoas não autorizadas, conferindo-lhes grau de confidencial, reservado, secreto ou ultrassecreto. Ver: classificação, informação, plano, planejamento, projeto, produto, administração pública, iniciativa privada, técnica, análise, interpretação, verificação, avaliação, necessidade, dados, conhecimento, autorização, segredo comercial, segredo industrial, segredo profissional, segurança da informação, espionagem industrial, desinformação e produção do conhecimento. Secrecy degrees, degrees of secrecy (Ingl).
(1) Obrigação incidente sobre uma pessoa ou uma coisa. (2) Imposto, encargo ou ônus. Ver: obrigação, imposto e encargo. Encumbrance, lien, onus (Ingl).
Suborno (ver).
Produtos de marca verde, produtos bandeira verde (ver).
Consumidor verde (ver).
Produtos que se destacam por diferenciarem- se dos demais, por serem mais econômicos, menos prejudiciais ao meio ambiente e por enquadrarem-se nos princípios do eco-design. Ver: produto, diferenciação, diferenciação do produto, diferencial competitivo, meio ambiente e eco-design. Green flagship (Ingl).
Interrupção ou suspensão do trabalho pelos empregados, objetivando conseguir do empregador uma exigência coletiva. Para sua legalidade, necessita decretação por decisão judicial. Ver: trabalho, empregado, objetivo, empregador, greve branca e Consolidação das Leis do Trabalho. Strike (Ingl).
Atitude de protesto de trabalhadores, sem caracterizar legalmente o estado de greve, promovendo ações contrárias aos interesses patronais e causando a diminuição da produtividade, entretanto, sem que se constitua desrespeito à legislação trabalhista. Movimentos como operação-padrão e operação-tartaruga podem ser exemplos de greve branca. Ver: greve, atitude, trabalhador, característica, ação, interesse, causa, produtividade, Consolidação das Leis do Trabalho, operação-padrão e operação-tartaruga. Sit-down strike (Ingl).
Fabricante cinza (ver).
Mercado cinza, mercado paralelo (ver).
Designativo de produtos de alta qualidade e de marcas renomadas. Ver: produto, qualidade, alta qualidade, marca, produto de marca e produto de grife. Brand (Ingl).
Produto Interno Bruto (ver).
O mesmo que "atacadista" (ver). Wholesaler, wholesale dealer (Ingl).
(1) Produto Nacional Bruto. (2) O mesmo que "Produto Interno Bruto" (ver). Gross National Product (Ingl).
Lucro bruto (ver).
Receita bruta (ver).
Grupo (ver).
Dinâmica de grupo (ver).
Capatazia (ver).
Agrupamento (ver).
Crescimento (ver).
(1) Conjunto de pessoas que se identificam por terem objetivos comuns, empreendendo esforços para alcançá-los, dentro de metas estabelecidas. (2) Reunião de empresas integrantes de uma mesma organização. Ver: conjunto, objetivo, esforço, meta, reunião, empresa, grupo empresarial, organização, equipe, time, comitê e comitê de trabalho. Group (Ingl).
Ver autogestão. Self-managed group (Ingl).
Conjunto de técnicos ou de organizações que, aplicando complexos conhecimentos e utilizando recursos especiais, elaboram projetos ou exercem atividades produtivas de alta tecnologia. Ver: conjunto, técnico, organização, complexidade, conhecimento, utilização, recursos, projeto, atividade, tecnologia, tecnológico, tecnólogo e tecnologia limpa. High technology cluster (Ingl).
O mesmo que "staff", "função de staff" e "assessoria técnica" (ver). Staff (Ingl).
Organização oficial ou privada com o objetivo de preservar ou defender os interesses de seus integrantes ou representados, exercendo influência ou pressão sobre os poderes públicos. Sindicatos, associações de defesa de direitos sociais, entidades filantrópicas e beneficentes são exemplos de grupos de pressão. Ver: grupo, organização, administração pública, iniciativa privada, objetivo, poder público, sindicato, associação e entidade. Lobby (group).
“Grupo de trabalho é o conjunto de duas ou mais pessoas que interagem com interdependência, para compartilhar informação e tomar decisões conjuntas a fim de executar melhor as tarefas.” (Idalberto Chiavenato). Ver: grupo, equipe, time, trabalho, interação, informação, decisão, tomada de decisão, execução e tarefa. Workgroup, working committee, working party (Ingl).
Conjunto de empresas de mesmas ou diferentes atividades produtivas, situadas numa mesma região, de âmbito nacional e/ou internacional, cujo controle e capital majoritário pertencem a uma pessoa física ou jurídica. Ver: conjunto, empresa, atividade, produção, produtividade, controle, controle acionário, capital, capital majoritário, conglomerado e fusão. Enterprise group (Ingl).
Conjunto de pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras, legalmente estabelecidas e exercentes de seus negócios empresariais no país. Ver: grupo, conjunto, negócio e empresa. Foreign group (Ingl).
Equipe ou time de trabalho, constituído por técnicos especializados em planejamento, cujas tarefas a serem desenvolvidas exigem níveis elevados de capacidade. Ver: grupo, estratégia, equipe, time, trabalho, técnico, especialista, especialização, planejamento, planejamento estratégico, tarefa e capacidade. Strategic group (Ingl).
“Instituições como o governo, os sindicatos, as associações de empresas, de empregados, entre outros que, de alguma forma impõem controles, limitações ou restrições sobre as organizações, uma vez que regulam, normatizam, monitoram, avaliam ou fiscalizam a ação organizacional.” (Anna Maris Pereira de Moraes). Ver: grupo, instituição, sindicato, associação, empresa, empregado, forma, controle, organização, regulamento, norma, monitoração, avaliação e ação. Regulatory groups (Ingl).
Fundo de garantia. Ver Fundo de Garantia por Tempo de Serviço — FGTS.
Garantia, caução (ver).
Selo de garantia (ver).
Fiador (ver).
Palpite (ver).
Formulário emitido pelo poder público para devoluções, pagamentos e recolhimentos de tributos e emolumentos. A guia também é utilizada por organizações privadas para finalidades outras. Ver: formulário, poder público, pagamento, tributo, emolumento, utilização, organização, iniciativa privada e finalidade. Tax payment form, form (Ingl).
Diretrizes, regulamento (ver).
Encaminhamento (ver).